vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Banco Panamericano – Patrocínio do Corinthians





Empresa: BANCO PANAMERICANO

Case: PATROCÍNIO DO CORINTHIANS




O PROBLEMA:
Em 23 de abril de 2009, o time Esporte Clube Corinthians Paulista surpreendeu todos os meios futebolísticos, ao noticiar na reta final do Campeonato Paulista, no jogo contra o Santos, a conquista de um novo e importante parceiro: o Banco PanAmericano, do Grupo Silvio Santos, que tem como foco o financiamento ao consumo para pessoas físicas das classes B, C, D, e E, com o patrocínio nos calções do time nas decisões. O Banco Panamericano já havia feito vários outros patrocínios esportivos, mas foi a primeira vez que investiu no futebol. A diretoria do banco entendeu que as finais do campeonato eram uma grande oportunidade de exposição de marca e estavam otimistas quanto aos resultados e retornos.



O DIAGNÓSTICO:
A principal motivação para o patrocínio foi a presença de Ronaldo Fenômeno no time do Corinthians, considerado um craque que sabe dar a volta por cima e faz a alegria do povo. Outra componente importante era a marca do Corinthians, uma marca popular que atinge todas as classes sociais e que também vinha de um recente histórico de superação, saindo da segunda divisão e se tornando praticamente campeão paulista.



O PLANO:
Esses dois componentes tinham tudo a ver com o Banco PanAmericano, visto que a identificação do Corinthians e do futebol com os públicos B,C,D e E é muito forte e não se restringe a São Paulo.



A EXECUÇÃO:
O acordo iniciou na decisão do Campeonato Paulista entre o Corinthians e o Santos, mas se estende até o final de 2009. O patrocínio previu, inicialmente, a exibição da marca do banco no calção dos jogadores e depois passou para a parte superior direita das camisas dos jogadores. O PanAmericano entende que ao promover um projeto esportivo, um patrocinador desenvolve uma nova associação uma relação de interesses comuns que se mede pela qualidade e não pela quantidade de pessoas atingidas. Patrocinar um time de futebol é torcer, participar, se comprometer, algo muito maior do que um simples investimento em comunicação. Quando este time se chama Esporte Clube Corinthians Paulista então, todo o efeito do patrocínio se multiplica de forma exponencial.



OS RESULTADOS:
Computando-se os eventos de lançamento do patrocínio e os dois jogos finais entre Corinthians e Santos na final do Campeonato Paulista, somente em mídia espontânea, o Banco PanAmericano somou um total de 288 páginas de notícias de mídia impressa e eletrônica. O retorno do investimento tem sido extremamente satisfatório. O volume de exibição da marca, nas transmissões dos jogos, demonstrou o acerto do patrocínio.



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