vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CAIXA: Mega da Virada 2012



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Dentro do universo das Loterias Federais, um aspecto estratégico considerado – inclusive em âmbito internacional – é a utilização de datas comemorativas, que são momentos de evidência e de positividade no calendário, para a realização de sorteios especiais. No Brasil, o maior exemplo disso é a Mega da Virada. Lançada há quatro anos pela CAIXA, ela foi criada com o objetivo de ser incorporada às tradições de fim de ano dos brasileiros que sonham em começar o ano com uma verdadeira mudança de vida.

Problema/Desafio/Oportunidade

São 50 anos de história povoando o imaginário do brasileiro e alavancando seus sonhos. É difícil, praticamente impossível, encontrar no país quem não tenha feito sua aposta e, principalmente, encontrar cidadãos brasileiros que não conheçam as Loterias da CAIXA. As Loterias têm proporcionado alegria e esperança de mudança de vida para milhões de brasileiros. A Mega da Virada é o principal produto que motiva essa esperança, pois quem nunca sonhou em virar o ano milionário? O produto superou expectativas durante três anos consecutivos, se tornando um grande sucesso. Se, nos três primeiros anos, a Mega da Virada havia sido um grande sucesso, as expectativas para a edição de 2012 eram ainda maiores e desafiadoras.A CAIXA entendia que, no mínimo, deveriam ser superados os números dos anos anteriores, quebrando recordes, e o maior desafio estava em reinventar um produto que já havia perdido as características de novidade. A campanha deveria estimular as apostas e, principalmente, aumentar o número de apostadores, posicionando a Mega da Virada como uma tradição de fim de ano de todos os brasileiros.

Plano

Para superar os sucessos anteriores, a ideia foi explorar, em tom bem-humorado, uma pergunta recorrente no imaginário de todos os apostadores: “imagina se você ganha?” A campanha foi materializada mostrando um grupo de amigos conversando em um churrasco, quando um deles faz a pergunta e os outros, com respostas hipotéticas, começam a imaginar o que fariam com tanto dinheiro. Como diferencial, buscaram-se formatos de filmes rápidos e outros formatos (internet, rádio, mídia exterior, material de apoio) para despertar o interesse do público, além do aumento da frequência da mídia. A campanha também reforçou importantes diferenciais do produto, como o fato de não acumular e um componente especial: a possibilidade de apostar em grupo no Bolão CAIXA. Na última semana de apostas, foi veiculado um novo filme, que atualizava o valor do prêmio na medida em que fosse acumulando.

Resultados

A edição de 2012 superou as expectativas iniciais e bateu cinco novos recordes da Mega-Sena: Maior arrecadação mensal da história: R$ 984,2 milhões; Maior venda por concurso: R$ 640,5 milhões; Maior prêmio na história: R$ 244,7 milhões; Maior valor em prêmios totais distribuídos: R$ 335,8 milhões; Maior quantidade de pessoas premiadas: 114.629.

 

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by