vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Grupo Silvio Santos – Grupo Silvio Santos Há 50 anos somos o Brasil que sonha e realiza. Pode Sonhar que dá





Empresa: Grupo Silvio Santos

Case: Grupo Silvio Santos Há 50 anos somos o Brasil que sonha e realiza. Pode Sonhar que dá


O PROBLEMA: Em 2008, completava-se 50 anos de uma história que teve início em 1958, com um baú de brinquedos. Uma história de empreendedorismo iniciada por Senor Abravanel, mais conhecido por todos como Silvio Santos. Um baú de brinquedos, que anos depois, deu origem a um conglomerado empresarial de 35 empresas, quase 11 mil funcionários em todo o país, R,$ 3,9 bilhões de faturamento e um vasto portfólio de marcas, produtos e serviços. Um Grupo que, sob o expertise e carisma de seu fundador, foi o pioneiro em viabilizar produtos e serviços para o consumidor popular. Portanto, era uma oportunidade única comemorar os 50 Anos do Grupo Silvio Santos com seus públicos estratégicos e com toda a sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, projetar a imagem da organização para o futuro.


O DIAGNÓSTICO: Como desafio era necessário: criar um forte conceito guarda-chuva, que fosse amplo o suficiente para abrigar empresas de segmentos distintos; inserir, em toda a campanha, o maior atributo do Grupo Silvio Santos, seu acionista majoritário, a dimensão de empresário da figura de Silvio Santos; comunicar os 50 anos, destacando a marca corporativa GSS, ao mesmo tempo, que potencializasse a percepção das marcas das empresas e produtos do Grupo Silvio Santos; e a campanha a ser desenvolvida deveria cobrir a história, o presente e ainda, projetar os atributos para o futuro da organização.


O PLANO: Para que os objetivos propostos fossem cumpridos era necessário um compromisso da alta administração do Grupo Silvio Santos; definir um núcleo de pessoas que melhor representasse a abrangência de atividades do Grupo e sua diversidade; e a contratação de uma agência de comunicação para criação, desenvolvimento e realização das ações propostas.


A EXECUÇÃO: Em sua execução, as ações de comemoração e comunicação concentraram-se em: uma campanha publicitária institucional, inédita na história do GSS, composta do filme “Pode Sonhar que Dá”, carta testemunho do presidente do GSS nos principais jornais do país, e anúncios seqüenciais de 10 páginas nas revistas Veja, Exame e Isto É Negócios, veiculada de setembro a outubro deste ano. Campanha de endomarketing, destinada a informar e homenagear todos os colaboradores do GSS, em todo o Brasil, que foi composta de um kit distribuído aos 11 mil funcionários do Grupo, composto de uma carta escrita de próprio punho por Silvio Santos, agradecendo a todos pelos 50 anos de dedicação, a edição em formato pocket do livro comemorativo “GSS 50 anos – crescendo com o Brasil”, mais camiseta e mini champagne, e a criação de um hot site com informações sobre os 50 anos, campanhas, objetivos. Evento solene: realizado em 12/09/2008 na Sala São Paulo, para 1200 convidados, sendo estes colaboradores do GSS em todos os níveis – da alta administração ao nível operacional de todas as empresas – selecionados por critério de tempo de casa. O evento contou com a participação dos artistas Agnaldo Rayol, Fafá de Belém Elba Ramalho, Luiza Possi, Tato (vocalista do Fala Mansa) e Dudu Nobre que cantaram a história do Brasil por meio de 50 anos da música popular brasileira, enquanto um canhão projetava nas colunas da Sala São Paulo, os registros históricos do Brasil e do GSS recolhidos em acervo de fotos e vídeos.


OS RESULTADOS:
Os funcionários do GSS ainda estão sob o impacto de presenciar o Silvio Santos compartilhando com eles sua dedicação e sua paixão. Para os funcionários, a carta do Silvio, entre todos os itens contidos no kit que receberam, foi o presente mais valorizado. São diversos telefonemas, cartas, e-mails e depoimentos espontâneos enviados pelos colaboradores. Em termos quantitativos os resultados ainda não foram medidos, mas em termos qualitativos, naquilo que se tangibiliza por olhares emocionados, cartas, sorrisos de agradecimento, com certeza, o Grupo está projetado nos próximos 50 anos.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by