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Publicado: quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Case Madame Valentine: Átomo e Madame Valentine, apaixone-se por essa história


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Depois de 10 anos à frente de uma agência de comunicação como sócia e diretora de operação e gestão, onde adquiriu experiência em uma série de ações ligadas à publicidade, eventos e moda para marcas, Patrícia Gusmão foi em busca de um novo e promissor empreendimento: lançou, em setembro de 2010, uma marca de calçados, bolsas e acessórios femininos. Mergulhou em um planejamento que consumiu mais de um ano de trabalho para entender a moda ao redor do mundo, a cabeça do consumidor brasileiro e as características de um mercado que fatura, atualmente, R$ 2 bilhões somente em exportação, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (ABICALÇADOS). Madame Valentine é uma marca de calçados e acessórios femininos que nasce com uma Flagship Store situada nos Jardins. Seu conceito é oferecer às consumidoras antenadas e exigentes artigos de qualidade e tecnologia, que seguem as tendências das passarelas internacionais, sem perder o estilo característico e a personalidade da moda brasileira, que vem se destacando mundo afora. Um calçado Madame Valentine, envolve os pés das mulheres com design, sofisticação e, acima de tudo, muito conforto. Bolsas, carteiras e bijuterias finas completam seu “mix” de produtos. No ano seguinte ao seu lançamento, a marca ganhou uma segunda loja em um dos pontos mais sofisticados de Pinheiros: o Shopping Villa-Lobos, pólo de consumo e sofisticação. Com apenas dois anos de existência, a marca já é sucesso absoluto entre consumidoras de todo o Brasil, e, apesar de localizada na cidade de São Paulo, vem conquistando clientes do mundo inteiro. Madame Valentine está em pleno crescimento, ampliando a venda de seus produtos para as principais capitais brasileiras. Sempre com o mesmo cuidado e a mesma dedicação. Seu plano de expansão multimarca está sendo conduzido com força total.


Problema/Desafio/Oportunidade

Criar uma nova marca de calçados, bolsas e acessórios, em um mercado que têm players como Arezzo, Corello, Capodarte, schutz, luz da lua, Mr.Cats, Carmem Steffans, Via Uno, Santa lolla, algumas com mais de 40 anos no mercado. Investir em um relacionamento experiencial e quente com o consumidor. Pensando nas tendências e novidades nas coleções, com um olhar particular sobre o poder da paixão no universo feminino e o projeto arquitetônico vintage inspirado nos bistrôs parisienses são os grandes diferenciais.


O Plano

Com posicionamento focado em um público bastante exigente, a marca nasce com a missão de democratizar a moda que trás coleções pautadas na moda mundial, porém com preços competitivos. Aliado a isso, um forte plano de ação se valia de todas as ferramentas de marketing. Tudo para propor as consumidoras uma nova experiência: desde a recepção e o atendimento cuidadosos – com gastronomia internacional – a campanha de mídia impressa em revistas como Elle, Vogue, Caras, Claudia, Estilo, entre outras.


A Ativação

A marca também teve forte presença on-line, por meio de blogs, ações no Facebook e Twitter. Por meio de ativação de sampling diferenciados e corajosos, que enfatizavam o romantismo, Madame Valentine destacava o romantismo e reforçava a imagem feminina como única. Ações de relacionamento e eventos exclusivos com presença de personalidades notórias, como: Carlos Casagrande, Negra Lee, Beth Zafir, entre outros, trouxeram também uma forte presença na mídia e ajudaram a alavancar a marca.


Resultados

Os resultados aparecem com a procura nacional pelos produtos, com clientes vindos de várias partes do Brasil para a loja Matriz. Celebridades como Miley Cyrus, que em visita ao Brasil, adquiriu produtos da marca e falou para a imprensa sobre os produtos. O que gerou enorme “Buzz”. Assim como Orly Adelson, representante da Miss Universo que, na etapa que aconteceu no país, se apaixonou pela marca e usou no Grammy Latino. Relevante o Plano de negócios acentuado ganha ampliação rapidamente: primeira loja instalada em 300m2 nos jardins, segunda inaugurada em abril de 2012, no Shopping Villa Lobos, processo de finalização do e-commerce e implantação de duas novas lojas físicas, no Rio de Janeiro e em Curitiba. Os resultados, e a forte busca de investidores para a marca, anteciparam para 2013 um plano de crescimento.

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