vencedores - 2009

Publicado: quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MAN Latin America – Projeto Seleção Volksbus





Empresa: MAN LATIN AMERICA

Case: PROJETO SELEÇÃO VOLKSBUS




O PROBLEMA:
A filosofia de atuação da Volkswagen Caminhões e Ônibus - VWCO é ter agilidade/flexibilidade, conhecimento/foco, respeito/atendimento, inovação/criatividade. Nesse sentido, a VWCO desde 2001, apóia diversas ações nas áreas de esporte e cultura, por entender que os patrocínios nessas áreas agregam valor a sua marca. Só o segmento esportivo no Brasil movimenta cerca de R$ 30 bilhões/ano, 2% do PIB total brasileiro. A VWCO possui uma equipe oficial com 4 pilotos na fórmula truck e vários patrocínios no futebol. A partir do sucesso de uma parceria firmada com o clube Corinthians em 2007, época que a situação financeira do time estava dramática e utilizavam um ônibus para transporte da equipe de 1977, onde a empresa patrocinou um novo ônibus para o Corinthians, a VWCO montou a Seleção Volksbus, por entender que o futebol é uma excelente ferramenta de comunicação com diferentes públicos alvos da empresa.



O DIAGNÓSTICO:
A Seleção Volksbus consiste numa parceria firmada com 14 grandes clubes de futebol do Brasil através da cessão de um chassi de ônibus rodoviário Volksbus 18-320 EOT, encarroçado, pelo período de dois anos, para utilização prioritária no transporte de jogadores da equipe profissional e comissão técnica. Em contrapartida, a essas parceiras a VWCO deveria ter a sua marca presente em diferentes ações de comunicação e eventos dos 14 times.



O PLANO:
As contra partidas das parceiras firmadas com os times para o VWCO deveriam ser: inserção de placas nos centros de treinamentos dos times; cessão mensal de camisetas oficiais dos clubes para ações de relacionamento junto a clientes; cessão de ingressos em todos os jogos de mando dos clubes; cessão de vagas nos estacionamentos dos estádios; cessão de espaço para banner no website oficial do clube, com link para o site oficial da VWCO; cessão de espaços dentros dos clubes para realização de eventos; cessão da logomarca dos clubes para o desenvolvimento de brindes e ações promocionais; presença de um jogador do elenco profissional em eventos da VWCO; logo da VWCO no backdrop de entrevistas. Através do Projeto Seleção Volksbus, além de garantir exposição na mídia, a VWCO passaria a proporcionar ao futebol brasileiro o que há de melhor no segmento de transporte para passageiros.



A EXECUÇÃO:
Os clubes escolhidos para as parcerias foram: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco da Gama, Grêmio, Internacional, Atlético Paranaense, Goiás, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Esporte do Recife e Náutico de Pernambuco. Os fatores em comum entre eles e que levou à parceria com a VWCO é que todos os clubes são considerados de tradição, com histórico de conquistas, grandes torcidas e representatividade nacional ou regional e participação em vários torneios nacionais e internacionais. Como ações de divulgação da Seleção Volksbus destacam-se: a criação do hotsite www.vwcofutebol.com.br com diversas promoções e concursos para os internautas; 14 dias de veiculação publicitária nos programas esportivos mas importantes do rádio, nas cidades dos clubes da Seleção Volkbus. Os ônibus possuem layouts internos totalmente diferentes, customizados de acordo com as necessidades de cada cube. Tudo foi pensado para transformar os veículos em extensões dos centros de treinamentos dos times de futebol.



OS RESULTADOS:
Geração de diversas matérias na mídia espontânea; nos 3 primeiros meses do projeto Seleção Volkbus, o programa proporcionou a aproximadamente 2 mil convidados entre clientes, parceiros, concessionários acompanharem os jogos de futebol nos estádios; as camisetas dos clubes parceiros foram utilizadas como brinde de baixo custo e alto valor emocional para os clientes VWCO. E, 2008, a marca VWCO se manteve na vice liderança brasileira no atacado e nos emplacamentos de ônibus. Vendeu 7.722 chassis com uma participação de 28,9% e crescendo 14,2% em relação ao ano anterior.




galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by