vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cervejaria Petrópolis – Linha Petra de Cervejas Especiais





Empresa: Cervejaria Petrópolis

Case: Linha Petra de Cervejas Especiais


O PROBLEMA: A Cervejaria Petrópolis é uma empresa que acompanha as tendências do mercado cervejeiro, buscando sempre antecipar ações e oportunidades de desenvolvimento de novos produtos. O segmento de cervejas Premium está em constante crescimento no Brasil, seguindo uma tendência mundial no mercado cervejeiro. Está surgindo um novo perfil de consumidor, que está interessado em apreciar novos tipos de cervejas e valorizar um produto com qualidade superior. A Cervejaria Petrópolis analisou esse nicho de mercado e a oportunidade de ampliação da sua oferta de produtos nesse segmento para atender essa demanda, avaliou o posicionamento de suas marcas, e optou pela extensão de linha da marca Petra, já bem posicionada no mercado como uma cerveja Premium.


DIAGNÓSTICO: Como diferenciais da linha Petra no segmento premium destacam-se: a Diferenciação através de atributos tangíveis, como exclusividade da matéria-prima e sua qualidade superior: água das montanhas (produzida em Teresópolis), puro malte, lúpulo especial. Consolidação da marca como produto de tradição (receitas tradicionais da Alemanha). Cerveja produzida especialmente para privilegiar o gosto de consumidores mais exigentes, apreciadores da bebida. Com o sucesso da Petra Escura, a empresa detectou a oportunidade de também uma cerveja clara, tipo Pilsen, que é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil.


O PLANO: Em 2004, a marca Petra foi lançada com a cerveja escura em duas embalagens: lata 350 ml e long neck 355 ml. Para o desenvolvimento de novos produtos da marca Petra, foram pesquisados diversos tipos de cervejas e os tipos de cerveja mais desejados no segmento premium, optando-se então pelo desenvolvimento de quatro novas receitas especiais: Petra ,Aurum: cerveja puro malte tipo Pilsen; Petra Bock: cerveja tipo Bock; Petra Schwarzbier: cerveja preta.


A EXECUÇÃO: Para o desenvolvimento dos novos produtos, o Mestre Cervejeiro buscou a tradição das receitas originais alemãs, fazendo dessas cervejas produtos diferenciados no sabor, aroma e com um toque especial de qualidade no amargor. As embalagens foram, cuidadosamente, elaboradas e cada elemento visa proporcionar ao consumidor uma imagem que facilite a identificação dos produtos através das cores utilizadas para cada rótulo. A garrafa escolhida foi a de 500 ml sem retorno, tradicionalmente usada na Alemanha, e que valoriza ainda mais o produto. A campanha de comunicação da linha de cervejas especiais Petra foi criada para transmitir aos consumidores todo o requinte, tradição e qualidade superior dessas cervejas. Na parte de mídia impressa, os anúncios são predominantemente brancos, o que confere leveza e sofisticação aos layouts. Foram criados conceitos para que o consumidor identifique rapidamente a característica de cada cerveja. Os materiais de ponto-de-venda seguem o mesmo visual da campanha de mídia impressa, com exceção das geladeiras, que são completamente douradas.


OS RESULTADOS: A Cervejaria Petrópolis, através dos novos produtos da marca Petra, vem conquistando uma visibilidade maior com a entrada em novos pontos-de-venda especiais, específicos para o público premium, antes não alcançados, o que traz benefícios de imagem para todo seu portfólio, agregando valor não só à marca Petra, mas a todas as outras marcas de cerveja produzidas pela companhia.

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