vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Di Gaspi: “A Família Brasileira se vê na Di Gaspi. Com a Átomo e Carlos Casa Grande”.



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

O recente ganho de renda das classes C e D criou um grande bolsão de consumo. Essa demanda é cada vez mais influenciada pela moda e pelas marcas. O mercado varejista sentiu a necessidade de “reciclar” sua forma de comunicar com a classe C. Este consumidor busca novas atitudes das lojas e não apenas o apelo de preços baixos. Foi neste cenário que grandes players do segmento mudaram seu posicionamento radicalmente, com objetivo de estreitar o relacionamento com esse, que se tornou o principal consumidor brasileiro. E em 2009, buscando essa mudança, a Di gaspi traz Tibério Graco, executivo com grande vivência no comércio varejista e atacadista de Bens de Consumo, com passagem em empresas como Brasimac S/A, Comcenter, Vivo e Casa&Vídeo que chega com o desafio de implantar uma nova gestão de marketing à empresa.

Problema/Desafio/Oportunidade

Em 2013 a Di Gaspi amplia ainda mais o seu campo de comunicação tendo como foco principal a família brasileira. Este projeto foi desenvolvido com o objetivo aproximar os consumidores de todas as idades, aos mais variados segmentos da rede de lojas Di Gaspi, desde o setor de vestuário até o calçadista. A grande inovação deste trabalho é não vincular a marca a uma única personalidade, e sim a uma família de verdade e que traduz o conceito de encontrar tudo em um único lugar. Com este objetivo a Átomo trouxe para a campanha, composta por 09 filmes sequenciais a família do ator Carlos Casagrande. Esta estratégia representa a base da campanha: União familiar, amor, carinho e fraternidade. Outro fator importante para a escolha do ator é sua boa visibilidade através dos bons trabalhos desenvolvido na televisão em várias novelas da emissora Globo como também em diversas peças teatrais. Com a nova estratégia proposta, a marca, estreitou o relacionamento com os clientes, conquistou novos consumidores e novos parceiros, obteve retorno de mídia espontânea, e principalmente um grande salto na comunicação da marca.

Plano

A campanha que iniciou em janeiro/2013, teve como principal objetivo levar aos consumidores a diversidade de produtos que a Di Gaspi oferece, Seja para o público feminino, masculino, juvenil e infantil, sempre com muito estilo, preços justos e ofertas que prometem democratizar a moda para a família brasileira.Para aproximar ainda mais o consumidor da marca, todos os filmes foram protagonizados nas lojas da rede. Acompanhado da esposa, Marcelly Anselmé, e dos filhos, Theo, 06, e Luca, 03, o ator Carlos Casagrande, comenta sobre a nova experiência de trabalhar com a família. "Foi emocionante e muito divertido trabalhar com toda a família, os meninos curtiram demais, e com certeza as lentes vão transmitir esse astral", enfatiza o ator.

Execução/Ativação

INSTITUCIONAL: Para marcar a imagem da campanha e estabelecer um novo ponto de partida para comunicação, foi criada uma ação inédita para a marca. Um filme totalmente institucional. O filme, um “coringa” dentro da campanha, esteve presente em vários período do ano com o objetivo de marcar a união entre Di Gaspi e Família Casa Grande.

TROCA DE COLEÇÃO: Para marcar a entrada das estações criamos campanhas que explorassem as tendências da moda, de uma forma simples e cativante ao consumidor. A estratégia foi trabalhar com valorizando não apenas os preços, mas também, o estilo da família Di Gaspi e sua variedade de produtos.

CALENDÁRIO PROMOCIONAL: Para alcançar os objetivos propostos e superar os desafios que o mercado apresentava criamos um calendário promocional que explorasse as oportunidades para este público. Para o calendário promocional trouxemos ações de compre e participe, concursos culturais, comerciais de 30”, tabloides e material de PDV.

LIQUIDAÇÃO: A liquidação tão tradicional ao varejo ganhou uma nova roupagem e a força de descontos ficou mais agressivo. A presença da família também neste período é para fortalecer cada vez mais que a Di Gaspi tem tudo para a típica família brasileira. O consumidor que busca preço, com qualidade e estilo,

Resultados

Após início da campanha os resultados obtidos pela marca superaram suas expectativas. Além do sucesso das campanhas sazonais a rede expandiu a cobertura de suas campanhas, incluindo a praça de Campinas. Com o planejamento anual e a frequente presença na mídia garantiu que a marca atingisse mais de 160.000.000 potenciais consumidores. Outros fatores se destacam no crescimento da Di Gaspi em 2013, como a ampliação em sua rede de lojas. A estratégia de comunicação, em trazer uma personalidade e sua família como “representantes” da Di Gaspi mostrou para o consumidor a grandeza da marca, porém, de forma sútil, aproximando o público a marca.

 

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