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Publicado: terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ferrero Rocher – Crafting Show


Histórico / Antecedentes / Circunstâncias
O Grupo Ferrero nasceu da paixão de uma família italiana por conceber ideias inovadoras e transformá-las em deliciosos produtos. O Grupo, que começou suas atividades na cidade de Alba, na Itália, em 1946, transformou-se hoje no quarto maior produtor global de doces e chocolates.
Em 1982, uma harmoniosa e delicada combinação de ingredientes de alta qualidade deu origem ao icônico bombom de embalagem dourada... Ferrero Rocher: uma avelã inteira, imersa em um delicado recheio cremoso, dentro de uma esfera de wafer crocante, coberto por uma camada de chocolate com pedaços de avelã.
Cada Ferrero Rocher é elaborado com cuidado especial que faz dele um produto único, ideal para presentear e surpreender. No Brasil, a marca está presente desde 1995, sendo líder no segmento premium de Chocolates.

Problema / Desafio / Oportunidade
Atualmente o Brasil enfrenta uma das recessões mais severas de sua história. Devido à crise econômica e à instabilidade política, os consumidores no Brasil estão mudando seu comportamento de compra de várias maneiras. No mercado de mercearias, as cestas Snacks e Breakfast são as que apresentam maior retração nas vendas. Dentro de Snacks, a retração acontece em todas as categorias, e Chocolate é aquele que contribui com maior parte do impacto negativo.
Dentro da categoria de Chocolates, o segmento de Bombons é o mais impactado: enfrentando um declínio de dois dígitos (-20% L12M vs LY | segmento com produtos mais caro dentro da categoria). Os grandes players no mercado (Mondelez & Nestle) revisitaram rapidamente seu portfólio com opções mais acessíveis (downsizing, formatos econômicos) e também concentraram seus esforços em outros segmentos; CANDY BAR & SNACKS (segmento crescente devido ao preço baixo) para mitigar o impacto negativo. Ou seja, o foco dos últimos tempos acabou sendo apenas o preço (affordability).
Apesar do momento de crise, o interesse do consumidor por produtos de maior qualidade continuou em desenvolvimento nos últimos anos com a abertura de novas “Chocolaterias” (Lojas especializadas na venda de chocolates: Cacau Show, Brasil Cacau, Kopenhagen, entre outras)

Estratégia
Após 20 anos no Brasil e em um momento onde o consumidor vem se interessando cada vez mais por produtos de qualidade diferenciada, nada mais oportuno do que uma ação que enfatize a expertise e tradição da família Ferrero na confecção de chocolates de alta qualidade.

Execução
Em junho deste ano, visando exaltar a qualidade e unicidade do produto, FERRERO ROCHER trouxe ao Brasil dois chefs italianos para mostrar como o bombom mais famoso do mundo é feito.
Durante a ativação dentro do EATALY-SP, os chefs fizeram performances ao vivo mostrando a “arte” envolvida na produção, destacando os ingredientes de alta qualidade e toda a atenção dedicada na confecção de cada bombom.
Porém essa demonstração não ficou restrita aos visitantes do EATALY-SP. A ativação ganhou cobertura nacional em duas ações especiais na TV GLOBO, impactando milhões de pessoas, com programas como "Estrelas" - Angélica e "Encontro" - Fátima Bernardes.

Resultados
A ação FERRERO ROCHER CRAFTING SHOW gerou resultados extremamente interessantes para a marca, mostrando que mesmo após 20 anos de sua chegada no Brasil, ela ainda é relevante e de interesse do consumidor brasileiro.
Além de explorar o principal atributo da marca (qualidade), número expressivos foram alcançados:


  • Mais de 35 MM de pessoas impactadas (TV Aberta & Digital);

  • Mais de 1 MM de interações nas redes sociais;

  • Mais de 190 publicações sobre a ação.

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    • Walter Longo
    • Armando Ferrenti e Walter Longo
    • Vigor Grego
    • Nova Vigor Mix
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