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Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

BRASILCAP – AÇÃO PROMOCIONAL DO OUROCAP EMPRESA




BRASILCAP

Case: AÇÃO PROMOCIONAL DO OUROCAP EMPRESA



PROBLEMA - O Ourocap Empresa é um título de capitalização inovador, lançado em junho de 2006, voltado para o segmento de micro e pequenas empresas. Com ele, a empresa cliente pode guardar dinheiro e crescer, juntando uma reserva de capital para a realização de algum sonhado projeto. Repleto de benefícios e de diferenciais, o Ourocap Empresa foi lançado sem similar no mercado, sendo totalmente aderente às necessidades das micro e pequenas empresas e possuindo um grande potencial de vendas. Apesar disso, o desempenho inicial da sua comercialização não estava saindo como o esperado.

DIAGNÓSTICO - O Ourocap Empresa não estava apresentando uma performance satisfatória em nenhuma parte do País. Essa realidade se agravava no estado de São Paulo, tendo em vista o seu grande potencial de vendas: trata-se de uma praça estratégica, primeiro lugar no ranking geral de vendas de Ourocap e com grande concentração do público-alvo do produto. Os títulos com parcelas mais altas, sobretudo os de R$ 600,00 e de R$ 700,00, tinham um desempenho ainda menos efetivo. Diante do exposto, mudanças de rumo tornavam-se cada vez mais indispensáveis. Alguma ação corretiva precisava ser colocada em prática, de modo que o Ourocap Empresa correspondesse, na prática, ao seu real potencial de vendas, tornando-se mais um sucesso do portifólio da Brasilcap.

PLANO - Após uma fase de prospecção, chegou-se à conclusão de que um jornal seria a opção mais adequada e escolheu-se o Valor Econômico. A promoção teve início em 1 de março de 2007, com a meta de conquistar a venda de 1.500 Ourocap Empresa (com prioridade para as faixas de R$ 600,00 e R$ 700,00) e a realização de 1.500 assinaturas em um intervalo de cinco meses. Para isso, haveria um piloto no estado de São Paulo, que seria expandido para todo o País no terceiro mês de atuação.

EXECUÇÃO - Houve o envio para 30 mil clientes selecionados de um exemplar de cortesia do Jornal Valor Econômico, com um CD contendo as principais soluções do BB para o segmento Pessoa Jurídica, cujos custos de impressão ficaram por conta do veículo. Esse CD vinha dentro de um folder promocional com a divulgação dos produtos Ourocap Empresa e Gerenciador Financeiro e com informações detalhadas sobre a promoção. A distribuição das cortesias foi realizada em 3 ondas de 10 mil exemplares, para poder abranger o estado todo. Durante o período da promoção, a força de vendas de São Paulo foi reforçada; e foram realizadas ações contínuas de comunicação interna com o intuito de motivar os funcionários a comercializar o produto. O piloto teve fim no dia 31 de maio, quando a ação foi expandida para todo o país.

RESULTADOS - Os resultados comprovam a eficácia da ação promocional, demonstrando o acerto da estratégia adotada. A promoção atingiu os seus objetivos, trazendo benefícios para os três parceiros. A Brasilcap conseguiu comercializar os 1.500 Ourocap Empresa idealizados, dando visibilidade ao produto junto ao seu público-alvo. O Valor Econômico conquistou as 1.500 assinaturas previstas, conseguindo diversificar as suas abrangências geográfica e segmental. O Banco do Brasil, por sua vez, difundiu o aplicativo Gerenciador Financeiro, aumentando a sua utilização entre micro e pequenas empresas de todo País.

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