vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Avianca: Avianca. Aqui todo mundo voa bem.



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Buscando se destacar, a empresa realiza em seus voos um atendimento diferenciado para cada um dos passageiros, entretenimento de qualidade, refeições saborosas e o maior espaço entre poltronas. Em 2012, a Avianca desejava aumentar a imagem de sua marca, mostrando todos os seus atributos frente a um público formado pela classe C e viajantes a trabalho, pois mesmo possuindo um produto admirado sua participação de mercado e conhecimento de marca eram baixos frente aos seus concorrentes.

 

Problema/Desafio/Oportunidade

 

O desafio era ter uma campanha que mostrasse esses diferenciais de uma forma próxima, reproduzindo assim a filosofia da companhia, que é uma empresa que respeita seus colaboradores, parceiros e passageiros. Sendo assim, a Rapp Brasil desenvolveu uma campanha de comunicação integrada para todo o território nacional.

 

Plano

 

A campanha utilizou o conceito: “Avianca. Aqui todo mundo voa bem”, em que era suportado com diversas situações e públicos a bordo: conforto e maior espaço entre poltronas para todos, inclusive os grandões; diversão e entretenimento para adultos e crianças; atendimento diferenciado, mostrando todo o cuidado com a tripulação e refeições saborosas.

 

Execução/Ativação

 

Para mostrar os atributos da Avianca de forma rápida, didática e ao mesmo tempo atrativa, foi criado um filme de 30” que possuía uma trilha que ajudou a acentuar todos esses atributos com dinamismo. A melodia e ritmo foram propositalmente empolgantes, com elementos típicos de música brasileira, em que fala-se claramente das vantagens de se voar de Avianca. Acrescentando filmagens extrovertidas e divertidas que reforçavam cada um dos benefícios. Nos anúncios, foram utilizadas imagens igualmente irreverentes, cada uma representando um benefício. Essa campanha institucional foi desdobrada num plano de mídia que percorreu grande parte de 2012 com materiais on e off-line, entre eles: Inserções do vídeo em TV aberta, fechada e cinema; Anúncios simples e página dupla em revistas e jornais especializados; Jingle; Banners online; OOH (out of home): veiculamos em elemidia, cartaxi, outdoor e front-light.

 

Resultados

 

A Campanha trouxe as seguintes premiações para a Avianca em 2013: IBRC EXAME 2013 Instituto Brasileiro deRelacionamento com o Cliente, considerada a melhor companhia aérea no Brasil em atendimento ao cliente; Consumidor Moderno 2013 Prêmio excelência em atendimento; Prêmio Viagem e Turismo 2013 – Editora Abril Melhor Cia Aérea Nacional, Guia Quatro Rodas e Revista Viagem e Turismo; Prêmio Destaque Companhia de Viagem2013 Prêmio de Destaque para a Melhor Cia Aérea Nacional. E comparando com 2011 podem ser considerado os seguintes resultados em 2012: 83% Crescimento de Passageiros por KM (passageiros quilômetros transportados pagos) superou a Oferta; 82% Crescimento da Oferta (ASK- Assentos quilômetros oferecidos); 71% Crescimento Receita / Faturamento de 700 milhões para 1 bilhão e 200 milhões de reais; 52% Número de Passageiros Transportados; Melhor ocupação entre as Cias Aéreas Nacionais em 2012; 21% Melhora de conversão de venda no e-commerce, campanhas efetivas, melhora no processo de compra e confiança na marca; 71% Market Share dobrando a participação no mercado em 1 ano; 40% Aumento da base de Clientes do Programa Amigo - Frequent Flyer.

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