vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

141 SOHO SQUARE – Programa de estágio 141 Soho Square: detectando novos talentos












Empresa: 141 SOHO SQUARE

Case: PROGRAMA DE ESTÁGIO 141 SOHO SQUARE: DETECTANDO NOVOS TALENTOS


O PROBLEMA:
A 141 Soho Square, agência do Grupo WPP lançada no Brasil em maio de 2007, empenhada em rejuvenescer sua imagem no mercado, mostrando que a empresa aposta na inovação e nas novas idéias, e ao mesmo tempo descobrir jovens talentos de cursos de publicidade do País, iniciou um programa de estágio diferente. A idéia era aproveitar os melhores alunos e reuni-los na agência para que suas qualidades profissionais pudessem ser aprimoradas já sob o conceito de trabalho da empresa. Ao mesmo tempo, esses jovens seriam distribuídos nos vários departamentos, para que os selecionados fossem aproveitados em todas as áreas de atuação da empresa.

O DIAGNÓSTICO:
A 141 Soho Square foi criada no Brasil, por meio da fusão de duas importantes redes de comunicação do grupo multinacional WPP: a 141 Worldwide e a Soho Square. O objetivo foi estruturar uma agência completa, atuando tanto em advertising quanto em below the line, com ações de ponto de venda, promoções, endomarketing, incentivo, marketing direto e mídia digital. Sendo assim, surgia a oportunidade de lançar uma campanha 360 que usasse os melhores recursos da agência e, ainda, que permitisse uma avaliação mais democrática e criativa, que fosse além do currículo. Depois de analisar e discutir todas as possibilidades, a 141 Soho Square resolveu lançar o programa Estagiário 141 um projeto fundamentalmente on line com desdobramento 360.

O PLANO:
Todo o processo inicial de divulgação, inscrição e seleção dos candidatos foi promovido por meio da web, num hot site especialmente criado para esse fim. No endereço www.estagiario141.com.br os estudantes tinham informações sobre a 141 Soho Square, seus clientes, equipe, cases recentes e o papel de cada uma de suas áreas. Os internautas eram convidados a realizar um teste que apontava o perfil que melhor os identificasse para montar e personalizar seu próprio avatar. Foram criados modelos de perfis psicográficos referentes às áreas de Planejamento, Criação, Atendimento, Mídia, Produção/RTV e Design Gráfico e de Produto. Após criar seu personagem, os candidatos também deveriam preencher seu currículo online, no site Vagas.com. Ainda pelo hotsite, os estudantes mantinham um canal direto com a agência por meio do Blog do Estagiário, o primeiro voltado ao futuro profissional na área de comunicação. Um júri especial da agência foi criado para selecionar os melhores candidatos que participaram de dinâmicas de grupo e entrevistas.

A EXECUÇÃO:
A 141 Soho Square criou uma série de peças publicitárias para divulgar o programa de estágio. Comerciais foram veiculados em sites de publicidade, propaganda e voltados ao público jovem; foram criados banners para os sites das principais universidades de São Paulo e a agência utilizou virais dos próprios candidatos para difundir ainda mais a promoção. Com o tema Use sua criatividade no lugar certo foram produzidos anúncios para mídia impressa e o viral Funk da Barriguinha que virou hit na internet. Numa segunda fase, a 141 Soho Square incrementou a divulgação de seu programa de estágio com filmes para TV, spots e peças para web. Motivada pela criatividade dos estudantes que participaram e pelo grande número de inscritos, mais de mil nos primeiros 15 dias, a agência também decidiu aumentar de 10 para 20 o número de vagas. Em julho, os primeiros 1169 finalistas foram selecionados a partir das inscrições, perfis e recados no site e no blog. Num verdadeiro mutirão, 87 profissionais da agência foram convocados para uma sessão de entrevistas pessoais, com 15 minutos para cada candidato provar que faria qualquer loucura para ser um dos 20 estagiários da agência. Esse evento foi batizado de 141 Day. Os 165 candidatos que passaram por esta fase, participaram de dinâmicas de grupo organizadas pelo RH e depois, 50 deles foram convocados para entrevistas com os profissionais da área escolhida para seu estágio. Desses 50, 20 candidatos foram escolhidos para atuar na 141 Soho Square.

OS RESULTADOS:
O Programa de Estágio da 141 teve no total mais de 3 mil candidatos inscritos, mais de 900 vídeos de internautas no Youtube e 39 universidades envolvidas. Os 20 escolhidos foram homenageados com a festa 142 Night, que teve clima de Oscar, recebidos com tapete vermelho, sob a luz de holofotes na agência e foi transmitida ao vivo pela MTV. Para os demais, ficou no ar o blog, que traz não só o dia a dia agência, mas também o dos estagiários.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by