vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Damha Urbanizadora: Villages Damha I e II: Feira de Santana (BA) recebe o melhor conceito de urbanismo do Brasil de braços abertos



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Fundada em 1979, a Damha Urbanizadora é uma empresa que desenvolve e executa loteamentos fechados e condomínios residenciais, reconhecidos pelas altas qualidades urbanística e construtiva. A empresa, que até o momento possui 52 empreendimentos em diversos Estados, com mais de 20 mil unidades comercializadas, aplica em seus projetos o que há de melhor em conceito de urbanismo no País: uma infraestrutura altamente qualificada, em perfeita harmonia com a natureza. A empresa também tem a sustentabilidade e as ações sociais com as comunidades da área de influência de seus residenciais como pilares estratégicos, por meio da atuação da Associação Bairro Sustentável (ABS), criada em 2011, em diversas praças, onde possui empreendimentos. Com presença forte e consolidada no interior do Estado de São Paulo, a Damha iniciou em 2012 um plano de expansão nacional. Este plano abrangeu, entre outras, a Região Nordeste, onde a empresa chegou no segundo semestre com sucesso: venda total no empreendimento em São Luís (MA) e alta receptividade no de Barra dos Coqueiros (SE).

Problema / Desafio / Oportunidade

Em 2013, a Damha Urbanizadora escolheu a região de Feira de Santana (BA), vista como viável e atrativa, com uma série de vantagens para a instalação de empreendimentos imobiliários horizontais. Além de características topográficas favoráveis, a cidade possui diferenças em relação ao padrão nordestino atual por apresentar um mercado imobiliário crescente e receptivo a projetos marcados pela infraestrutura de qualidade e inovação. Mas este mercado novo encontra-se em região econômico-geográfica distante da maioria de seus empreendimentos, lançados até então. Soma-se a isso o fato de a empresa não ter tido atuação local prévia e o público consumidor ainda não estar familiarizado com a marca Damha e seus conceitos de moradia e bem-estar. A meta da urbanizadora, além da fixação da marca e aceitação do público, consistiu em fazer com que os empreendimentos a serem lançados obtivessem, em vendas, o mesmo sucesso registrado anteriormente nos outros Estados. Era preciso, acima de tudo, garantir o êxito comercial de dois novos produtos - os Villages Damha I e II -, e fazer com que a empresa, seus produtos e sua atuação no entorno dos empreendimentos fossem bem aceitos na cidade. Ao mesmo tempo em que se preparava para lançar seus empreendimentos, a empresa também se preocupava com a atuação social junto à comunidade. A Associação Bairro Sustentável definia em paralelo ações de revitalização na Comunidade São Francisco de Assis, bem como parcerias com o poder público para obras de infraestrutura locais.

 

Plano

Apesar de ser reconhecida e vitoriosa em outros Estados do País, a Damha Urbanizadora era desconhecida entre o público local quando decidiu lançar seu primeiro empreendimento em Feira de Santana. Para atingir os objetivos estabelecidos, os empreendimentos Damha necessitavam de um plano de marketing agressivo e diferenciado. O primeiro passo foi introduzir a marca no cenário da região e, em seguida, lançar os empreendimentos, de forma que fosse criada uma identificação com a utilização de elementos locais conhecidos. O bom aproveitamento do tempo para realizar as tarefas do cotidiano, como trabalho e lazer, foi um ponto enfatizado na campanha do Village Damha I. E, para sustentar esse apelo, havia um dado concreto: a distância entre o empreendimento Damha e o centro da cidade.

Execução e ativação

O foco inicialmente concentrou-se na divulgação da parte institucional da empresa, mostrando o histórico da Damha e sua credibilidade em outros mercados. A campanha do Village I definiu uma personalidade que tivesse raízes locais, o ator Lázaro Ramos, nascido na Bahia, conhecido e admirado nacionalmente. Posteriormente, para o Village II, sua esposa, a atriz Taís Araújo, entrou na campanha, com a “união” do casal refletindo a soma dos dois empreendimentos, em um conceito único. Os dois personagens estrelaram filmes de 30 e 60 segundos, que foram ao ar nas principais TVs locais, e anúncios veiculados em jornais, revistas, sites e rádios de grande audiência no mercado baiano. Dessa forma, a campanha fez-se presente no dia a dia dos feirenses e, para reforçá-la ainda mais, a instalação de outdoors e ações de panfletagem foram realizadas em locais estratégicos de grande circulação. Para o Village Damha I, o mote adotado foi: “A poucos minutos de tudo. Todo tempo do mundo para você”. O símbolo desse aproveitamento do tempo foi um relógio que, dividido em quatro quadrantes, demonstrava que o tempo é melhor aproveitado por quem possui um lote no Damha. Outras ações foram desenvolvidas para públicos específicos de interesse, como, por exemplo: um evento de relacionamento com a imprensa no mês de abril e um encontro exclusivo para 300 corretores e representantes de imobiliárias, em maio. Ainda, um estande de vendas foi instalado no Shopping Boulevard para distribuição de impressos e prestação de informações. Com o sucesso total de vendas dos 610 lotes do primeiro empreendimento na fase de pré-lançamento, um evento especial de confraternização e comemoração foi realizado também no mês de maio, com a presença de mais de 1.200 pessoas. Para o lançamento do Village II, em junho, era preciso aproveitar o bom momento e não deixar os clientes perderem o alto grau de interesse. A decisão de utilizar a atriz Taís Araújo como emblema do residencial foi muito oportuna. A afinidade e dinamismo do casal representam muito bem a ação conjunta do empreendimento Damha, em multiplicar oportunidades e satisfazer a demanda. Com o conceito “Tudo o que faltava para completar sua vida”, a veiculação ocorreu em rádios, mídias impressas (jornais e revistas), portais e blogs de internet, painéis de LED e frontlights, panfletos em semáforos muito frequentados e filmes para a TV com transmissão para as cidades da região do Centro Norte Baiano. A criação de uma loja conceito, erguida no coração da cidade, também serviu para dar suporte à visitação e ampliar o conhecimento do público.

Resultados

Em cinco meses, entre março e setembro de 2013, todos os 610 lotes do Village Damha I foram vendidos na fase de pré-lançamento e o segundo residencial segue com alto desempenho de vendas, atingindo 40% dos 683 lotes. Tal desempenho foi alcançado por uma empresa sem identificação prévia com a região e recém-chegada à cidade. Em pouquíssimo tempo, desenvolveu uma campanha consistente e vitoriosa. Além disso, com o trabalho desenvolvido pela Associação Bairro Sustentável, a Damha criou uma agenda positiva e um vínculo com a população do entorno e com o Setor Público.

 

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