vencedores - 2015

Publicado: quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gafisa- Case: Gafisa e Circo dos Sonhos



Histórico/Antecedentes/Circunstâncias


A Gafisa é uma das maiores incorporadoras e construtoras do país. A empresa, nascida em 1954 no Rio de Janeiro, se tornou reconhecida pela credibilidade, solidez e inovação em cada projeto desenvolvido; valores construídos ao longo de 60 anos de mercado e que estão presentes nos mais de 1000 empreendimentos entregues com sua marca, 14 milhões de metros quadrados construídos em mais de 30 cidades de 19 estados brasileiros. A Gafisa S.A possui ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo desde 2006, e foi a primeira companhia do mercado imobiliário brasileiro com ações negociadas na Bolsa de Nova York, em 2007. A Gafisa se relaciona com famílias de médio e alto poder aquisitivo em um momento muito especial, a compra da sua casa própria e o início de uma nova vida. Diante disso, acredita que proporcionar bons momentos à família é uma excelente oportunidade para projetar seu futuro ao lado dela, mesmo que seja a médio ou longo prazo. Aliado à este cenário, o Circo dos Sonhos se tornou um forte aliado, levando um espetáculo com mais de 80 profissionais, incluindo 30 artistas brasileiros, entre malabaristas, equilibristas, contorcionistas, mágicos e palhaços


Desenvolvido a partir da história de uma garotinha que é levada por um mágico até a lua, o espetáculo “O Sonho Vai Começar” mescla teatro, dança e artes circenses.



Problema/Desafio/Oportunidade


O ano de 2015 foi marcado por grandes mudanças, tanto na esfera econômica e política quanto nos hábitos de consumo, que são absolutamente impactados pela inconstância da inflação e pelas notícias de insegurança governamental que afetam diretamente o bolso do brasileiro. Diante deste cenário, o mercado imobiliário recuou seus investimentos e teve que driblar a crise que afetou o país, planejando estratégias que amenizassem a insegurança de quem esta em busca do imóvel próprio. O movimento de quem estava procurando passou a ser contrário e as oportunidades passaram a ser vistas como diferencial para decisão da compra. Como forma de gerar fluxo e conhecimento de parte dos empreendimentos da Gafisa, foi consolidada uma parceria com o Circo dos Sonhos que se instalou, primeiramente, durante 2 meses na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.



Plano


Com o objetivo de levar entretenimento e diversão à uma região que carecia, criar identidade ao terreno e gerar fluxo de visitação, a Gafisa se uniu ao Circo dos Sonhos, projeto que tem como embaixador o ator Marcos Frota, para atrair as famílias da Zona Sul, motivando-os a resgatarem suas origens com a ida ao circo e, em paralelo, conhecerem o empreendimento Gafisa Square Santo Amaro. Com a experiência, conseguimos atingir diferentes frentes: Institucional: pioneirismo da marca em levar diversão para a população e para crianças carentes da região, diferenciação em relação à categoria e forte presença da marca dentro do espetáculo; Empreendimento: identificação do terreno como “o terreno do Circo”, aumento do volume de visitação do empreendimento e maior engajamento e motivação das equipes de vendas; Imprensa: forte apelo para a imprensa, para a realização de coberturas, matérias e entrevistas; Órgãos públicos: estreitamento da relação com subprefeitura local.



Execução/Ativação


O projeto de parceria com o Circo dos Sonhos iniciou 3 meses antes do seu primeiro espetáculo. Para a aprovação da utilização do terreno, diversas avaliações e documentos foram necessários. A estratégia da Gafisa para a imersão do público no ambiente Gafisa foi ter um estande dentro da área de alimentação do circo, além de vídeos institucionais durante as sessões. Todos que saiam do espetáculo eram impactados por uma equipe de vendas preparada para atender e a conduzir a família até o apartamento decorado do empreendimento. Ações de relacionamento foram ativadas, como brindes infantis para as crianças que visitaram o estande vendas, entrega de pares de ingresso para quem fizesse uma proposta comercial para a compra do imóvel, entre outras. Foi contratada também uma pesquisa de satisfação para obter informações de compra, de hábitos de consumo e, consequentemente, adquirimos um forte mailing para ser trabalhado. O ticket médio de uma família de 4 pessoas girou em torno de R$ 150,00, ou seja, atingimos um público qualificada com potencial de compra. Em paralelo, programamos uma ação social em escolas públicas da região, com sessões matines exclusivas para as famílias carentes. O sucesso da parceria foi tão grande que estamos com a segunda temporada de parceria, agora no empreendimento Gafisa Square Osasco.



Resultados


A parceira com o Circo dos Sonhos tiveram números expressivos em visitas e vendas do empreendimento. Ao todo, 46.762 pessoas passaram pelo terreno do Gafisa Square Santo Amaro. Cumprimos a expectativa em todas as frentes: Institucional:conforme pesquisa, 88% dos entrevistados acreditam que a ação agregou valor à marca; 88% acha que a iniciativa da Gafisa em ceder seus espaços para eventos agrega muito à marca; 89%diz que a localização facilita o acesso a futuros eventos; 78%moram em imóveis próprios; 58% tem um carroe 11% mais de um carro;49% declarou renda familiar de até R$ 5.000 por mês e 23% entre R$ 5.001 e R$ 8.000, 28% acima de R$ 8.000,00; 26%vê possibilidade de comprar um imóvel para uso próprio em 12 meses; 9%vê o momento atual bom ou ótimo para a compra de um imóvel, enquanto 72% vê o momento como ruim ou péssimo, principalmente por questões econômicas, desemprego e falta de financiamentos; Imprensa: a Gafisa esteve presente em diversas mídias e veículos de massa, incluindo 5 páginas do Circo dos Sonhos na revista Caras, gravação de um dos programas do Otávio Mesquita, Okay Pessoal, citação da marca na Agenda Cultural do O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo; Empreendimento: tivemos um salto expressivo em relação à visitação do estande de vendas e ao resultado de vendas. Ambos os itens receberam aumento em mais de 50% perante ao resultado do ano. Toda a ação impactou no trabalho da equipe de vendas. Em menos de um mês tivemos o dobro de corretores de vendas trabalhando no empreendimento e o ambiente de trabalho tornou-se mais atrativo, empolgante e motivador. No período de 6 meses, entre Janeiro e Junho, o número de visitas foi de 651, sendo que, 501 visitas ocorreram durante o período do Circo dos Sonhos, 3 meses, somando 54% de aumento de visitas/mês. Entre Janeiro e Junho foram realizadas 46 vendas, sendo que 42 ocorreram durante o período do Circo dos Sonhos, 3 meses, somando 50% de aumento de vendas/mês.



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