vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Cervejaria Petrópolis – TNT Energy Drink. Detone





Empresa: CERVEJARIA PETRÓPOLIS

Case: TNT ENERGY DRINK. DETONE




O PROBLEMA:
A Cervejaria Petrópolis, reconhecida por seus consumidores como uma empresa jovem e inovadora, vem acumulando cases de sucesso desde 1994, ano de sua fundação na região serrana do Rio de Janeiro. Atualmente, ocupa a 3 posição no mercado nacional devido à grande preocupação em comercializar bebidas de qualidade superior, produzidas com ingredientes especialmente selecionados, como é o caso das marcas Itaipava, Itaipava Premium, Itaipava Fest, Crystal, Crystal Fusion, Lokal, Black Princess e Petra. Ano após ano, o mercado de bebidas energéticas apresenta crescimento elevado, especialmente se comparado aos números de outras bebidas não-alcoólicas, como o refrigerante gaseificado.No Brasil a situação não é diferente, em 2008 a produção foi 20% maior do que em 2007. Foram produzidos 21,4 milhões de litros da bebida no período. Seguindo sua vocação em sempre lançar produtos que tragam inovação ao mercado e que satisfaçam as expectativas do púbico jovem, a Cervejaria Petrópois, acompanhando as tendências do mercado, assumiu o desafio de lançar uma bebida não alcoólica, a fim de enriquecer ainda mais seu portfólio: o energético TNT.



O DIAGNÓSTICO:
Através de pesquisas de mercado, comprovou-se que a maioria dos consumidores entende que as bebidas energéticas remetem a força, poder e explosão. O desafio foi escolher um nome que representasse a energia já percebida pelo consumidor, mas que ao mesmo tempo fosse de fácil assimilação e pronúncia. Então, escolheu-se o nome TNT, que é um composto altamente explosivo, muito reconhecido e facilmente confundido com a dinamite.



O PLANO:
O TNT Energy Drink tem como objetivo atingir o público jovem que gosta de se divertir em casas e noturnas e demais eventos com características de "balada". Tem também como público alvo os esportistas e frequentadores de eventos esportivos, em especial de esporte radicais. Perifericamente, também são potenciais consumidores, os estudantes que buscam aumentar o poder de concentração e os profissionais que pretendem reduzir a sensação de cansaço e sonolência. Sendo assim, a campanha de comunicação do TNT Energy Drink foi criada para transmitir toda força e disposição que o energético pode proporcionar. Foi eleito o slogan "Detone" para explicitar o poder e explosão que o consumidor percebe no produto. O brilho na logomarca da embalagem na luz negra, remete a um produto "energizado" ou "radioativo", que também é uma percepção do consumidor.



A EXECUÇÃO:
O TNT Energy Drink é comercializado em latas de 269 ml do tipo sleek, mais modernas e elegantes do que as embalagens convencionais. Além disso, é o único energético do mercado brasileiro a ter selo de proteção no bocal da lata, uma marca registrada da Cervejaria Petrópolis. A campanha publicitária tem como objetivo transmitir toda a explosão de energia que o energético pode proporcionar por meio de situações exageradas, como a de um DJ que toca em 15 pick-ups ao mesmo tempo e ainda faz malabares. Além da campanha para TV, mídia impressa e ponto-de-venda, a Cervejaria Petrópolis realizou outras ações para divulgar o TNT Energy Drink: Festa de lançamento oficial no programa "A FAZENDA". O TNT patrocinou a Brawn GP no GP Brasil de Fórmula 1. A marca teve o logo estampado na caixa de ar e na placa traseira dos carros de Jenson Button e Rubens Barrichello. O TNT, meses antes do anúncio do Rio de Janeiro como cidade-sede das Olimpíadas, formou o Team TNT, um time de ponta composto por campeões em diversas modalidades, como natação, judô, wakeboard e surf.



OS RESULTADOS:
A Cervejaria Petrópolis percebeu o crescimento do mercado de energéticos no Brasil, mas entendeu que o que faltava era um produto que trouxesse inovação a este mercado. OTNT foi concebido e lançado com a proposta se de um produto diferenciado dos demais, tanto nas características exclusivas de sua embalagem como na sua comunicação, que procura expor, como bom humor, os benefícios que um energético proporciona. Em sinergia com outros produtos da Cervejaria Petrópolis, como a Itaipava Fest, que tem uma forte penetração nos eventos noturnos, o TNT Energy Drink pretende em muito pouco tempo assumir a liderança no mercado de energéticos.




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