vencedores - 2014

Publicado: quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lowfat Comunicação – Case: SENAI – Olimpíada do Conhecimento 2014




Histórico/Antecedentes/Circunstâncias

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio é promovido pelo SENAI em parceria com o SESI a cada dois anos e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, do Senac e esse ano também contou com a participação dos estudantes dosInstitutos Federais.Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI.

Problema/Desafio/Oportunidade

A importância da educação profissional para a competitividade do país e para a inclusão social é indiscutível. O país vive um apagão de mão de obra técnica. Era preciso encontrar alguma maneira de reforçar a divulgação do ensino profissionalizante para colocá-lo na vida do jovem brasileiro.

Plano

O SENAI, a DIRCOM - Diretora de Comunicação do Sistema Indústria e a Lowfat Comunicação, elegeram a Olimpíada como o agente de transformação e canal ideal para divulgar o SENAI e o ensino profissionalizante. Para acabar com o preconceito contra a educação profissional, as ações tiveram foco em três pontos: valorização do aluno, reconhecimento da importância da educação profissional e motivação dos jovens através da glamourização do ensino profissionalizante.

Execução/Ativação

A Lowfat criou um plano amplo para divulgar o evento, de forma completa, informativa e interativa, para atingir a todos os públicos. A estratégia foi exteriorizar o evento trazendo a Olimpíada para a rua e levando o público para dentro da Olimpíada. Além disso, por meio de formatos atrativos, capturar a atenção do jovem que é antenado e está em busca de uma profissionalização. Durante 30 dias a cidade de Belo Horizonte foi envolvida pelo tema "ESCOLHA" com forte suporte de mídia. Entre os meios digitais, destacou-se o aplicativo para celular e tablet VC+OC, que funcionou como um guia da competição. O evento contou ainda com o apoio do apresentador Luciano Huck da TV Globo.

Resultados

Os números da Olimpíada desse ano refletiram o sucesso das ações. Foram 300 mil visitantes. A divulgação do evento desse ano no mercado nacional, abrangendo os meios TV paga e revista, foi um sucesso, totalizando 18.969.535 impactos. O mesmo ocorreu em relação ao mercado regional de Belo Horizonte. Entre TV aberta, jornal, rádio e mídia exterior, foram 11.790.912 impactos. Na internet, foram mais de 294 milhões de visualizações da campanha, mais de 160 mil views do filme no Youtube e 5.221 novos seguidores no Twitter. Os vídeos no Facebook geraram uma taxa de engajamento de 85% e 59.019 novos fãs na fanpage da Olimpíada.

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  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
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