vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

C&C – Faz parte da nossa casa. Faz parte da sua vida





Empresa: C&C

Case: FAZ PARTE DA NOSSA CASA. FAZ PARTE DA SUA VIDA




O PROBLEMA:
O ano de 2009 chegou acompanhado de uma grande crise mundial que trouxe profundas conseqüências para o Brasil. Como resposta à crise, a rede C&C, uma das maiores redes de Home Center do País, e sua agência de comunicação, a 141 Newport, investiram num novo posicionamento, para consolidar a marca C&C na cabeça do consumidor, aproveitando que a categoria do varejo de materiais de construção no Brasil, era ainda pouco explorada em termos de construção de marca.



O DIAGNÓSTICO:
A C&C deveria adotar um novo posicionamento de marca que orientasse todas as decisões da empresa e a sua essência. Além disso, uma outra preocupação, era mostrar que a C&C sabe que uma obra é mais do que planejamento ou um bom projeto. A C&C deveria passar a oferecer todo tipo de produto para casa: do cimento da construção ao porta retratos da decoração. Cada uma de suas 40 lojas deveria mostrar que a C&C está cada vez mais perto de seus clientes, compreendendo e atendendo as suas necessidades.



O PLANO:
A partir de visitas realizadas a homes centers de países desenvolvidos e de uma análise profunda da agência de comunicação da categoria do varejo de materiais de construção no Brasil, inspiraram a direção da C&C a criar uma loja diferente que, além de aproveitar os recursos naturais em sua própria operação, realizasse parcerias para oferecer serviços e produtos voltados à preservação do planeta. O que seria uma reforma de uma loja já existente na Marginal Tietê, em São Paulo, transformou-se numa construção totalmente planejada em novo terreno, respeitando-se a topografia e planejando-se cada detalhe para servir de exemplo de sustentabilidade. Assim surgiu a Loja Verde C&C: o primeiro home Center sustentável do País. Uma loja modelo, com inovações que já estimularam mudanças nas outras 39 unidades da rede, consolidando a nova postura da empresa.



A EXECUÇÃO:
A nova C&C Marginal Tietê começou a operar em maio de 2009, contando com uma série de novidades como: reaproveitamento de água, utilização de energia ecoeficiente, equipamentos que separam materiais recicláveis em lâmpadas, coleta de lixo tóxico e parceria com novos fornecedores de produtos ecológicos. A Loja Verde C&C tornou-se tema de palestras de executivos da rede, convidados a apresentar seu projeto em instituições como a FGV, em eventos como o Casa Cor ou em promoções realizadas por shopping centers. A nova loja oferece produtos exclusivos aos seus clientes organizados em 3 categorias sustentáveis: Ecoprodutos, Ecoeficientes e Ecossociais. Como estratégia de marketing a C&C adotou o conceito Faz parte da sua casa. Faz parte da sua vida, que tem como objetivo mostrar que além de sonhar com a casa própria, era possível sonhar com um mundo melhor para as pessoas, valorizando o conceito da sustentabilidade e preservando o planeta, que é a nossa casa.Foram desenvolvidos 2 comerciais de TV com esse conceito; internamente, a C&C promoveu treinamentos para os funcionários da nova loja, abordando uma série de temas pertinentes à atuação de um espaço sustentável. Também se promoveu a abertura de uma central para receber emails com os orçamentos dos clientes, evitando impressões e foram produzidos banners e mensagens nas camisetas dos funcionários para incentivar a coleta seletiva de lixo.



OS RESULTADOS:
Quatro meses após a inauguração da loja Verde, a C&C promoveu uma pesquisa com um grupo formado por 69% de homens e 31% de mulheres, sendo que 92% da mostra pesquisada já eram clientes da rede. A maioria das pessoas entrevistadas não só demonstrou conhecimento sobre sustentabilidade, como aprovou a iniciativa da C&C, sugerindo uma maior divulgação do espaço e mais promoções de produtos ecológicos.



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