vencedores - 2013

Publicado: terça-feira, 19 de novembro de 2013

Petronas Lubrificantes Brasil: “Átomo e Petronas. Presente no mundo, no Brasil e na sua vida”.



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias


Petronas é uma petrolífera malaia, que já atuava no Brasil desde 2006. Decidida a comunicar para o público brasileiro, encontrou o parceiro para mostrar sua grandeza e sua presença no país. Criamos uma campanha integrada completa, desde o filme – com estreia no intervalo do Fantástico – até material para equipe de vendas, num spread de mídia que alcançou o campo, a cidade e a indústria. Isso é que é estar presente.


Problema/Desafio/Oportunidade


Apresentar a Petronas ao mercado Brasileiro; Apresentar a linha de produtos; Gerar awareness para marca; Criar uma identidade para a marca no Brasil.


Plano


Assim, criamos uma campanha que aproximou a marca Petronas dos consumidores brasileiros. Percebemos que a maioria das marcas são essencialmente RACIONAIS. Petronas poderia então se apropriar de um espaço ainda pouco utilizado (tom emocional) sem perder suas características de qualidade e performance.


Execução/Ativação


Nossa estratégia de branding se baseia em 2 momentos distintos: 1 Comunicação ao grande público | 2 Comunicação focada. O que promovemos em cada fase: 1 - Campanha Institucional: Conhecimento de marca; Emoçã; Percepção de Credibilidade. 2 - Campanha de Produto: Motivação; Call to action – Compra; Fidelização. Em 9 meses de campanha focamos no target: Ambos os sexos entre 18 – 59 anos; Target Primário: Classe AB. A estratégia de mídia foi elaborada focada por cluster : 1 Cluster – Aficionados; 2 Cluster – Conhecedores e profissionais; 3 Cluster – Baixo conhecedores; 4 Cluster – Não conhecedores.


Resultados


Realizamos diversos exercícios de caminhos criativos para apresentar a Petronas ao país e para isso tivemos como fundamento 3 grandes considerações: A concorrência já aborda temas racionais como: tecnologia, performance, inovação, etc; Tinhamos a oportunidade de ir na contramão das atuais linhas de comunicação, de modo consistente elevando as key features da marca com uma abordagem mais amigável; Clara necessidade de falar com diversos públicos no primeiro momento da Campanha que iniciemos um processo de relacionamento. Precisávamos que o grande público percebesse que a PETRONAS, enquanto Companhia está mais próxima e mais presente no dia-a-dia. A PETRONAS ESTÁ PRESENTE EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO E AGORA ESTARÁ PRESENTE NO BRASIL E NA VIDA COTIDIANA DE TODOS OS BRASILEIROS. Assim, criamos o conceito: “Petronas, presente no mundo, no Brasil, na sua vida.” Este conceito foi desdobrado durante 9 meses de campanha, composto por filme institucional, 04 anúncios institucionais, 05 anúncios de produto, além de 05 spots voltados também para produtos. Após um ano de campanha obtivemos: 20% de crescimento no share; 5% no aumento na lembrança de marca; 500.000.000 de impactos; Conquista de novas redes de distribuição.


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  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
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  • Nova Vigor Mix
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