vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Africa – ItaúBrasil. É o Itaú valorizando o que o Brasil tem de melhor





Empresa: AFRICA

Case: ITAÚBRASIL. É O ITAÚ VALORIZANDO O QUE O BRASIL TEM DE MELHOR.




O PROBLEMA:
O Itaú e o Unibanco anunciaram, em novembro de 2008, a criação do primeiro banco brasileiro de porte global e uma das 20 maiores instituições financeiras do mundo em valor de mercado. Um mês depois, o Itaú Unibanco contava com 108 mil colaboradores, ativos consolidados de R$ 632,7 bilhões e patrimônio líquido de R$ 43,7 bilhões. Os recursos próprios livres totalizaram R$ 806,4 bilhões, com crescimento de 25,1% em relação ao ano de 2007. Em 2008, investimentos da ordem de R$ 159 milhões, realizados por seus institutos e fundações, colaboraram para o desenvolvimento das comunidades em que está presente. Mais do que somar marcas, o Itaú e Unibanco uniram seus valores e talentos para construir uma instituição que é motivo de orgulho para o Brasil. Mais de 80 anos de valorização e compromisso com a cultura nacional e com o que o Brasil tem de melhor motivaram, em 2008, a criação da plataforma ItaúBrasil, cujo objetivo era abrigar e unificar em uma mesma filosofia, todos os investimentos do banco relacionados à cultura, às grandes manifestações populares regionais e ao esporte.



O DIAGNÓSTICO:
Em 2008, o ItaúBrasil teve como tema principal a comemoração dos 50 anos da Bossa Nova. A âncora do projeto foi uma megaexposição na Oca do Ibirapuera, a maior e mais moderna já realizada até então sobre o tema. Em 2009, surgiu uma oportunidade de parceria na comemoração de 50 anos de carreira de Roberto Carlos e esse encontro não seria por acaso, já que a ligação do rei com o Itaú vem de longe: há mais de 30 anos o cantor é cliente do banco.



O PLANO:
Em março deste ano, o projeto de patrocínio à turnê do rei foi anunciado em uma coletiva de imprensa para 100 jornalistas, com a presença do cantor e do VP de marketing do banco. Além de 30 apresentações em mais de 15 cidades do país e um show internacional, o projeto ainda incluía três shows especiais, todos com renda revertida para projetos sociais: o show "Elas Cantam Roberto", com grandes vozes femininas cantando as músicas do rei no Teatro Municipal de São Paulo; o "Roberto Carlos Rock Symphony", com expoentes do rock cantando os sucessos do rei; e "Emoções Sertanejas", show com as principais duplas e artistas do gênero.



A EXECUÇÃO:
O projeto previu aos clientes Itaú e Unibanco desconto exclusivo de 10% na compra de ingressos para os shows, com cartões de crédito ou débito dos bancos. E os clientes Itaú Personnalité puderam adquirir ingressos antes da abertura oficial das vendas. O banco ainda dispôs cerca de 20 mil ingressos para trabalhar as áreas de relacionamento de negócios. Para divulgar o projeto, o banco veiculou uma grande campanha de comunicação nacional, composta for filme para TV, spots de rádio, peças de mídia impressa, exterior e de internet. Foi criado um hotsite do projeto (www.itau.com.br/itaubrasil), com uma área inteiramente dedicada às celebrações do rei, com roteiro de serviços, agenda de shows, ingressos, entre outros. Potencializando a divulgação do patrocínio, o banco desenvolveu peças e ações de divulgação regional nas praças dos shows, envolvendo toda a comunidade no evento que aconteceria. Além disso, foram realizados sorteios de convites com direito a um acompanhante, para os colaboradores de cada praça onde aconteceram os shows. Para consolidar a imagem do ItaúBrasil, os shows também contaram com ações diferenciadas. As entradas do Ibirapuera, do Teatro Municipal e do Maracanã receberam uma iluminação especial e tapete laranja para recepcionar o público. O banco também ofereceu lounges especiais e camarotes VIPs para os seus convidados, como forma de estabelecer relacionamento com clientes. Com o objetivo de alinhar o discurso da campanha institucional com o projeto, foi lançada a segunda fase da campanha da plataforma ItaúBrasil, focando todas as iniciativas do banco. Com o slogan "Pensar grande é investir no que o Brasil tem de melhor" a campanha apresentava a plataforma e todos os projetos apoiados pelo banco.



OS RESULTADOS:
O patrocínio dos 50 anos de música de Roberto Carlos se revelou um grande marco. Mais do que números, o impacto do projeto se revelou na emoção, no encantamento e no feedback recebido a cada ação realizada. Além do público direto impactado nos shows - estimado em 225.600 até o momento, a marca ganhou dimensão nacional pelas mídias de cobertura da turnê. Dos maiores grupos de comunicação presentes nas principais capitais do país até os periódicos regionais, o registro dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos foi unânime em cobertura positiva. E a marca ItaúBrasil como parceira do projeto capitalizou alto valor em meio a essa cobertura. Das quase 400 matérias espontâneas citando a marca do banco ou do projeto, 51 foram capas dos veículos, com centimetragem aproximada de R$ 8.696.293,00. O hotsite do ItaúBrasil teve 42 milhões de page views e, aproximadamente, 17 milhões de visitantes no período. E, em apenas um mês, as peças de divulgação da turnê na internet, veiculadas nos principais portais nacionais, tiveram quase 300 mil cliques. As vendas dos ingressos até o momento, somaram uma arrecadação de R$ 5.340.786,00, sendo que quase 30% foram realizadas via cartão de crédito do Itaú, configurando mais um canal de relacionamento da marca neste momento tão especial com os clientes. Embora as comemorações dos 50 anos de música de Roberto Carlos ainda não tenham acabado, para o ItaúBrasil os resultados do investimento estão mais que consolidados, ratificando os caminhos percorridos até então pela instituição em todas as suas ações de incentivo à cultura.




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