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Publicado: quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ÁTOMO Comunicação – Case: Átomo e Fast Shop – Comunicação Integrada de verdade.


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
A Fast Shop, rede de varejo com mais de 85 lojas no território nacional, começou a operar em 1986 como uma concessionária autorizada Yamaha que vendia motocicletas, motores de popa, jet ski, peças e prestava assistência técnica para estes produtos, na zona norte de São Paulo. Em 1991, a empresa tomou novas diretrizes e deu início à operação de logística de entrega de eletrodomésticos aos contemplados das grandes administradoras de consórcio. Rapidez e bom atendimento foram o foco principal nessa etapa, que fez a diretoria da Fast Shop entender que estava pronta para entrar no mercado de varejo, inaugurando em 1996 sua primeira loja e em 2000 seu site de vendas pela internet.

Problema/Desafio/Oportunidade
Criar uma unidade para a marca; Consolidar a marca em outros estados; Dialogar com públicos locais a fim de gerar maior proximidade da Fast Shop em regiões fora de SP; Quebrar ‘tabus’ que distanciavam a marca dos consumidores; Reforçar os aspectos que a diferenciavam das demais redes de varejo.

Plano
Com a nova realidade do varejo e grandes eventos como Copa do Mundo, previstos no calendário, a marca viu a necessidade de buscar um parceiro em comunicação que auxiliasse na construção de um planejamento integrado e focado na agilidade deste mercado. Foi neste momento que a Átomo comunicação iniciou uma parceria que, após 1 ano de trabalho, resultou no aumento das vendas, além do crescimento de 20% em presença de mídia. Este é o resultado de um trabalho integrado de verdade!

Execução/Ativação
O planejamento para a marca foi construir a quatro mãos com o departamento de Marketing. Como uma gestão “face to face” à Átomo criou um plano estratégico, que integrava não apenas ferramentas de comunicação, mas principalmente ações voltadas para o resultado. Com seu expertise em varejo a agência construiu sua campanha sob 3 grandes pilares: Propriedades Cirque Du Soleil; Calendário Promocional x Lançamentos de produtos; Natal x Copa do Mundo. Em 2012 a Fast Shop consolidou o patrocínio máster do Cirque Du Soleil. Para isto, a Átomo desenvolveu um planejamento 360, passando por ações de relacionamento, compre e participe, ativação no PDV, endomarketing, Eventos e Social Midia Marketing. Foram criadas campanhas que não envolvessem apenas os temas sazonais tradicionais do varejo. Mas sim, ações que levassem o conceito de “cuidado por toda vida”. Além de datas exclusivas voltadas ao lançamento de produtos, serviços exclusivos e campanhas de cunho social. Para consolidar os diferenciais da marca entre as redes varejo, foi criada uma estratégia para os lançamentos focada no escapismo. O objetivo não era apenas apresentar um novo produto ao cliente, mas sim, ensiná-lo de forma divertida os principais features daquele lançamento. Nestes projetos a marca contou com grandes parceiros como; Samsung, Intel e Sony. E nas campanhas de Natal foi escalado o LUIS FELIPE SCOLARI.

Resultados
Após início da campanha os resultados obtidos pela marca superaram suas expectativas. Além do sucesso das ações sazonais, com um planejamento integrado e forte política de negociação juntos aos veículos, a marca obteve um incremento em suas vendas. Destaque para os resultados do último trimestre, que com uma campanha híbrida entre Natal e Copa do mundo, superou o faturamento dos 03 primeiros trimestres. Com um plano criado voltado para resultados a curto prazo, a marca aumentou seu awereness e consolidou-se nos mercados regionais.

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  • Walter Longo
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