vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

CERVEJARIA PETRÓPOLIS – ITAIPAVA PREMIUM




CERVEJARIA PETRÓPOLIS

Case: ITAIPAVA PREMIUM



PROBLEMA - No Rio de Janeiro, de um modo geral, os consumidores da classe AA não diferenciam uma cerveja Premium de uma cerveja comum. A Itaipava Pilsen, após um eficaz trabalho de marketing e de comunicação conseguiu reverter essa tendência, conquistando uma ótima imagem no Rio de Janeiro, sendo reconhecida pelo consumidor carioca como uma cerveja de excelente categoria. Mas para continuar crescendo na classe AA, a Cervejaria Petrópolis resolveu lançar a Itaipava Premium com grande força no mercado carioca, apresentando ao consumidor um produto realmente diferenciado. No mercado paulista, o objetivo do lançamento era ajudar a fortalecer ainda mais a imagem da marca Itaipava como um todo e conquistar uma parcela ainda maior de consumidores classe AA.

DIAGNÓSTICO - A categoria de cervejas Premium vem alcançando um considerável crescimento, chegando a representar aproximadamente 6,8% do faturamento das vendas. Em função desse crescimento foi percebida a oportunidade de se criar uma linha completa para a Itaipava Premium. O desafio da Cervejaria Petrópolis era conquistar o nicho de cervejas Premium com novas apresentações de embalagens para diferentes ocasiões de consumo (extensão de linha.

PLANO - A Cerveja Itaipava Premium manteve sua receita original, que é considerada uma cerveja com elevado padrão de qualidade e um sabor incomparável, elaborada com ingredientes nobres e matérias primas selecionadas, que passam por um rigoroso processo de produção. Foram verificados quais os tamanhos de embalagens poderiam complementar a linha Itaipava Premium, já que até o momento só havia embalagem long neck: lata 350 ml e garrafa 600 ml sem retorno. Para identificar o posicionamento de marca foram desenvolvidas pesquisas nas principais praças de distribuição da cerveja: São Paulo (capital e algumas cidades do interior) e Grande Rio de Janeiro, a qual foi classificada como numa marca jovem, fashion e inovadora.

EXECUÇÃO -
As embalagens da linha Itaipava Premium Lata 350 ml, garrafa 600 ml e a long neck foram desenvolvidas em uma cor especial, creme, que identifica toda a linha. Suas embalagens de transporte são diferenciadas, mais sofisticadas que as das empresas concorrentes, em papel cartão, com a cor creme e alguns destaques em dourado. Para o lançamento da extensão da linha Premium foram selecionados pontos de vendas especiais como casas noturnas, bares da moda e restaurantes diferenciados. Para o auto serviço foi direcionada a distribuição para as grandes redes de supermercados, empórios e lojas de conveniência. Todo o material de merchandising foi cuidadosamente elaborado para apresentar o conceito Itaipava Premium com o requinte e sofisticação para atender o perfil do seu consumidor. Como estratégia de comunicação para o lançamento da extensão da linha Premium foi desenvolvida toda uma campanha baseada no conceito de um produto nobre para consumidores diferenciados, transmitindo seu principal diferencial que é o sabor: Ïtaipava Premium. Sabor Incomparável”. Para atingir com eficácia seu público alvo a Itaipava adotou como estratégia o patrocínio dos mais importantes eventos nos setores da moda, gastronomia, entretenimento e música e realização de projetos especiais como o Botequim Itaipava – espaço criado em 2006 no Rio de Janeiro, com o intuito de agregar um público alto potencial.; Bar sem Comparação – um bar realmente sem comparação que além de comercializar com exclusividade os produtos Itaipava, o ambiente é ú‘nico e diferenciado, decorado com móveis especialmente desenvolvidos. O primeiro bar nasceu em Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete em junho de 2006 e 6 meses depois, foi inaugurado outro em Juiz de Fora – MG.

RESULTADOS - Atualmente a Cervejaria Petrópolis é a 3 maior cervejaria do país. De 2005 a 2007, a cerveja Itaipava nas versões lata 350 ml e garrafa 600 ml obteve um expressivo aumento nos índices de market share. Na divulgação dos resultados do Top Brands de 2006, o grande destaque na categoria cerveja ficou para a Itaipava que mesmo com modestos investimentos em publicidade, apresentou desempeno superior aos da s marcas Sol e Nova Schin. A marca Itaipava está presente em 11 estados brasileiros, o que corresponde a um aumento de 4 estados somente no último ano.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by