marketing best

> Premiação resgata os melhores

Premiação resgata melhores

Completando 25 anos de história em 2013, o Marketing Best – premiação nascida em 1988 que tem como meta reconhecer as empresas que mais se destacaram no planejamento e execução das estratégias de marketing, ética e qualidade de seus produtos e serviços – está realizando uma edição especial, que visa resgatar os trabalhos que geraram maior relevância para o mercado durante estas últimas duas décadas e meia.

Para tal, a organização do prêmio – realizado em parceria entre a Editora Referência, por meio da revista Marketing; e pela Madia Mundo Marketing – revisitou cerca de 600 cases, oriundos de aproximadamente 200 empresas, merecedores de troféus desde sua primeira edição para uma nova premiação, reforçando sua importância para a história brasileira da comunicação do marketing.

“Há 40 anos, você não tinha curso de marketing no Brasil, apenas uma cadeira de Mercadologia no curso de pós-graduação de Administração na FGV. Naquela época, estudávamos cases que vinham dos Estados Unidos, depois da 2ª Guerra Mundial, de empresas que você nunca tinha ouvido falar e em uma tradução lamentável. Naquela época nasceu o embrião da ideia de criar uma mecânica para captar cases de marketing e colocar em exposição em todas as escolas de administração, marketing e comunicação no Brasil”, revela Francisco Alberto Madia de Souza, presidente do Madia  Mundo Marketing e da Academia Brasileira de Marketing. “Então, há 25 anos, nasceu o Marketing  Best. E seu objetivo continua o mesmo desde então:  ‘premiar os melhores desempenhos empresariais pela utilização do pensamento e das técnicas do marketing e, depois realizada a cerimônia, envias a todas as escolas os cases para que os alunos possam estudá-los no ano seguinte”, complementou.

A intenção, agora, é reconhecer “os melhores entre os melhores”. Não existe, nesta edição especial, a possibilidade de inscrição. Só concorrem os que já foram premiados”, explica Madia. Um comitê acadêmico de 35 profissionais analisou todos os premiados nesses 25 anos, chegando a uma espécie de shortlist com 100 cases. Esses estão sendo analisados por um júri composto por Madia e por João De Simoni Soderini Ferracciú, presidente d Grupo Simoni; Jomar Pereira da Silva, presidente da Alap ( Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade); José Estevão Cocco, presidente da J. Cocco Comunicação Integrada de Marketing; Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência; e Milton Mira de Assumpção Filho, presidente da M.Books do Brasil.

Os profissionais se reuniram pela primeira vez no último dia 21, em São Paulo, e continuarão realizando encontros para definir seus vencedores nos próximos dias.

Madia acredita que a lista final deverá ter entre 40 e 50 homenageados. “Vamos definir a amostra mais representativa possível do que aconteceu de melhor no Brasil nesses 25 anos. Esses novos homenageados receberão como prêmio um troféu específico, em uma grande festa que faremos próximo ao meio do ano, provavelmente na Sala São Paulo, que deve ter ainda um show homenageando o centenário de Vinícius de Morais”, revela.

A agenda regular do Marketing Best segue normalmente em 2013. Além da edição especial, a premiação realizará no segundo semestre sua edição tradicional, que receberá a inscrição de trabalhos candidatos realizados no último ano, além do Marketing Best Sustentabilidade, que já está recebendo inscrições. 


> fotos e vídeos


> somos fãs

> siga-nos @mktbest

> fique por dentro

by Full Squad