vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Alphaville Urbanismo – Alphaville Brasília Residencial 1






Empresa: ALPHAVILLE URBANISMO

Case: ALPHAVIILE BRASÍLIA RESIDENCIAL 1



O PROBLEMA: A AlphaVille Urbanismo chegou em Brasília disposta a proporcionar uma nova história de transformação urbana no Planalto Central: o Residencial 1. O objetivo da empresa não era apenas vender empreendimentos, mas proporcionar um novo conceito de qualidade de vida, em Brasília, numa área de 20 milhões de metros quadrados a meio caminho de Goiânia e Brasília, e com uma comercialização inédita na história da empresa.


O DIAGNÓSTICO: A escolha por Brasília refere-se, primeiramente, ao potencial da cidade em receber investimentos de alto padrão. O mercado de luxo da cidade movimenta, aproximadamente, R$ 6 bilhões por ano e cresce a alucinantes 10% anuais. O Residencial 1, o primeiro instalado no complexo urbanístico de Brasília, foi concebido para atender cerca de 500 famílias com renda superior a 40 salários mínimos mensais. Além disso, a comunicação do lançamento do Residencial 1 necessitava de um cuidado especial com os públicos de outras regiões do País, para que se chamasse a atenção sobre o empreendimento.


O PLANO: o AlphaVille Brasília está voltado para consumidores e investidores de diversas regiões, com culturas muito variadas e expectativas diferentes de retorno. Dessa forma, os corretores deveriam apresentar ao público características específicas do empreendimento, de acordo com a particularidade do público a ser trabalhado. Para potenciais compradores de São Paulo, por exemplo, o plano era mostrar grande similaridade entre o complexo urbanístico de Brasília e aquele existente em Barueri, na grande São Paulo. Já para o público de Brasília, a intenção era apresentar um projeto inovador, mas coerente com todo o projeto vislumbrado em Brasília há exatos 50 anos.


A EXECUÇÃO: Para atingir os objetivos, o mote da campanha de comunicação teve como base o depoimento de JK em relação à construção da Capital Federal. Outro personagem-símbolo de Brasília, Oscar Niemeyer, foi o personagem central da campanha. O símbolo do AlphaVille Brasília contou com um desenho de Niemeyer, representando a Catedral de Brasília, ícone máximo da cidade. Os corretores passaram a ser chamados de "agentes de vendas", com uma missão tão importante que todo o material de argumentação de vendas desenvolvido para eles se reportava aos filmes do agente 007. Com relação as campanhas de comunicação regional e nacional: para o público brasiliense, foi enfatizado o respeito às tradições e símbolos da cidade. Já para outros estados brasileiros, foram destacados: o maior complexo urbanístico já feito pela AlphaVille Urbanismo e a relação com o empreendimento paulista. A veiculação em TV seguiu as preferências do público alvo, detectadas nas pesquisas, com maior utilização da Rede Globo, seguida pela Record. Os filmes de TV, as peças de mídia impressa e rádio foram divididos em três etapas: institucional; teaser com imagens da construção de Brasília, num paralelo com AlphaVille; e Revelação, no qual todo o mistério foi desvendado.


OS RESULTADOS: O trabalho de incentivo e argumentação junto aos corretores ocasionou um movimento nacional inédito de vendas, com mais de mil profissionais mobilizados para o sucesso do empreendimento. Como resultado, 100% dos lotes foram vendidos na primeira fase da campanha. O VGV de R$ 172 milhões foi totalmente alcançado no dia do lançamento. Os compradores vieram de todos os cantos: 87% de Brasília, 7% de Goiânia, 4% de São Paulo e 2% de outras regiões, resultado que atingiu totalmente a meta estabelecida pela empresa.



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