vencedores - 2012

Publicado: quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Case Hospital Santa Paula: Cuide-se – Viva a Vida Melhor


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
A busca por melhor qualidade de vida abrange fatores que podem modificar a condição de vida do indivíduo passando a ser considerada como satisfatória para uma boa educação, bem-estar, alimentação entre outros fatores que aumentam a expectativa de vida e transformam a prática de novos hábitos em mais prazerosos. Mas para a melhor aplicação desses novos hábitos e reeducação do modelo de qualidade de vida, percebe-se a importância do relacionamento médico paciente para confiança e segurança na informação e orientação fornecidas. Trata-se da importância da humanização no atendimento. Nesse contexto surge o “Cuide-se, Viva a Vida Melhor” com a proposta de transformar esse cenário, através de campanhas, parcerias, eventos com orientações sobre os cuidados necessários para a saúde física e mental.


Problema/ Desafio/ Oportunidade

Para enfrentar os males causados pela falta de informação e poucos recursos oferecidos para os cuidados necessários a saúde. O Hospital Santa Paula preocupado com a saúde de seus colaboradores criou o programa “Cuide-se, Viva a Vida Melhor” para conscientizar sobre a importância da orientação com os cuidados na saúde física e mental, diante dos desgastes que as pessoas sofrem nas relações do trabalho, da família e dos grupos sociais em que fazem parte.


Plano
A humanização é a competência essencial do Hospital Santa Paula e nesse sentido são desenvolvidas as ações para o programa “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”, sempre alinhadas com as diretrizes estratégicas da instituição de forma que os cuidados com a saúde do colaborador seja o mais importante.


Execução/ Ativação
O hospital proporcionou aos seus colaboradores e comunidades acesso às experiências desejáveis com informações que possibilitem alcançar uma melhor qualidade de vida. Além de incentivar às atividades físicas, realizar eventos e campanhas de endomarketing possibilitando maior integração e relacionamento entre as pessoas. Sua equipe de profissionais multidisciplinares desenvolveu um cronograma de palestras educativas; eventos em locais públicos oferecendo gratuitamente atividades como: teste de glicemia, teste de colesterol, verificação de pressão arterial, IMC e circunferência abdominal, orientações sobre alimentação saudável, orientações sobre postura corporal e atividades físicas. Como incentivo à prática de caminhada e corrida ofereceu aos colaboradores a equipe Running For Life com orientação de uma assessoria esportiva totalmente custeada pela instituição. O serviço de medicina ocupacional identifica e encaminha os colaboradores que fazem parte de grupos de riscos (hipertensão, diabetes, e outros) para tratamento e acompanhamento com especialistas da equipe multiprofissional. Os grupos são: Eu vou parar de fumar – combate ao tabagismo com apoio e tratamento; Feliz com a vida - apoio psicológico; Coração é vida - apoio cardiológico com encaminhamento ao cardiologista; Diabético sim, Doente não - aos diabéticos ou com suspeita do diagnóstico; Harmonia com o Corpo - controle de peso acima ou abaixo do peso ideal seguindo o IMC (Índice de Massa Corpórea); Sustentação e Força - promoção, prevenção e tratamento osteomuscular; Jornada Ativa - aulas de Ginástica Laboral; Fisio-Life: para realização de seções de fisioterapia; Mulher em Evidência – encaminhamento ao ginecologista.


Resultados
Identificada a carência das pessoas em atenção e informação sobre cuidados e orientações da saúde, o hospital disponibilizou sua equipe de profissionais multidisciplinares em locais públicos de fácil acesso à comunidade para interagir e compartilhar experiências que possibilitou a formação de multiplicadores dessas informações e benefícios para uma melhor qualidade de vida. Como feedback cartas e e-mails enviados por participantes demonstram o retorno imensurável para o profissional que atua com eficiência e carinho favorecendo a humanização na relação médico paciente. A existência da preocupação das pessoas com a saúde e a importância dessas ações com acesso as orientações é observada através do gráfico da ação para o Dia Mundial da Saúde, realizada todo mês de Abril, há cinco anos, o aumento dos números de atendimentos realizados.


 

 

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by