vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

141 SoHo Square – WPP une marcas e cria uma das 25 maiores agências do Brasil em apenas dois anos












Empresa: 141 SOHO SQUARE

Case: WPP UNE MARCAS E CRIA UMA DAS 25 MAIORES AGÊNCIAS DO BRASIL EM APENAS DOIS ANO



O PROBLEMA: A holding WPP, um dos principais grupos multinacionais de comunicação do mundo, com sede em Londres, sabe da importância do mercado publicitário brasileiro e por isso está presente no País há muitos anos, com agências de grande expressão como: Ogilvy, Thompson e Grey. A estratégia de crescimento do Grupo WPP no Brasil consiste em criar novas agências que se fortaleçam a partir da associação ou da compra de empresas já atuantes no mercado. Em 2003, a 141 Worldwide foi adquirida pelo WPP, do Grupo Cordiant. Focada em bellow the line e gerenciamento de trade marketing, no Brasil, atendia contas de São Paulo e Rio de Janeiro. No mesmo momento, o grupo WPP adquiriu outra agência do grupo, a SoHo Square, criada em 2004 com a proposta de ser uma butique com sede em New York, e sua chegada ao Brasil, em 2006, era para atender, principalmente, a demanda decorrente do alinhamento mundial da conta da Avon Cosméticos. Porém era preciso encontrar um caminho para essas duas marcas a fim de posicionar melhor o grupo na relação com os anunciantes.

O DIAGNÓSTICO: A SoHo Square passaria a ser a única agência a atender a Avon em todo o mundo, harmonizando a comunicação da empresa para o lançamento de um novo momento de posicionamento da marca. O processo seria todo supervisionado pelo escritório central em NY, mas com hubs regionais na América Latina, na Ásia e na Europa. O Grupo WPP tomou a decisão então, de unificar as operações da SoHo Square com a 141 Worldwide, formando a 141 SoHo Square, cuja operação iniciava com um grande cliente internacional, a Avon, e adequada para atender a clientes utilizando várias disciplinas da comunicação, sob o comando dos publicitários Luiz Kroeff, que presidia a 141 no País, e Mauro Motoryn, ex presidente da Ogilvy Brasília, uma agência da mesma holding.O PLANO: Diferentemente do normal, a fusão das agências 141 Worldwide e SoHo Square aconteceu de uma decisão nacional. Enquanto a marca 141 estava sendo descontinuada em todo o mundo, no Brasil ela se tornava ainda mais estratégica com a união das duas empresas. As duas agências se fundiram para aproveitar os perfis complementares de cada uma e para atuar em comunicação, conteúdo e novos canais. Com a unificação, o escritório brasileiro do grupo passou a coordenar as ações conjuntas das duas agências, ampliando o leque de marcas importantes do Grupo WPP na América Latina.

A EXECUÇÃO: O início da 141 SoHo Square ocorreu em ritmo acelerado e a agência conquistou 28 contas em apenas sete meses de atuação. Para manter o ritmo de crescimento da agência, a estratégia consistia em aproximar a 141 SoHo Square de agências vencedoras em nichos promissores, tanto que absorveu – em junho de 2007 – a estrutura da Preview, uma agência atuante no mercado de Health Care há 15 anos e com experiência em grandes clientes do setor, dando origem à 141 Preview. No mesmo ano, a Newport, agência de varejo fundada em 1988 e que tinha como maior cliente a C&C, foi absorvida pelo grupo, nascendo a 141 Newport, que assumiu o controle da House Propaganda e Publicidade, house agency de um dos principais players do mercado de varejo, as Lojas Marabraz. No mesmo ano, a Newport, agência de varejo fundada em 1988 e que tinha como maior cliente a C&C, foi absorvida pelo grupo, nascendo a 141 Newport, que assumiria o controle da House Propaganda e Publicidade, house agency de um dos principais players do mercado de varejo, as Lojas Marabraz. No segundo semestre de 2008, a 141 SoHo Square realizou mais uma aquisição, integrando à sua estrutura a agência Mais!, de José Manoel Cascão Costa e Maria do Carmo Hardt, com suas contas Dow Brasil, Pueri Domus e Quartzolit. Atualmente, a agência se prepara para entrar em um novo setor com a inauguração da 141 HotPop, que terá foco na oferta de peças publicitárias sob medida para atender a pequenos e médios budgets de anunciantes de qualquer porte.

OS RESULTADOS: Hoje, um ano e meio depois de criada, a 141 SoHo Square já está entre as 25 maiores agências do ranking publicitário do País, segundo o Instituto Ibope Monitor. No primeiro ano de operações surgiu no 29 lugar do ranking, com investimentos em mídia da ordem de R$ 200 milhões. Já no levantamento do primeiro semestre de 2008 pulou para a 25 posição, com quase R$ 250 milhões em compras de mídia. Em sua carteira de clientes, apresenta marcas como: Restaurantes América, Avon Cosméticos, Barbacoa, Borrachas Vipal, Integrare, Editora Símbolo, Editora Abril, CarePlus, Instituo Tohmie Otake, Ministério do Turismo, Secretaria de Comunicações da Presidência da República, Wickbold, World Trade Center, C&C, Consigaz, Fox Filmes, Marabraz, Makro Atacadista, Tatuapé Garden, Villagio Colônia, Allergan Health, Astra Zeneca, Atco Pharma, Crown Odonto, Grupo Linx, Financeira Itaú, Janssen-Cilag, Johnson Clube, Johnson & Johnson Produtos Profissionais, Limpidus, Medley, Roche, Steris, Support e União Química, Laboratórios Pfizer, entre outras.

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