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Publicado: terça-feira, 13 de dezembro de 2016

ESPM – Inovação e Pesquisa Transformando o Mercado


Histórico/Antecedentes/Circunstâncias
Investir em estudos avançados e pesquisas inéditas com resultados extremamente benéficos ao desenvolvimento do consumo, da gestão, da comunicação e da sociedade já virou rotina dentro da ESPM.
A Escola agora direciona seu foco para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu (PRPPG), responsável por fomentar e dar sustentação acadêmica e financeira a pesquisa na ESPM.
Ela agrega o Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa (EPAP) que faz a ponte entre as pesquisas docentes e discentes dos programas de pós-graduação e dos núcleos de pesquisa e os órgãos de fomento do governo, e o Escritório de Desenvolvimento e Projetos (EDEP), que tem como missão o desenvolvimento institucional para construir uma rede de relacionamento entre iniciativa privada, Alumni, governo e sociedade.
Vamos conhecer agora alguns destes importantes projetos.


Problema/Desafio/Oportunidade
A Pró-Reitoria é composta, entre outros, por vários núcleos de pesquisa: o ESPM Media Lab e os programas de pós-graduação stricto sensu: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM – mestrado e doutorado) e o Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI), todos na unidade de São Paulo.
O PPGCOM tem por objetivo formar docentes, investigadores e extensionistas de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, que possam assumir responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação.
O PMDGI, por sua vez, é um programa de Mestrado e Doutorado acadêmico em Administração com ênfase em Gestão Internacional.
Por fim, o Media Lab é um laboratório que investiga, por meio de pesquisas básicas e aplicadas, as principais transformações na comunicação contemporânea e na cultura digital, com foco em M.E.D.I.A (Mídias, Entretenimento, Design, Informação e Artes).



Plano
Todos estes núcleos vêm desenvolvendo ao longo dos últimos anos pesquisas inovadoras cujos resultados vêm sendo preponderantes na transformação do mercado.
O projeto Memorial do Consumo do PPGCOM é um museu virtual, em constante atualização, voltado ao mapeamento, exploração e análise de narrativas históricas, memorialísticas e afetivas sobre o consumo.
O PMDGI, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising, apresenta o “Global Mindset na Internacionalização das Franquias Brasileiras”.
As recomendações apresentadas neste estudo levam em consideração a força do segmento de franquias no Brasil, que continuou apresentando crescimento tanto em faturamento quanto em unidades e também em número de países, apesar do agravamento da crise econômica do País.
O Media Lab, por meio de sua área de pesquisa Famílias e Tecnologia, apresenta agora a segunda edição da pesquisa “Geração YouTube: um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças de zero a 12 anos no Brasil, de 2005 a 2016”. Seja pelo ineditismo do público pesquisado, seja pela novidade de buscar a informação de consumo deste público na Web, esta pesquisa ganha relevância enorme para o mercado.


Execução/Ativação
Os conteúdos organizados pelo Memorial do Consumo se apresentam em diferentes linguagens como texto, áudio, desenhos, fotografias e vídeo, com atualizações diárias de conteúdo.
Eles prezam, ainda, pela construção de um espaço de colaboração entre os internautas e as ações coordenadas pelo PPGCOM. Para isso a plataforma foi projetada de modo que seja possível aos visitantes navegar pelos diversos núcleos de acordo com seus interesses, selecionar conteúdos em sua área pessoal e, sobretudo, possam fazer uploads de suas contribuições de acordo com as categorias e temáticas apresentadas.
Entre os principais resultados da pesquisa sobre Internacionalização das Franquias Brasileiras podemos destacar que em número de unidades o Brasil está em sexto lugar se comparado aos outros países, com 138.343 unidades somando-se próprias e franqueadas.
Em número de marcas, o Brasil salta para a quarta posição mundial, com 3073 marcas.
O dado mais significativo é que a decisão de internacionalização tem crescido nos últimos seis anos, com a base duplicando de 65, em 2010, para 134, em 2016.
As franquias brasileiras estão presentes em 60 países (2015). Os principais mercados de destino são Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
Com relação à primeira pesquisa sobre a Geração YouTube realizada em novembro de 2015, quando o mapeamento somava 110 canais e as visualizações 20 bilhões, o mais surpreendente no levantamento atual é que em menos de um ano a audiência saltou para mais de 52 bilhões de visualizações e o número de canais está em 230.
Quando são analisadas as categorias com maior número de visualizações, os canais que abordam temas relacionados ao jogo Minecraft ainda são os de maior audiência, com 20,4 bilhões de visualizações, porém os que mais cresceram foram os da categoria Unboxing, 975%. A categoria dos YouTubers Mirins também apresentou um crescimento expressivo, de 564%.


Resultados
O acervo do Memorial do Consumo tem se constituído como uma ação continuada de investigação e produção para o estabelecimento de interfaces entre a pesquisa acadêmica, a sociedade mais ampla e o mercado.
Ele possui uma média de 400 acessos semanais, com um crescimento mensal em torno de 15%, de acordo com as estatísticas coletadas pelo Wordpress.
A pesquisa sobre internacionalização das redes de franquias brasileiras por sua vez gerou a produção de 1000 livros sobre o tema. Metade deles foi distribuída pela ABF aos seus associados. A outra metade a ESPM distribuiu no 9 Congresso Latino Americano do Varejo e no XI Simpósio Internacional de Administração da ESPM, eventos voltados a executivos e o meio acadêmico.
Os importantes resultados da pesquisa sobre a Geração YouTube, por sua vez, têm sido amplamente divulgados pelo Media Lab seja através da participação em congressos, no Evento Crianças e Tecnologia realizado pela ESPM, para os alunos de graduação da Escola e o Comitê Social Media IAB Brasil, junto a órgãos como o Procon, IDEC, Alana, São Paulo Carinhosa – gabinete do prefeito, Conar, ABAP e ABA, e ainda é direcionado a escolas de Educação Infantil e Ensino Médio.

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