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Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

CIA ULTRAGAZ – INOVAÇÃO LOGÍSTICA EMPRESARIAL ULTRAGAZ




ULTRAGAZ

Case: INOVAÇÃO LOGÍSTICA EMPRESARIAL ULTRAGAZ



PROBLEMA - A Ultragaz, empresa líder na distribuição nacional de gás GLP, identificou em 2006, a necessidade de implementar e customizar um software, denominado Projeto Inovação Logística Empresarial – Ultragaz, para antecipar e atender as demandas dos seus 8,5 mil clientes empresariais da Grande São Paulo – hotéis, lavanderias, academias, supermercados, restaurantes, bares, indústrias e condomínios – bem como, reduzir os custos da empresa e fortalecer a posição da marca Ultragaz frente à concorrência, agregando credibilidade operacional e fidelidade no atendimento ao consumidor.

DIAGNÓSTICO -
A Companhia Ultragaz, constatou que poderia aprimorar ainda mais o serviço de entrega atribuindo uma inteligência inovadora ao sistema até então utilizado.

Com essa iniciativa, a Ultragaz trouxe para si a responsabilidade total de gerir o abastecimento de GLP à sua base de clientes, sem nenhum ônus adicional. Por meio do cruzamento de informações sobre rotas de trânsito, histórico de entregas dos clientes, incidência de pedidos urgentes, tempo gasto para atender às solicitações, tendências e demandas não atendidas, o software monitora a necessidade operacional do cliente e consegue supri-la com alta qualidade.

PLANO - Coletar informações dos clientes, adicioná-las ao mapa de distribuição da empresa, cruzando com os dados da malha viária das cidades onde os serviços serão prestados, para formar a partir dessa sistemática, uma complexa planilha de entrega.

Com o objetivo de oferecer comodidade ao cliente desenvolveu-se a idéia de formatar um ambiente no qual o cliente se sinta confortável e seguro ao entregar completamente a gestão da sua fonte de energia à Ultragaz, que tomou a responsabilidade em prever, entregar e quantificar a distribuição do gás. A companhia assumiu o compromisso de administrar as necessidades e as providências que precisam ser previamente realizadas para que o combustível chegue ao seu destino na hora exata.

O programa transformou-se em uma plataforma de negócios que reduz custos operacionais, eleva margens de rentabilidade, elimina desperdícios, otimiza tempo de entrega, evita atrasos, aumenta a capacidade de precisão e ainda aproxima a Ultragaz do cliente de forma consistente, oferecendo o que de mais avançado existe no mercado.

O novo sistema de distribuição da Ultragaz foi feito, com base na atualização do programa Megga Planner, que possibilita definir as melhores rotas e desenvolver um cálculo de demanda específico

EXECUÇÃO -
O objetivo foi deixar claro o compromisso da empresa em apostar em sistemas que melhorassem a qualidade da sua plataforma de negócios, deixando perceptíveis as suas vantagens e um cenário que o próprio cliente conseguisse mensurar os benefícios do programa, de modo que a Ultragaz estivesse posicionada como uma companhia na qual ele pode confiar. A Ultragaz aprimorou ainda mais, o refino de informações que permitem identificar com maior precisão a sazonalidade do abastecimento dos seus clientes e as restrições de horários de entrega.

O projeto envolveu cerca de 100 funcionários e exigiu um investimento estimado em R$ 1 milhão, além de mudanças culturais na gestão operacional dos profissionais envolvidos na distribuição.

A empresa estabeleceu uma relação viral com o seu target, o que resultou no aumento do fluxo de informações entre as duas pontas, elevando ainda mais o conhecimento vertical da Ultragaz em relação aos seus clientes.

O Inovação Logística Empresarial – Ultragaz, é flexível e molda-se conforme as diversas variações das solicitações da empresa contratante, mesmo quando é necessário antecipar ou adiar entregas, elevar ou reduzir o tamanho da sua encomenda.

A estratégia da empresa também estava focada em apresentar linhas mais pró-ativas ao perfil do abastecimento da Ultragaz. Os números de pesquisas feitas já demonstravam que a empresa conseguia atender a seus clientes satisfatoriamente, mas dependia em demasia que eles apontassem quais eram as suas principais necessidades.

RESULTADOS - Em um ano, os resultados obtidos superaram as metas inicialmente traçadas. A redução do custo de distribuição do produto é mais uma estratégia de captação de novos clientes, uma vez que com o preço final menor, isso é repassado ao cliente. Esse diferencial pode ser determinante para a escolha da Ultragaz como fornecedora em uma negociação diante dos concorrentes.

O nível de satisfação das empresas atendidas pela Ultragaz foi outro ponto positivo levantado nas últimas pesquisas realizadas. Os dados indicam que no primeiro trimestre de 2006, 93,1% dos clientes estavam completamente satisfeitos com os serviços prestados pela Ultragaz. O percentual subiu para 95,1% nos primeiros três meses de 2007, um desempenho bem superior ao esperado. Já no segundo trimestre o índice de satisfação geral cresceu mais de quatro pontos percentuais em relação ao ano de 2006, 97,7%, sendo este na Grande São Paulo, uma área na qual qualquer acréscimo requer investimentos significativos para ser alcançado. No balanço anual, os resultados sólidos mostraram que a empresa está no caminho certo. O projeto superou as expectativas da empresa em relação ao quanto poderia melhorar o seu sistema de distribuição, além disso, tornou a operação mais rentável e com maior capacidade de reter e captar novos clientes.

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