vencedores - 2010

Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Brasilcap – Promocap





Empresa: Brasilcap

Case: PRODUTOS DA MODALIDADE INCENTIVO



O PROBLEMA: A Brasilcap foi criada em 1995 e, desde o seu segundo ano de operação, assumiu a liderança do mercado de capitalização. A Companhia baseou a sua atuação no desenvolvimento de produtos da modalidade tradicional, criando uma linha específica: o Ourocap. Em paralelo, o mercado de capitalização foi alcançando um crescimento continuado e novas modalidades de produtos foram surgindo. O marketing promocional ganhou mais importância na sociedade, o que garantiu as bases para o os títulos da modalidade incentivo. Em maio de 2008, foi aprovada a Circular SUSEP de número 365, que instituía quatro modalidades para os títulos de capitalização, regulamentando a modalidade incentivo e criando os alicerces necessários para a sua real evolução.


O DIAGNÓSTICO: Manter a liderança e alcançar patamares cada vez mais expressivos de crescimento eram os grandes desafios a serem atingidos pela Brasilcap. E, para isso, o fechamento de novos negócios era indispensável. O incremento da modalidade incentivo era a alternativa ideal para o alcance dos objetivos traçados. Afinal, com a facilidade de comercialização trazida pela regulamentação da Circular SUSEP 365 e o seu grande potencial de desenvolvimento, o título da modalidade incentivo se tornou a chave para a diversificação dos negócios e para a complementação do excelente trabalho realizado pela força de vendas do Banco do Brasil na modalidade tradicional. Para isso, a Brasilcap tinha que criar uma estratégia para a categoria e estruturar o seu desenvolvimento em bases sólidas.


O PLANO: Criar uma área específica para cuidar do segmento corporativo: Relacionamento Parcerias. A partir da equipe montada, criar uma nova linha de produtos: o Promocap. Elaborar materiais do produto para apoiar o trabalho inicial de prospecção de clientes.


A EXECUÇÃO: Foi criado o Kit Promocap, com embalagem diferenciada, folder explicativo e brinde personalizado, para facilitar a abordagem e a consequente atração de parceiros. O Promocap começou a atender as necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos, sempre ajudando a realização de ações para prospecção, retenção e fidelização de clientes, bem como, as campanhas de aumento de vendas. A solução permitia o estabelecimento de contratos com empresas, inaugurando uma vertente de atuação B2B (Business to Business). Ficava a cargo da Brasilcap desenvolver produtos específicos para as ações promocionais idealizadas pelos clientes, oferecendo a sua expertise em todas as áreas: desde a parte operacional até consultoria jurídica, financeira, técnica e de marketing. As parcerias começaram tímidas e foram evoluindo de maneira gradativa, alcançando faturamentos cada vez mais expressivos e contribuindo, de forma crescente, para o resultado global da Brasilcap. Foram conquistados os seguintes clientes no período de 2008 a 2010: Brasilveículos, SINAF Seguros, Banco do Brasil, Aliança do Brasil, Lojas Maia, BRB Corretora de Seguros, AABB-POA, Bancorbrás Consórcio e Bancorbrás Turismo.


OS RESULTADOS: A criação da linha Promocap permitiu a entrada da Brasilcap no setor corporativo, possibilitando o estabelecimento de parcerias estratégicas com grandes empresas dos mais diferentes segmentos. A modalidade vem ganhando força com rapidez, apresentando um crescimento sustentado e contribuindo, de maneira significativa, para transformar os títulos de capitalização em produtos de demanda. Além disso, os títulos da modalidade incentivo têm representado um importante reforço para o trabalho realizado na rede Banco do Brasil e uma fundamental abertura de frente de negócios para a Brasilcap. As vendas desses produtos começaram com um faturamento anual de R$ 5,7 milhões e chegaram aos R$ 21,6 milhões em 2009, o que significa uma evolução de 166% desde o lançamento da modalidade até os dias de hoje. No total, de 2003 até agosto de 2010, o faturamento acumulado foi de R$ 65,8 milhões.




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