vencedores - 2014

Publicado: quarta-feira, 5 de novembro de 2014

APAE DE SÃO PAULO – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – Case: “Somos reflexo das nossas atitudes. Eles também são”




Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 53 anos promove a prevenção e a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação.

Problema/Desafio/Oportunidade
Todos os dias, a APAE DE SÃO PAULO enfrenta a dificuldade de chegar com a informação em alguns públicos, que desconhecem muitos fatos, possuem preconceito e não conhecem a história das pessoas com Deficiência Intelectual. Uma pesquisa recente intitulada ‘Retrato da Doação no Brasil’, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e a Ipsos Public Affaris, mostrou que 73% das pessoas não se sentem motivadas a doar ou a fazer trabalho voluntário. Os desafios encontrados foram: Conscientizar o público para a mudança de atitude com relação às pessoas com Deficiência Intelectual e demonstrar que uma simples atitude pode ser o reflexo direto na vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual; Encontrar uma agência parceira que criasse uma campanha de alcance nacional, de fácil compreensão e que atingisse o objetivo de tocar as pessoas; Aumentar, por meio da campanha, o número de doações recebidas pela Organização que é destinado para a manutenção de seus Serviços de referência, tendo como público-alvo: homens e mulheres, de 18 a 65 anos.

Plano
Como a APAE DE SÃO PAULO é um Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, buscou uma agência parceira que criasse uma campanha de alto impacto, conscientização e engajamento da população, com foco na questão de que uma pequena mudança de atitude pode refletir diretamente na vida de uma pessoa com Deficiência Intelectual. A agência parceira Zero11 criou uma campanha focada na conscientização agregada à solicitação de doações, reforçando que a APAE DE SÃO PAULO é referência nacional nos Serviços que presta. Com o aumento de doações, mais pessoas serão beneficiadas.

Execução/Ativação
A execução do plano estratégico começou em setembro de 2013 e envolveu total empenho dos profissionais da APAE DE SÃO PAULO, da agência Zero11, das produtoras também parceiras Sétima Arte e Lua Nova, que, juntas, produziram e viabilizaram as peças e divulgação da campanha com o mote ‘Somos reflexo das nossas atitudes e as pessoas com Deficiência Intelectual também são. Doar pode ser a primeira atitude’. A ação conta com filme para TV, um spot e peças para a mídia impressa, online e out of home. O objetivo era sensibilizar o público no sentido de conquistar novos doadores a favor da causa da Organização, além de iniciar uma mudança no hábito brasileiro com relação à doação. Houve expressivo apoio da mídia na veiculação dos anúncios bonificados, alguns exemplos: Rede Globo, Bandeirantes, Band News, Rede TV, TV Cultura, Fox, TV Gazeta, Transcontinental FM, Nova Brasil FM, Antena 1 FM, Tupi FM, Estadão AM/FM, Eldorado FM, Mix FM, Gazeta, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, Metrô News, Metro, Meio & Mensagem, Valor Econômico, Veja, Revista Época, Isto É, Pais & Filhos e Prazeres da Mesa. Também na divulgação no site Uol, Bus TV, DOOH (televisão Terra), salas de cinema, terminais e abrigos de ônibus.

Resultados
A campanha, que teria custado à Organização quase R$ 235 mil para ser criada, produzida e veiculada, apresentou excelentes resultados, rendendo uma exposição na mídia equivalente a R$ 12,5 milhões, auditados pelo Ibope de setembro a novembro de 2013 e em março de 2014 (períodos em que a campanha teve exposição), e um aumento das doações recebidas pela Organização. Houve um aumento também de 10% no número de novos associados. Buscando espaço também nas redes sociais, a divulgação gerou um aumento de 10% no número de seguidores no Twitter oficial da APAE DE SÃO PAULO. A campanha também foi destaque no Facebook com mais de 177 compartilhamentos e 322 likes, obtendo um alcance orgânico de 8.869 mil internautas, com 421 mil impressões e um aumento de 52,3% no número de fãs da página oficial da Organização. O vídeo da campanha teve 1.036 exibições no YouTube, alcançando públicos de outros países, como Estados Unidos e Espanha.

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  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
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  • Nova Vigor Mix
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