vencedores - 2012

Publicado: quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Case SBT: Carrossel


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
Fenômeno de faturamento e audiência, a novela Carrossel iluminou toda a grade do SBT. A ideia de produzir um remake da novela Carrossel era um projeto antigo; Sucesso da Televisa nos anos 1980. No México, a primeira versão de Carrossel foi exibida no SBT três vezes nos anos 1990; O horário nobre da TV aberta não oferecia uma programação destinada à família. A proposta era mostrar ao público uma versão atualizada, que voltasse a reunir a família em frente à TV. Carrossel desde os anos 1990 já era uma marca com tradição e carisma; Apesar de conhecida, a marca precisava ser modernizada e adaptada aos tempos atuais.


Problema/Desafio/Oportunidade
Não associar a marca Carrossel ao conceito de passado e à falta de inovação. Adaptar aos tempos atuais e topicalizar a trama. Desafios: Conquistar o público no horário nobre; Disputar espaço com uma das principais atrações jornalísticas da televisão brasileira; Atrair as crianças que migraram para a TV a cabo por falta de programação adequada no horário; Mostrar um conteúdo que pudesse ser visto por toda a família; Exibir um produto adequado à realidade brasileira; Modernizar sem perder a identidade de trama.


Plano
A memória afetiva do público que assistiu a trama nos anos 1990 foi o ponto de partida para a estratégia de marketing; Baseada em duas etapas, o objetivo principal era fazer com que o nosso principal público alvo buscasse na memória situações que os fizessem lembrar da sua infância e da época em que assistiram a primeira versão da novela no SBT.


Execução/Ativação
Inicialmente, buscamos sensibilizar as pessoas que viram a primeira versão e hoje se tornaram pais e mães. O objetivo era que elas incentivassem seus filhos a verem a nova versão e que a novela reunisse novamente as famílias. Estruturamos a estratégia de marketing em: Ações e divulgações internas; Ações e divulgações para o trade; Ações e divulgações para o telespectador; Ações e divulgações das afiliadas e regionais; Ações e divulgações para imprensa.


Resultados
Maior audiência nos últimos 10 anos. Média de 12.8 pontos de audiência; FATURAMENTO – crescimento de 77% no horário, nos primeiros três meses. Previsão de superar 100% nos próximos meses; MÍDIA ESPONTÂNEA – Mais de R$ 12 milhões somente no mês do lançamento. Ibope: Diretoria Comercial – Inteligência de Marketing – Pesquisa e Análise de Audiência. Em Outubro*, entre as crianças de 04 a 11 anos, a novela está em 1 lugar e com 81% mais audiência do que a Globo no target. Líder de audiência também ao considerarmos os adolescentes, no target de 04 a 17 anos, 36% a mais do que a Globo. Ibope: Diretoria Comercial – Inteligência de Marketing – Pesquisa e Análise de Audiência. Alto índice de audiência entre Donas de Casa com crianças de 02 a 09 anos, 11,2 e afinidade de 188%; 233% de afinidade com o público de 04 a 11 anos; 123% de afinidade com o público de 12 a 17 anos. No primeiro mês de exibição, nossa audiência cresceu 135%. Em 2012, no horário de exibição, nossa audiência cresceu 170%. Em 2012, na média 24 horas, nossa audiência cresceu 15%. Cada capítulo de Carrossel é visualizado por cerca de 20 mil internautas por dia no Youtube. Fan page do Carrossel possui mais de 132 mil fãs. Assuntos relacionados à novela Carrossel são Trending Topic Brasil pelo menos uma vez por semana.


 

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by