vencedores - 2016

Publicado: segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

APAE DE SÃO PAULO – #TimedoPezinho


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 55 anos promove a prevenção e a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação.

Problema/Desafio/Oportunidade
Problema:
Embora seja um exame obrigatório e respaldado por lei em todo o território brasileiro, muitas mães não sabem a importância de fazer e acompanhar o resultado do Teste do Pezinho. Um exame que coleta algumas gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido e diagnostica doenças raras. Algumas, se não tratadas, podem levar à Deficiência Intelectual.
Como falar de um assunto tão importante de forma simples e que chegue à toda a sociedade? A campanha #TimedoPezinho nasceu da vontade de unir a paixão pelo futebol e seu poder de viralização com a importância do Teste do Pezinho. A estratégia seria por meio de uma ação em campo com jogadores. A ideia original teve como premissa a entrada de jogadores descalços em campo carregando uma faixa com o alerta para a realização do Teste.

Desafios:
• Criar uma campanha que levasse à sociedade de forma simples a importância da realização do Teste do Pezinho;
• Elaborar uma estratégia de chegar ao grande público;
• Fechar parceria com agência que criasse a campanha de forma pró-bono;
• Alcançar o máximo de pessoas possível.

Público-Alvo: sociedade em geral.

Oportunidade:
• No Brasil, um dos esportes favoritos é o futebol. Por que não aliar a paixão pelo futebol com uma mensagem de conscientização?
• A agência parceria da Organização, ATB Comunicações, criou a campanha, realizou contato com o time Juventus e elaborou uma estratégia de divulgação, que teve dois momentos: encontrar um time de futebol que fizesse a ação próxima dia do Teste do Pezinho e depois motivar outros times a fazerem o mesmo;
• Aproveitar que dia 6 de junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho para iniciar a campanha.



Plano
O primeiro passo para a realização da campanha foi entrar em contato com um time que é muito querido por todos: o Juventus. Após negociações, os jogadores entraram em campo, descalços e com uma faixa para lembrar a importância do Teste do Pezinho. No dia em que o Juventus entrou em campo descalço, foi gravado um vídeo, colocado nas redes sociais para iniciar e viralizar a campanha.


Execução/Ativação
Após a parceria com o Juventus, foram feitos posts provocativos nas redes sociais para incentivar mais times a aderirem à campanha. A campanha toda foi executada e ativada por meio das redes sociais. À medida que os times topavam participar da campanha, mais posts eram realizados para impulsionar a divulgação e ganhar mais adesões.

Resultados
Além da participação do Juventus como time ‘principal’, os times do Corinthians, Ponte Preta e Portuguesa aderiram à campanha.
Juntando as páginas do Facebook do Juventus e da APAE DE SÃO PAULO, a divulgação do vídeo inicial alcançou 2.306.213 milhões de pessoas, teve 26.556 mil curtidas, 3.154 compartilhamentos e 511.571 visualizações.
Os demais posts, que tinham o objetivo de ‘provocar’ os demais times também tiveram boa repercussão: 623.929 pessoas alcançadas, 2.091 curtidas e 367 compartilhamentos.
O Corinthians, que topou entrar para o #TimedoPezinho, convidou crianças com fenilcetonúria a participarem de um treino (o vídeo feito no dia teve 22 mil visualizações) e fez uma camisa alusiva ao tema para entrar em campo antes de um jogo oficial.

A divulgação na imprensa alcançou um retorno de R$ 463.080.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by