vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CAIXA: Lotofácil da Independência 2013



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

A Lotofácil da Independência é o concurso temático da Caixa, que faz correlação com o Dia da Independência do Brasil, e acontece desde o ano passado, fazendo parte do calendário de concursos especiais do banco. A exemplo de outros concursos especiais como a Lotomania da Páscoa, a Quina de São João e a Mega da Virada, a Lotofácil da Independência possui características diferentes dos concursos regulares, com regras de não acúmulo de prêmios, prazo de comercialização (30 dias), volantes temáticos e, principalmente, oferece um prêmio de grande atratividade, popularmente conhecido como super prêmio.

 

Problema/Desafio/Oportunidade:

O principal desafio do trabalho era divulgar a Lotofácil da Independência, firmando-a como um dos principais concursos da Caixa, fazendo parte do calendário dos grandes sorteios realizados no ano. Além de chamar atenção para o grande prêmio, havia a necessidade de um apelo criativo forte e diferenciado, que estimulasse na população o desejo de participar do sorteio.

Plano:

Os principais objetivos traçados eram divulgar o sorteio especial e todos os detalhes para participação, alavancar as vendas, incentivar o apostador de todas as idades (maiores de 18 anos) e diversas classes sociais e atrair novos apostadores para as Loterias da Caixa. O trabalho também visava fortalecer a temática do concurso (Independência), a fim de consolidar a percepção do apostador de que há grandes prêmios oferecidos nas Loterias da Caixa no decorrer do ano e não apenas na Mega da Virada. Todo o trabalho deveria dar continuidade ao conceito de loterias usado pela Caixa desde 2009: “Pra sorte todo mundo é igual. Acredite e aposte”, assinatura que está conectada à ideia de que a Caixa é um banco para todos.

Execução/Ativação:

Para materializar o conceito de que a sorte e o desejo de mudar de vida valem para todas as pessoas, a agência lançou mão de um personagem urbano que está presente no imaginário das grandes cidades: o homem-estátua prateado. No filme, peça principal da campanha, ele aparece tomando um banho, se livrando contente da tinta que usa para trabalhar. Logo revela-se que ele está, na verdade, sonhando-enquanto aguarda a fila andar na lotérica, à espera de comprarseubilhete. Ao mesmo tempo emque a tinta cinza escorrendosimboliza a transformação, alude à raspadinha tão comum a jogos desse tipo.Além de TV, a campanha se estendeu em spots de rádios, anúncios de jornal, materiais de PDV para as casas lotéricas e peças de internet. Um anúncio especial no Jornal Metro trouxe um volante da Lotofácil da Independência destacável da mão do homem-prateado, com uma mensagem divertida para que as pessoas não se esquecessem de apostar. Também foram feitas ações promocionais em sinaleiras das principais capitais brasileiras, com promotores “vestidos” de homem-prateado divulgando o concurso e incentivando a participação.

Resultados

A segunda edição da Lotofácil da Independência apresentou a maior arrecadação do ano para todos os concursos do portfólio das Loterias da Caixa. Foram R$ 184.038.946,25, com 40.858.948 bilhetes (147.231.157 apostas) comercializados. Mais de 15 milhões de ganhadores foram contemplados neste concurso, considerando todas as faixas de premiação. De cada dez apostas, uma foi premiada, gerando uma quantidade de prêmios maior que toda a população do estado da Bahia ou a soma da população de toda a região Centro-Oeste do país. A Lotofácil da Independência quebrou ainda o recorde de mais de 1.700 transações por segundo nas casas lotéricas. Mais de R$ 99,1 milhões do valor arrecadado no concurso da Lotofácil da Independência foram destinados aos beneficiários legais e entidades não governamentais para investimentos em áreas prioritárias para o desenvolvimento do País - saúde, educação, segurança, cultura e esporte, cumprindo com sucesso os repasses sociais. Resumo dos resultados da Lotofácil da Independência 2013; Recorde de arrecadação em todos os concursos do ano; Recorde em número de transações por segundo; Mais de R$ 99,1 milhões em repasses sociais; Mais de R$ 73 milhões no prêmio principal.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by