vencedores - 2014

Publicado: quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ESPM – Case: ESPM RIO 40 ANOS




Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
Em 1974, contando com o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, da Associação Brasileira de Propaganda e da TV Globo, começa a se instalar a unidade da ESPM no Rio de Janeiro. A Escola nascia para atender à principal necessidade do mercado, ou seja: formar profissionais e devolvê-los para atuação profissional.

Problema/Desafio/Oportunidade
A diretoria da ESPM Rio resolveu então implantar, em janeiro de 1975, o curso universitário de quatro anos que já havia sido autorizado em São Paulo. A Escola do Rio, contudo, não contava com instalações adequadas como forma de pleitear a autorização oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o curso superior de graduação de Comunicação Social. A criação dos novos cursos de graduação em Comunicação Social, com especializações em Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Editoração, etc. em todo o Brasil conferindo diplomas oficiais, tornou anacrônicos os antigos cursos livres. O início dos anos 2000 refletiu na ESPM a crise do mercado carioca, particularmente o da comunicação, o que a levou, entre 2000 e 2007, a viver uma fase de declínio, enfrentando uma série de problemas, inclusive administrativos.

Plano
O então diretor J. Roberto montou um plano de emergência para reerguer a Escola, que se constituiu dos seguintes itens: atualização do portfólio de cursos livres, aproximação com o mercado, desenvolvimento da primeira campanha e lançamento dos cursos de pós-graduação.

Execução/Ativação
As mudanças nas estruturas sociais advindas do desenvolvimento da tecnologia da informação e a diminuição do mercado de comunicação carioca reduziram também o número de alunos, e os profissionais mais destacados tornaram-se escassos, o que levou a ESPM a reformular seu portfólio de cursos, focando na área da indústria criativa, principal vocação da cidade identificada por Flávia Flamínio, assim como o aumento da comunicação com forte conteúdo acadêmico.

Resultados
A ESPM está entre as melhores e mais tradicionais instituições particulares de ensino superior da cidade, em seu campo de atuação. Líder do mercado educacional em Publicidade e Marketing, a ESPM Rio é reconhecida como uma instituição que prepara e forma profissionais e apresenta alto índice de empregabilidade na área. É por isso que a procura dos estudantes pelos seus cursos aumenta a cada ano. Em 2001, a unidade da ESPM Rio contava com 856 alunos. No ano 2014, a Escola abriga 2.369 estudantes, o que representa um crescimento de 177%. 2 melhor curso de Design na cidade do Rio de Janeiro, entre as faculdades particulares, segundo o ranking da Folha de S. Paulo. Dentro do segmento premium, 1 em cada 3 alunos faz ESPM Rio. Porta de entrada para a internacionalização da ESPM, a unidade RJ recebe dezenas de alunos e professores de fora do país todos os anos.

vencedores 2014

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by