vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

BANCO BONSUCESSO S.A – BANCO BONSUCESSO: PIONEIRISMO E INOVAÇÃO NA CONQUISTA DE UM SONHO




BANCO BONSUCESSO

Case: PIONEIRISMO E INOVAÇÃO NA CONQUISTA DE UM SONHO



PROBLEMA - Como construir uma instituição financeira sólida e rentável? Assim poderia ser descrito o desafio perseguido por um novo grupo empresarial, tendo como presidente e fundador Paulo Henrique Pentagna Guimarães, membro de uma família de tradicionais empreendedores de Belo Horizonte, mas que, décadas antes, havia visto ser vendido o banco que pertencia à família do seu fundador.

DIAGNÓSTICO - O novo grupo iniciou os seus negócios pelo comércio de automóveis. Pouco a pouco buscou oportunidades de diversificação para seus investimentos, com experiências de sucesso e insucesso. Os resultados desfavoráveis não mudaram o diagnóstico de que era necessário diversificar. O mercado financeiro aparecia como um caminho possível, até porque foi essa a origem dos seus recursos iniciais, que foram à parte a que tiveram direito na venda do Banco de Minas Gerais, de propriedade da família.

PLANO - O desenvolvimento dos negócios iniciais criou as condições para a criação de uma factoring, que seria depois transformada em uma financeira e finalmente em um banco. Em cada uma dessas transições, os principais fatores de sucesso passaram não apenas pela identificação das oportunidades, mas também pela definição de estratégias de diferenciação e pela criação das condições operacionais necessárias. O que orientou as ações foi o sonho nunca esquecido de um empreendedor, o fundador, e a persistência e lideração de seu filho, que tornou seu o desejo oculto do pai e o levou à frente.

EXECUÇÃO - Os recursos oriundos dos próprios negócios permitiu a Paulo Henrique Pentagna Guimarães estruturar uma factoring em 1998, primeiro passo e porta de entrada para o mercado financeiro de forma independente.

No momento seguinte, em 1992 buscou-se a sinergia com os negócios do grupo, estruturando a transformação da factoring em uma financeira focada no financiamento de automóveis, denominada Bonsucesso Financeira, mercado que havia sido praticamente abandonado pelos grandes bancos.

Em 97 foi encaminhado ao Banco Central o pedido de transformação da financeira em banco, o Banco Bonsucesso, para atingir escala, e vender outros papéis, produtos e buscar novas alternativas de receitas.Durante os anos de 1998 e 1999, o Banco Bonsucesso operou principalmente, com financiamento de veículos novos e usados e complementou suas receitas com algumas operações de financiamento de capital de giro e crédito pessoal. Posteriormente, fez uma parceria com a Sul América e chegou a atingir um volume de capital em torno de 150 milhões de reais, e depois, os gestores do banco identificaram o crédito consignado para funcionários públicos como uma grande oportunidade para se conseguir uma alta escala de produção de ativos.

RESULTADOS - O mercado de crédito consignado, com sistemas de venda e captação de clientes que exigem uma forma específica de agir e operar, gerou recursos e estrutura capazes de assegurar boas perspectivas para o futuro do Banco Bonsucesso, e seu acesso a outros mercados.

As estratégias desenvolvidas, a ousadia para inovar e uma liderança firme para conduzir o processo, levaram à consolidação do Banco Bonsucesso como um dos bancos mais bem sucedidos do país, avaliado em mais de US$ 500 milhões.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by