vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

CIA Ultragaz – Revista Ultrafeminina






Empresa: CIA Ultragaz

Case: REVISTA ULTRAFEMININA



O PROBLEMA: Com mais de 70 anos de história, a Ultragaz, pioneira e líder em Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil, até hoje traz inovações para o mercado, mantendo-se sempre à frente. Essa trajetória fez da Ultragaz referência no setor. Tendo em vista a sustentabilidade de seu negócio, a Ultragaz desenvolveu um projeto para aproximar ainda mais sua marca da consumidora final, ao mesmo tempo em que entrega para os mais de 4 mil revendedores exclusivos da marca, um material de fidelização que cria proximidade com esta cliente: a revista customizada Ultrafeminina que interage com sua consumidora, levando informações importantes para o dia a de uma nova mulher, mais dinâmica.


O DIAGNÓSTICO: A revista Ultrafeminina tem o propósito de aproximar a marca Ultragaz do público feminino, levando conteúdo interessante e útil, já que a mulher é a responsável não só pela escolha do botijão de gás, como por outras inúmeras decisões do lar.


O PLANO: Alinhada ao planejamento estratégico de fortalecimento da marca junto ao público-final, a Ultragaz procurou, primeiro, conhecer o perfil desta mulher, majoritariamente formado pelas classes B, C e D, para saber que conteúdo e informação seriam relevantes para ela. A partir dos dados coletados, desenvolveu uma revista customizada para suas clientes, com um conteúdo de interesse, contemplando os assuntos da mulher contemporânea e as funções que ela acumula hoje entre casa, família, trabalho e os cuidados e preocupações consigo mesma.


A EXECUÇÃO: Para dar início ao projeto, a Editora Símbolo foi selecionada, por apresentar ampla experiência na edição de conteúdo para revistas femininas, e por entender perfeitamente como lançar e posicionar novos produtos editoriais no mercado. A Ultrafeminina possui linha editorial superior, comparável aos melhores títulos de revistas vendidas em banca, com tiragem acima de 200 mil exemplares, e apresenta melhor qualidade gráfica entre todas focadas nas classes B e C. Com 84 páginas e periodicidade trimestral, "lombada" quadrada, papel couché 90g no miolo e 170g na capa, a Ultrafeminina foi dividida em 4 cover pages, como se fossem quatro revistas independentes: a UltraÚtil, que traz entrevistas, notícias, atualidades; a UltraSabor, com receitas e dicas de culinária prática; a UltraBela, que comenta sobre moda e beleza e como se cuidar; e a UltraJuntos, que fala como curtir melhor o tempo com o marido e os filhos. O primeiro foi lançado em dezembro de 2010, junto com a entrega dos botijões. A revista hoje, encontra-se na terceira edição e já se tornou referência na visita dos fornecedores.


OS RESULTADOS: O projeto foi lançado com 200 mil exemplares, já está na terceira edição e teve excelente aceitação tanto das revendas como do público. Considerando a tiragem e uma média de 3,5 leitores por exemplar, a multiplicação faz com que a Ultrafeminina chegue a um público de 700.000 pessoas por edição. A caminho da quarta edição, a equipe Ultragaz está sempre buscando aprimorá-la, tanto em relação ao conteúdo, quanto ao design e a diagramação. Pois para ser um canal de comunicação relevante com a mulher contemporânea, ela precisa evoluir junto com sua leitora.



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