vencedores - 2015

Publicado: quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Avianca Brasil – Case: The Way Brazil Is Back



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias


Amplamente reconhecida por seus produtos e serviços, como refeição e sistema de entretenimento individualizado a bordo, é a única aérea brasileira que possui em todos os seus assentos e aeronaves a classificação A da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para espaço entre as poltronas em todas as fileiras. Destaque no cenário nacional, em julho a Avianca Brasil foi convidada para integrar a Star Alliance, maior aliança de cias aéreas do mundo. Ao lado de outras 27 empresas aéreas, a companhia consolidou o patamar mundial em qualidade, conforto, serviços e benefícios exclusivos. Estes são os motivos que levaram a Star Alliance a escolher uma companhia com a mesma sinergia das demais empresas da rede.


Problema/Desafio/Oportunidade


O desafio da campanha era reapresentar a Star Alliance no Brasil, reforçando a importância de voltar a nos conectar com todo o mundo. Foi necessário investir em uma comunicação clara e impactante, para transmitir a todos os clientes os principais benefícios exclusivos que teríamos e ofereceríamos ao integrar a mais conhecida e prestigiada Aliança do mundo.


Plano


No mercado desde 1997, a Star Alliance quebrou barreiras durante o processo de entrada da Avianca Brasilà rede. Pela primeira vez na historia da Star, a Campanha de Lançamento foi desenvolvida em parceria com uma companhia aérea membro. A estratégia foi utilizar uma mensagem e conceito únicos, para que a comunicação chegasse de maneira uniforme e com maior força ao cliente final. Isso nos garantiu uma maior frequência, abrangência mundial e maior capilaridade. “A MANEIRA QUE O BRASIL SE CONECTA COM O MUNDO. THE WAY WE CONNECT THE WORLD WITH BRAZIL.’’ A linha conceitual criada foi materializada em uma bandeira do Brasil 3D. Todos os principais monumentos históricos dos países pertencentes à Aliança foram representados dentro da bandeira, significando que “agora todo o mundo cabe dentro do Brasil”. No centro, estão os principais monumentos brasileiros com destaque para os hubs mais importantes da Avianca Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.


Execução/Ativação


A campanha foi executada a partir de um plano de mídia conjunto entre Star Alliance e Avianca. Ele aconteceu entre os meses de julho e setembro no Brasil com ações pontuais nos demais países com as mídias proprietárias das cias aéreas.


Resultados


RPK (passageiros p/ KM) – crescimento 13%; Receita / Faturamento – crescimento 6%; Passageiros Transportados – crescimento 15%; Visitas ao site – crescimento 26%; Market Share – crescimento 9%; Clientes Fidelizados (passageiro frequente) – crescimento 65%; Visualização da Campanha – aumento de 55%.

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  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
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