vencedores - 2010

Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Apex – Brasil – Formula Indy – Experience our Energy





Empresa: Apex - Brasil

Case: FÓRMULA INDY - EXPERIENCE OUR ENERGY



O PROBLEMA: Um dos principais mercados-alvo do Brasil, os Estados Unidos, vinha apresentando uma conjuntura adversa para os objetivos de exportação de produtos brasileiros de alto valor agregado. Havia a necessidade de promover uma resposta efetiva à diminuição constante na participação das exportações brasileiras para os EUA - o percentual passou de 93% em 2003 para 77,9% em 2008, sendo metade do total composta por manufaturados de alto valor agregado. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a fim de ajudar a reverter o cenário, deveria ser um agente para a criação de um ambiente de negócios, junto a empresários brasileiros, compradores, investidores e tomadores de decisão americanos, que ajudasse a melhorar o cenário de exportações e colocar em prática uma estratégia de marketing efetiva para auxiliar as empresas a apresentarem seus produtos e serviços para venda nos EUA.


O DIAGNÓSTICO: A crise mundial iniciada em 2008, piorou o cenário econômico mundial e os EUA foi o país que mais sentiu o impacto em sua economia. Esse contexto limitou ainda mais seu potencial de importação e se tornou mais um dificultador nos objetivos de aumentar as exportações. Como pode ser visto na venda de um dos principais produtos brasileiros para os EUA, o etanol combustível. A Apex detectou no ambiente de negócios de produtos brasileiros para o mercado americano os pontos positivos: possibilidades de recuperação e de alianças estratégicas (distribuição, produção, etc.); de consolidar um mercado altamente qualificado que oferece maiores margens de lucro; vulnerabilidade dos competidores no mercado americano pela situação econômica frágil; algumas necessidades do consumidor não atendidas; boa imagem do Brasil.


O PLANO: criação de uma plataforma promocional ousada, com foco nos potenciais distribuidores dos produtos brasileiros nos EUA e que visa reforçar a primazia do País como detentor de tecnologia de energia limpa e renovável: o etanol. Nasceu assim, de uma parceria entre a Apex-Brasil e os organizadores da IndyCar Series, o Projeto Fórmula Indy, “Experience our Energy”, ligado a um dos maiores eventos esportivos dos EUA, popular e com público extremamente qualificado. O Projeto é uma ferramenta de promoção comercial e de relacionamento que permite ao empresário oferecer a um parceiro americano uma experiência de 3 dias, com a oportunidade de assistir à corrida da Indy em um espaço VIP, criando um ambiente propício a realização de negócios a um baixo custo. Com esse projeto, através de um acordo de patrocínio, o Brasil tornou-se fornecedor exclusivo de etanol combustível para a Fórmula Indy desde a temporada de 2009.


A EXECUÇÃO: Foi contratada uma empresa nos EUA, para desenvolver diferentes ações de marketing para as 17 etapas do campeonato durante os eventos da Indy. O projeto oferece às empresas e entidades setoriais brasileiras, a possibilidade de utilizar diversas ferramentas de marketing de experiência, como: PIT/GARAGE PASSES - credenciais para acesso às garagens e pit Lane; HOSPITALITY SUITE - camarote VIP em cada corrida da temporada; MOTORCOACH - ambiente VIP em ônibus/tenda com espaço exclusivo para a recepção de convidados e a realização de reuniões de negócios; INDY RACING EXPERIENCE: ação promocional de passeio em carros da Indy; MOBILE UNIT - unidade móvel de marketing em um trailer com área para a exposição de produtos e serviços brasileiros aberta ao público. Além disso foram desenvolvidas também outras ações como: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, pacote de mídia nas regiões onde acontecem as corridas, outros materiais de divulgação como o site “Experience our Energy” (www.experienceourenergy.com) com informações sobre o Projeto e a Indy, sinalização no evento, folders e catálogos.


OS RESULTADOS: O valor total de contratos realizados ultrapassou 370 milhões de dólares gerados em negócios para empresas participantes em 2009. Como exemplo do sucesso, uma empresa brasileira do setor de biotecnologia fechou negócios de US$ 10 milhões. A média de público foi de 93 mil pessoas por corrida. Em 2009, as corridas transmitidas pela Rede Versus de TV a cabo alcançaram 29,5 milhões de telespectadores e os produtos com a marca IndyCar Series tiveram um aumento de vendas de 30% em relação a 2008. Para 2010, o Projeto ajudou a incluir o Brasil no roteiro de provas com uma prova de rua, a Indy São Paulo 300, que, com o mesmo padrão de experiência das provas americanas, reuniu mais de 300 empresários americanos e brasileiros na abertura da primeira etapa da Fórmula Indy, em São Paulo. A estimativa de valor total de contratos a serem realizados ultrapassa 600 milhões de dólares em negócios para empresas brasileiras participantes do Projeto até o fim do ano.




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