vencedores - 2013

Publicado: quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rock in Rio: Rock in Rio 2013



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

O Rock in Rio é criado em 1985 por um homem de comunicação, o publicitário e empresário Roberto Medina. A 1 edição daquele que já nascia o maior festival de música e entretenimento do mundo, devido aos números gigantescos de público, consumo e alcance mediático revelou-se uma poderosa plataforma de comunicação e suas ferramentas vêm sendo utilizadas pelas maiores marcas do mundo na busca (e alcance) dos melhores resultados em publicidade, promoção e assessoria de imprensa, além de, em diversos casos, na angariação e fidelização de clientes e no incremento nas vendas de produtos e serviços. Desde sua criação, o projeto já passou por 13 edições, havendo voltado ao Brasil em 2011, ainda mais sofisticado, mais completo e mais encantador. Em 2014, completa uma década de presença em Portugal e, em 2015 celebra seu Aniversário de 30 anos de existência com uma grande festa que vai mobilizar o Rio e o restante do Brasil, além de marcar sua entrada no mercado americano, onde Las Vegas será a primeira cidade do país a receber o Rock in Rio USA.

Problema/Desafio/Oportunidade

Um dos principais drives da marca Rock in Rio é a busca pela superação de resultados. Mas como superar resultados tão positivos quanto os alcançados, por exemplo, na edição brasileira de 2011? 488 milhões de reais gerados em mídia espontânea, 96% de notícias positivas, 4,5 milhões de seguidores nas redes sociais, 700.000 ingressos esgotados em 4 dias. Seria possível superar cifras já tão surpreendentes?

O Plano

E por acreditar que mais do que o anúncio da banda “x” ou “y”, o que converte o impulso de um fã na compra efetiva de um ingresso é o desejo de viver o Rock in Rio em todos os seus momentos - não só nos dias de festival, mas especialmente nos meses que o antecede, na preparação dessa grande festa, desde a contagem regressiva de 1 ano, passando por cada ação de PR, cada campanha, cada promoção - é que o Plano de Comunicação do Rock in Rio conta com mais de 50 momentos de contato, ou melhor, de fortalecimento de vínculo com o público ao longo de 12 meses de estratégia. Cada um destes momentos tem o drive de abastecer os três pilares da comunicação do festival: Digital, Mídia e Propaganda.

Execução/Ativação

A plataforma de comunicação do Rock in Rio inicia exatamente 365 dias antes do festival. No documento original poderão encontrar o detalhamento mensal do plano de 1 ano de comunicação.

Resultados

A exposição mediática do Rock in Rio 2013 foi avaliada em 611 milhões de reais, com 98% de notícias positivas. A meta era igualar ou superar os 488 milhões de reais, com 96% de notícias em 2011. As redes sociais do festival ultrapassaram os 10 milhões de seguidores. A meta era dobrar a cifra de 4,5 milhões conquistados até a edição de 2011. E os últimos 400.000 ingressos colocados à venda ao público esgotaram-se em 4 horas e 4 minutos, quando outras 2 milhões e 100 mil pessoas encontravam-se na “fila virtual” na tentativa de garantir sua entrada na Cidade Rock. Se considerávamos a venda de 600.000 ingressos em 4 dias em 2011 como um feito difícil de superar, surpreendemo-nos a nós próprios com a resposta do público ao nosso “convite”.

 

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