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Publicado: quinta-feira, 12 de novembro de 2015

AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente – Case: Aniversário do Bem: a celebração que engajou as redes sociais



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias


Hoje em dia, estamos todos conectados em uma grande rede de relacionamento, impulsionado pela facilidade em que cada vez mais pessoas possuem condições de adquirir um celular, que não precisa ser de última geração, para ter acesso às principais redes sociais disponíveis. A comunicação latente entre todos esses indivíduos chama atenção de empresas de todos os seguimentos. Não é por menos que já em 2013, 88% das empresas brasileiras mantinham canais de atendimento em redes sociais. A era digital mudou a rotina das pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Na AACD este cenário não é diferente. Há alguns anos a Instituição vem desenvolvendo diferentes estratégias de relacionamento via redes sociais, o que permitiu ocupar a marca de quinta rede social mais popular do país — fato ocorrido e noticiado em 2013 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Naquela época, a AACD tinha mais de meio milhão de seguidores somente no Twitter. Um ponto importante deste trabalho veio por intermédio do Teleton. Há alguns anos, a AACD convida os principais blogueiros em atividades no Brasil para fazer parte da bancada online do programa, ajudando a impulsionar as doações, por meio do engajamento via redes sociais e do compartilhamento de informações sobre a Instituição. A atuação dessas pessoas coloca a AACD, no dia em que o programa está no ar, entre as primeiras posições do Trending Topics do Twitter no Brasil e no mundo, gerando também uma grande visibilidade enquanto o evento é realizado. A soma desses esforços permitiu à AACD a obter um bom status nas redes sociais em que atua. São elas: Facebook, Twitter Instagram e Youtube. Na primeira, além do perfil oficial da Instituição, que atualmente conta com 241 mil seguidores, há ainda outros perfis ligados à causa, como o do Teleton Brasil e as fanpages das Unidades, que agregam usuários de suas regiões. O Twitter é a rede social onde a Instituição tem o seu melhor desempenho. O perfil @aacd foi criado em 2009, e atualmente conta com mais de 900 mil seguidores. Esta rede social também possui uma conta destinada ao Teleton. Embora sejam igualmente importantes, o Instagram e o Youtube da AACD são canais mais modestos e são utilizados mais como ferramentas para postagens de fotos e vídeos e não possuem números muito expressivos. Em 2015, a AACD deu início a mais uma importante ação nas redes sociais, criando o Aniversário do Bem.


Problema/Desafio/Oportunidade


O que há em comum entre o jogador Neymar, a apresentadora Isabella Fiorentino e a cantora Sandy? O engajamento social. Os três celebraram seu aniversário de uma forma diferente. Fazendo uso de uma nova parceria, a AACD foi beneficiada pelo Aniversário do Bem, onde qualquer pessoa pode criar uma página, pedindo doações em vez de presentes para celebrar o aniversário. A iniciativa incita as pessoas a divulgarem o link do Aniversário do Bem em suas redes sociais, permitindo atingir um maior número de pessoas. A cantora Sandy foi a primeira a aderir a esta forma solidária de comemorar o aniversário, permitindo um alcance de mais de 38 mil pessoas, segundo dados do próprio Facebook. Uma semana depois do início da ação com os artistas foi a vez do jogador Neymar Jr fazer o post. A primeira mensagem rendeu mais de 140 mil curtidas, sendo compartilhado por 885 pessoas, enquanto que a segunda teve mais 125 mil curtidas e foi compartilhado por outras 758 pessoas. O cenário criado pelo engajamento e alcance de ações realizadas nas redes sociais refletem números grandiosos quando são aliados a personalidades como as citadas acima. Neymar, Isabella Fiorentino e Sandy possuem juntos, somente no Facebook, 58.959.500 seguidores. No Twitter, os números, embora menores, continuam impressionantes. O trio soma mais de 26 milhões de seguidores, que tiveram a oportunidade de ter acesso ao post feito no Aniversário do Bem.


Plano


Para promover o Aniversário do Bem a AACD envolveu dois grupos distintos: a classe artística, que inclui não só as celebridades da televisão, como personalidades do meio esportivo; e os seguidores da Instituição e das pessoas que aderiram à causa. Outro público envolvido na ação foram os jornalistas, clássicos formadores de opinião.


Execução/Ativação


Um dos maiores desafios do projeto do Aniversário do Bem é, primeiramente, garantir a aceitação de personalidades artísticas a colaborar com a causa defendida pela AACD. Desde 28 de janeiro de 2015, data da primeira publicação do Aniversário do Bem, 34 personalidades aderiram à campanha. Nomes como Victor e Leo, Daniel, Zezé Di Camargo, Neymar, Sabrina Sato, Danilo Gentili, entre tantos outros, ajudaram a AACD a atingir um dos objetivos que era ampliar sua atuação nas redes sociais.


Resultados


Em praticamente nove meses de ação, o Aniversário do Bem obteve resultados expressivos no que diz respeito ao engajamento popular com a causa da pessoa com deficiência física, bem como no relacionamento com o público plugado às redes sociais. Com a participação de 28 artistas, a somatória de todos os posts renderam mais de745 mil curtidas, cerca de25 mil comentários e quase13 mil compartilhamentosdas postagens. Outro destaque significativo da ação é avaliar a quantidade de pessoas que puderam ser impactada com os posts realizados pelos artistas e celebridades participantes do Aniversário do Bem. Somando a quantidade de seguidores no Facebook de todos os envolvidos, chega-se a incrível marca de 185 milhões de pessoas. Enquanto que no Twitter, as publicações puderem ser acompanhadas por mais de 51 milhões de perfis. Essa movimentação elevou em mais de20 mil curtidas, a média mensal obtida na página oficial da AACD nesta rede, que saltou de 218 mil para atuais 241 mil. O Twitter, por sua vez também obteve um crescimento e deve alcançar a expressiva marca de um milhão de seguidores até o fim deste ano. Conclusão —Embora não possa ser mensurado de forma específica, o Aniversário do Bem cumpriu o seu propósito. Os seguidores da AACD e, claro, os fãs de todos personagens que participaram deste movimento em prol da AACD se mobilizaram durante as comemorações de aniversário de seus ídolos e compartilharam, comentaram e efetuaram doações em nome da Instituição. Claro que o dinamismo das redes sociais praticamente obriga as empresas, como a AACD, que atuam de forma mais assídua nas plataformas online, a “reinventarem” novas formas de envolver o seu público de forma a torna-los replicadores das mensagens, mas ações solidárias como o Aniversário do Bem cumprem bem esse propósito.

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