vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

EDITORA ABRIL – QUATRO RODAS EXPERIENCE




EDITORA ABRIL REVISTA QUATRO RODAS

Case: QUATRO RODAS EXPERIENCE



PROBLEMA - Desde seu lançamento em 1960, a Quatro Rodas é a mais respeitada publicação brasileira sobre automóveis. Os seus mais de 1 milhão e 703 mil leitores são jovens, ativos, loucos por carros e atentos aos lançamentos e inovações do mercado. Só que em 2004, a revista perdeu 6% em circulação total em relação a 2003. Segundo o IBOPE Monitor e estudos feitos pelo Marketing Corporativo da empresa, a Quatro Rodas perdeu 8% de share de publicidade de 2002 para 2004, enquanto a concorrência conquistava uma participação cada vez maior e o mercado de revistas no segmento automobilístico apresentava um crescimento de 2%. O número de page views do site da revista caiu 12% em 2004 em relação ao ano anterior; em market share, sofreu uma queda de 9% enquanto a concorrência mantinha sua participação estável ou crescia.

DIAGNÓSTICO -
O mercado de compra de automóveis crescia de 2002 a 2004, de forma desenfreada. Segundo a ANFAVEA houve um crescimento de quase 20% no faturamento das indústrias automobilísticas, bem como a credibilidade do Salão Internacional de Automóveis, que a cada edição apresentava números surpreendentes em termos de público e expositores. Embora se verificasse um aumento no interesse do brasileiro sobre o tema carros de forma geral, tal interesse não foi revertido para a Revista Quatro Rodas. Além disso, a revista Quatro Rodas, assim como outros veículos principalmente do meio revista, enfrentou uma mudança no perfil do leitor devido à globalização e principalmente à evolução da tecnologia e ao acesso facilitado a ela. Isso resultou em quedas de circulação, desaceleração de venda de publicidade e também numa mudança comportamental por parte da população, que se tornava mais exigente e menos receptiva às informações que recebia, devido ao excesso dela.

PLANO - Para tornar esse cenário favorável para a marca Quatro Rodas, foi criado um conceito de que a marca não vendia revistas: vendia conteúdo e experiências. Era necessário então expandir e surpreender. Através de estudos foram identificados os desejos e necessidades dos amantes do mundo automobilístico. A questão passou a ser: Como a Revista Quatro Rodas poderia suprir isso? Foi então que, em 2006, nasceu o Quatro Rodas Experience, evento que, logo em suas duas primeiras edições, conquistou resultados concretos e provou que chegou para ficar.

EXECUÇÃO -
Foi o primeiro evento brasileiro a reunir homens e máquinas para viver uma experiência única: dirigir os melhores carros do Brasil e do mundo em um test-drive multimarca no Autódromo de Interlagos. Além dos tets drives, o QRX, como ficou conhecido, teve também uma pista de off-road criada exclusivamente para o evento e também oferecia outras atrações reais e virtuais como: simuladores de corridas, exposição de carros clássicos, exposição e desfile do primeiro Fórmula 1 brasileiro – o Fititpaldi FD01, show de acrobacias no volante com Carlos Cunha, autorama no formato da pista de Interlagos, shows musicais, além de diversas outras atrações para todas as idades. Um evento completo para os novos, velhos e eternos amantes do mundo de Quatro Rodas. Como ações de divulgação do evento destacam-se: assessoria de imprensa; campanha publicitária criada pela Full Jazz com anúncios impressos, spots de rádio, comerciais para TVs abertas e fechadas, outdoor, cinema, etc; site e newsletter criados exclusivamente para o prêmio.

RESULTADOS - O QRX 2006 registrou: 10 mil visitantes, 6.280 test drives realizados, 41.860 quilometros percorridos, 9.700 voltas em Interlagos, 5.500 pessoas nos simuladores de corrida, 8 patrocinadores, 5 apoiadores e 12 parceiros. Em 2005 a venda de publicidade cresceu 48% em relação a 2004. DE 2005 para 2004, a revista diminuiu a perda de leitores de 8% para 6% e, em 2006, cresceu 5%. Em 2006 o market share cresceu 2,2%, conquistando 32,2% da fatia de mercado, enquanto que seus concorrentes mantinham-se estáveis. A marca Quatro Rodas se posicionou como líder em conteúdo automobilístico em todas as plataformas, num mercado onde os índices não param de air. A marca está a 2 pontos percentuais de atingir um dos objetivos de marketing (que o share de publicidade seja igual ao de 2002) e já superou 1% o objetivo de crescer em 40% de receita líquida de publicidade. O QRX rejuvenesceu a marca e surpreendeu, tanto os leitores quanto os patrocinadores.

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