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Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Banco Panamericano – Investimento Classe A Panamericano





Empresa: Banco Panamericano

Case: INVESTIMENTO CLASSE A PANAMERICANO



O PROBLEMA: O setor de captação de investimentos do Banco PanAmericano - um estabelecimento financeiro com mais de 40 anos de experiência no crédito direto ao consumo, e com 200 pontos de venda espalhados pelo Brasil - possui, há 10 anos, um plano de investimento voltado para atender seus clientes em geral. A partir de um novo posicionamento adotado pelo banco, que tinha como intuito alinhar a comunicação direcionando-a para um público diferenciado, a exemplo dos demais bancos de primeira linha como o Itaú Personnalité , o Premium do HSBC, etc., era necessário mostrar para o mercado, os diferenciais de atendimento do PanAmericano para os clientes investidores, prestado por um grupo de gerentes especialistas e exclusivos em investimentos, bem como, posicionar o Banco como as demais corporações que têm nicho específico para esse público.


O DIAGNÓSTICO: Assim, o PanAmericano lançou o Plano de Investimento Classe A com o objetivo estratégico de: aumentar a base de clientes; pulverizar a carteira de investidores e fortalecer a marca sedimentando o conceito de excelência em investimento.


O PLANO: A denominação Classe A surgiu a partir da denominação do PanAmericano, onde o A maiúsculo explicita o diferencial do banco. Ou seja, o nome do produto já estava contido na própria marca institucional. Além disso, o Classe A reforça os diferenciais da marca Banco PanAmericano, centrado no seu histórico e força econômica: solidez; atendimento personalizado; gerentes especialistas; uma das melhores rentabilidades do mercado; braço financeiro do grupo Silvio Santos.


A EXECUÇÃO: Foi desenvolvido um diferencial da captação de investimentos, através da segmentação da operação, tendo como público alvo: Empreendedores e Self Made Men. As ações estratégicas de Marketing e Comunicação, compostas de anúncios institucionais e de produtos, peças promocionais, catálogos de produtos, mídia digital, patrocínios de programa de rádio e vinhetas de patrocínio em algumas das principais emissoras de TV do país, foram desenvolvidas enfatizando duas vertentes básicas: 1. Aspiracional: que visava criar o diferencial institucional da marca voltado para as classes A e B, inspirando os clientes a crescerem e conquistarem ainda mais recursos, através de seus investimentos; 2. Benefícios reais: comunicação com ênfase nos conceitos de Pessoalidade e Performance, divulgando produtos e rentabilidade, baixo risco, e atendimento personalizado pelo Banco PanAmericano. A apresentação da campanha de comunicação e das estratégias mercadológicas para as equipes de vendas do banco ocorreu durante um café da manhã com a participação de todos os gerentes de captação.


OS RESULTADOS: O Lucro Líquido do PanAmericano no primeiro trimestre de 2010 atingiu R$ 44,2 milhões, comparado a R$ 17,5 milhões no 1T09, um aumento de 152,6%. A Carteira de Crédito alcançou R$ 10,5 bilhões, crescendo 5,3% em relação ao quarto trimestre de 2009. Os Depósitos a Prazo somaram R$ 4,6 bilhões, expandindo 8,2% em relação ao 4T09 e a Captação total atingiu R$10,3 bilhões, uma expansão de 5,2%, em linha com o crescimento da carteira de crédito. O Índice de Basiléia foi de 14,8% ao término do 1T10, comparado a 17,0% no trimestre anterior. Com a emissão da dívida subordinada, atingirá 19,0%.

A Margem Líquida Anualizada atingiu 24,6%, preservando-se em relação aos trimestres anteriores.




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