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Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Itaú Unibanco – Itaucard. Sempre um benefício feito para você





Empresa: ITAÚ UNIBANCO

Case: ITAUCARD. SEMPRE UM BENEFÍCIO FEITO PARA VOCÊ




O PROBLEMA:
O Banco Itaú Unibanco, com os cartões Itaucard, assim como seus maiores concorrentes, sempre teve marcas fortes no segmento de cartões de crédito. Porém, muitas vezes são menos lembradas que as bandeiras de seus cartões, como Visa e MasterCard. Fora isso, os emissores desse segmento não se diferenciavam uns dos outros por meio de sua política de promoções. Todos falavam a mesma língua e ofereciam opções de benefícios semelhantes aos seus consumidores.



O DIAGNÓSTICO:
Era preciso fazer com que o consumidor se sentisse realmente reconhecido por ter optado por um cartão com a marca Itaucard. Um benefício acessível a consumidores de todas as faixas de renda, imediato, conquistado no ato da compra.



O PLANO:
Os executivos da Iatucard chegaram a um plano inédito no mercado de cartões de crédito: oferecer 50% de desconto na compra de ingressos para cinema e futebol com os cartões Itaucard do Banco Itaú Unibanco. Não só ao cliente, mas também aos familiares que tinham cartões adicionais ao titular da conta.



A EXECUÇÃO:
Foi definida uma estratégia de comunicação forte para que esses benefícios realmente conquistassem os clientes. Para isso, foram definidos três pontos importantes a serem colocados em prática. O primeiro, a relevância. Quando alguma empresa vai à mídia e gasta uma verba significativa para isso, é preciso que tenha algo relevante a ser dito. O segundo ponto era passar uma mensagem bem clara. Escolher um foco principal para não deixar o consumidor confuso. E o terceiro, não perder o tom emocional, característica que sempre esteve presente nas comunicações desse mercado. Também era preciso contar com um porta voz confiável. E a escolha recaiu sobre o apresentador da Rede Globo Luciano Huck, que foi muito bem avaliado nas pesquisas realizadas pelo banco. Atributos como confiança, modernidade, simpatia, seriedade e o fato de ser uma pessoa muito ligada à família foram relacionados a Luciano. Atributos esses, que casavam com as marcas Itaú Unibanco e Itaucard. Televisão, mídia impressa e mídia on line foram os principais meios de comunicação utilizados para a divulgação do projeto, enfocando principalmente, o futebol. Houve também, apoio de ações de marketing direto e merchandising nas agências e Itaú e foram veiculadas propagandas em mais de 300 salas de cinema das redes UCI, Severiano Ribeiro e Unibanco.



OS RESULTADOS:
A média de visibilidade dos comerciais da campanha Itaucard deste ano aumentou 18% em relação ao mesmo período do ano passado, e no atributo relevância, a média cresceu 20%, o que faz com que a Itaucard esteja 24% acima da média de relevância do mercado de cartões. Só nos meses de julho e agosto foram concedidos, aproximadamente, 250 mil ingressos pela metade do preço para clientes Itaucard. Os consumidores que ainda não têm Itaucard estão procurando os canais de comunicação do Itaú para adquirir um cartão. No mês de julho houve aumento de 37% nos pedidos via internet, comprando com a média de janeiro a junho/09.




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