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Publicado: quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ESPM – Case: ESPM – Quem faz Transforma



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

Ao seguir as diretrizes do seu novo Plano Diretor-Acadêmico, que traz como tema direcionador a “transformação”, a ESPM evolui do slogan “Ensina quem faz”, que trazia implícito o protagonismo dos professores, ao novo slogan “Quem faz transforma”, que apresenta o estudante como o novo protagonista do modelo de ensino daEscola. Para provar esse protagonismo, a ESPM conta, entre muitas, quatro histórias de sucesso profissional e empresarial de ex-alunos de seuscampi.

São eles: Edmon Khafif, que idealiza a DUKI, importadora de produtos pet, os sócios Bruno Scodeler, Cindy Nakashima e Thiago Reginato, que montam o Maquinário Laboratório Criativo, Igor Leal, criador da grife D’SAMBA, e Alexandre Godoy, que lança o Valen Bar 18+, primeiro bar temático de erotismo doBrasil.

 

Problema/Desafio/Oportunidade

DUKI


O principal problema de Khafif, aluno do curso de Administação, ao idealizar a DUKI, importadora de produtos pet, era a falta de conhecimento do setor, desde os produtos mais vendidos até a forma de atuação dos principais players do mercado, passando pelas preferências dos consumidores do atendimento àcompra.

MAQUINÁRIO LABORATÓRIOCRIATIVO


Cindy Nakashima, Thiago Reginato e Bruno Scodeler, estudantes do curso de Design, tinham o sonho de fazer parte de um seleto grupo de agências brasileiras que entregassem um serviço diferenciado, porém não sabiam como proceder para montar a empresa. E a forma que encontraram para desenvolver a idéia foi por meio do TCC (Trabalho de Conclusão deCurso).

D’SAMBA

Igor Leal ingressa no curso de Design com ênfase em Marketing da ESPM Rio em 2003, e decide que seu projeto final de graduação seria a união de duas grandes paixões: o Design e o Samba. E a Escola tem um peso bastante significativo para o sucesso na formatação do seu negócio, mesmo porque toda a construção da marca foi feita dentro da universidade durante o processo de criação do plano de marketing e doPGD.

VALEN BAR18+


Alexandre Godoy entrou na ESPM em 2000, cursando Publicidade e Propaganda. Mas foi em 2013, quando fazia MBA na Escola, que ele criou em Porto Alegre com dois amigos o Valen Bar 18+, o primeiro bar de erotismo do Brasil. Muitas das discussões a respeito da proposta aconteceram em sala de aula. As disciplinas de Marketing de Serviços e de Finanças, em especial, foram bastante importantes para reflexões que aconteceram entre os futuros sócios donegócio.

 

Plano


DUKI


O primeiro passo foi fazer um amplo levantamento dos produtos vendidos no Brasil para depois visitar uma Feira na Itália e tomar conhecimento da última geração de produtos lançados por lá, dos principais revendedores e fabricantesmundiais.

MAQUINÁRIO LABORATÓRIOCRIATIVO


Na Incubadora eles aprenderam a sempre pensar grande. E foi assim que a Maquinário Laboratório Criativo inicia suas atividades com o intuito de criar um espaço no qual o design fosse pensado de uma maneira diferente. O trabalho é focado em três áreas de atuação: Gráfico, Digital eExperimental.

D’SAMBA

A D’SAMBA nasce em 2009 com o desejo de criar uma linha de vestuário para atender o universo do samba e do carnaval. Com estilo variado, buscando sempre integrar o “mundo do samba” com o mercado da moda, personagens e personalidades do gênero se somam a elementos, cores e estilos das agremiações cariocas, enaltecendo osamba.

VALEN BAR18+


A partir da definição do posicionamento da casa como sendo “sexy, sem ser vulgar”, todas as ações de marketing se nortearam nesse pensamento, mesmo que ele raramente aparecesse explícito ao público. A identidade da casa foi construída a partir da fundamentação de cinco pilares: gastronomia, atrações, interações, arquitetura earte.

 

Execução/Ativação


DUKI


A primeira importação é concretizada. A mercadoria desembarca em janeiro de 2012 e os primeiros produtos começam a sercomercializados.

A empresa estabelece como meta principal criar uma marca forte frente aos consumidores finais. Para fortalecê-la, a DUKI investe fortemente em redessociais.

 

MAQUINÁRIO LABORATÓRIOCRIATIVO

Um plano de comunicação foi posto em prática com o desenvolvimento de cartões de visitas, site e folhetos. A qualidade dos trabalhos fez com que passassem dos clientes pequenos para grandes, e com isso um novo plano foi elaborado. A empresa percebeu que a apresentação nos meios digitais seria crucial para prospecção e autopromoção, e passou a se preocupar bastante com o site e as redes sociais, o que os ajudou a seguir emfrente.

D’SAMBA

O objetivo é transformar a grife na “Marca oficial do sambista” em todo o Brasil, no segmento até o final de 2017, como já foi feito no Rio de Janeiro nessa primeira fase de vida da marca. Para isso, foi traçada uma estratégia de marketing que contempla todas as ferramentas necessárias para o seu sucesso, agregando valores e buscando a fidelização de seus clientes.

VALEN BAR18+


Esses cinco pilares são escoados através da comunicação do bar, que apresenta uma identidade arejada e descontraída (para gerar simpatia) e engajada no tema (para gerar credibilidade). Os esforços do Valen se concentram principalmente nas redes sociais (Instagram e Facebook) e assessoria de imprensa (especialmente nos primeiros seis meses de cadaestabelecimento).

Resultados


DUKI


Até hoje foram importados mais de 50 lotes de produtos ao custo médio de 50 mil dólares cadaum. A empresa fatura mais de 300 mil reais mensais e continuacrescendo.

MAQUINÁRIO LABORATÓRIOCRIATIVO

Os sócios começaram o negócio cobrando 20 reais por hora de trabalho. Em seis meses conseguiramfazerumfundodecaixade35milreais.Aprimeiraretiradadossóciosfoide 500 reais, rapidamente passou para 1.500 reais por mês, e ainda na Incubadora batem os 30 mil reais de faturamentomensal.

D’SAMBA

Hoje a empresa vende para todo o Brasil através do site e conta com um total de oito lojas próprias localizadas em grandes centros do Rio de Janeiro. O faturamento anual chega à casa dos cinco milhões e meio de reais e o seu crescimento em percentuais é estimado com uma graduação de 16% ao ano emmédia.

VALEN BAR18+

Nos dois primeiros anos de atividade da rede, o Valen já garantiu mais de dois milhões de reais em mídia espontânea. Em apenas um ano abriu sua primeira filial, e o plano de expansão inclui mais cinco cidades até o final de 2017. Cerca de 10 mil pessoas visitam as casas por mês, com mais de 175 mil clientes já atendidos. As casas têm avaliação cinco estrelas de 75% dosfrequentadores. Ao contar estas quatro histórias de ex-alunos que empreenderam com sucesso, a Escola Superior de Propaganda e Marketing revela toda a sua capacidade de transformar jovens em líderes do mercado, prática esta que sempre esteve no DNA da Escola.

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