vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cooperforte: Concurso Cultural Compartilhe Cooperforte



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Com o objetivo de ter acesso a crédito com encargos menores, 33 funcionários do Banco do Brasil se uniram em 1984 para fundar a cooperativa de crédito, e por meio da cooperação, financiar uns aos outros. Em dois anos de atividades a Cooperforte recebeu como associados os servidores do Banco Central, além dos funcionários do Banco do Brasil. Também ampliou sua atuação, que passou a ser nacional. E em 1999, a cooperativa associou os funcionários da Caixa Econômica Federal, do Banco da Amazônia, do Banco do Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos cônjuges, filhos e pais dos cooperados. Sua atuação é essencialmente virtual, com 5 escritórios nos principais centros do país e concentração de suas operações na internet e call center. Com este amplo público, em 2009 a Cooperforte alcançou o marco de 100.000 associados. E em maio de 2013, a cooperativa já dispunha de mais de 121 mil cooperados. Sendo o bom atendimento o diferencial de sua atuação, a cooperativa sempre prezou tratar cada associado de maneira única, tendo em conta que os cooperados são, na cooperativa, clientes e donos ao mesmo tempo. Pesquisa de opinião com os associados que operaram regularmente com a Cooperforte revelou índice de satisfação de 99% deles.

 

Problema/Desafio/Oportunidade

Sustentar essa satisfação adquirida se tronou um desafio, pois a excelência na prestação de seus serviços estava comprovada, mas era preciso mais do que bom atendimento para aprimorar sua atuação em 1%, como apontado na pesquisa de opinião. A Cooperforte recorreu, então, à sua maior força – o sentimento dos associados pela cooperativa e sua disposição em fazer a propaganda boca a boca. Reconhecendo e valorizando este orgulho de fazer parte da cooperativa, a Cooperforte considerou alcançar satisfação plena de seus associados, que no envolvimento emocional com ela seriam capazes de “perdoar” as pequenas falhas. E para recompensar esta lealdade foi elaborado em setembro/2012 um concurso cultural que jogasse luz sobre o próprio cooperado, para que ele brilhasse e fosse premiado por contar sua história com a Cooperforte.

 

Plano

O concurso cultural foi aberto a todos os associados Pessoa Física, com a expectativa de obter 30 depoimentos, em forma de vídeo ou de texto. Os Associados Pessoa Jurídica, diretores, membros de conselhos e órgãos de gestão da cooperativa, funcionários e prestadores de serviços foram vetados de participar. O Concurso Cultural Compartilhe Cooperforte permaneceu por aproximadamente 90 dias, para que os cooperados contassem suas experiências com a cooperativa no hotsite, e após disso foi realizado um julgamento e a premiação dos depoimentos mais criativos.

 

Execução/Ativação

Todos os depoimentos concorreram a 1, 2 e 3 lugar em ambas as categorias – vídeo e texto (com ou sem foto) – com prêmios correspondentes a cada colocação. E todos os participantes concorreram ao sorteio de uma viagem a Punta Cana, na República Dominicana, com direito a acompanhante. A divulgação da campanha, feita em mídia impressa e digital, privilegiou o ambiente digital, com banners e papéis de parede nos perfis da Cooperforte nas redes sociais Facebook, YouTube, Twitter e no site da cooperativa. O call center da Cooperforte contatou 650 associados considerados influenciadores, para participar da campanha e incentivar outros à participação. No período para registro dos depoimentos, a cooperativa fez ampla divulgação em seus canais de comunicação, incentivando os associados a participar do concurso cultural. E em todos os atendimentos prestados pelo call center receptivo o convite à participação foi feito. Os depoimentos mais criativos receberam prêmios entre TV de última geração a filmadora, sendo eles produtos da Sony, empresa parceira da Cooperforte na promoção. E foram transformados em vídeo institucional, veiculado no canal da Cooperforte no YouTube.

 

Resultados

A ação comprovou o orgulho dos associados em fazer parte da cooperativa, contando suas histórias. A participação no concurso cultural excedeu a meta, chegando a 150 depoimentos, mostra da confiança dos cooperados, que veem na Cooperforte uma instituição que os apoia e está com eles em todos os momentos. Nunca antes a Cooperforte havia promovido um concurso cultural, e a ação abriu precedente positivo para novas mobilizações dos cooperados. Sobre o número de associados da Cooperforte houve aumento de 20% de novos entrantes, no período de setembro a dezembro/2012 (2.300 novos associados), em comparação ao mesmo período de 2011 (1.898 novos associados).

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by