vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Mercedes-Benz – Lançamento da Linha 2012





Empresa: MERCEDES BENZ

Case: LANÇAMENTO DA LINHA 2012



O PROBLEMA: Ao longo dos seus 55 anos de atuação no Brasil, a Mercedes-Benz se tornou a empresa líder no mercado interno de caminhões e ônibus. É a maior exportadora de veículos comerciais da América Latina e seus veículos conquistaram reconhecimento ao redor do mundo pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, bem como, pelo suporte do pós-venda que a Empresa oferece aos clientes. Em 2011, a empresa vislumbrou a oportunidade de apresentar ao mercado a renovação de toda sua linha de produtos. Assim, em meados de maio de 2011, deu-se início ao planejamento do Lançamento da Linha 2012 da Mercedes-Benz: o maior lançamento já realizado na história da empresa, por ser um grande diferencial em relação à concorrência e por ter a chance de reunir pela primeira vez, toda a sua força de vendas de uma única vez e em um único lugar.


O DIAGNÓSTICO: Fazer um grande evento, que deveria ser marco na história da Mercedes-Benz, com o objetivo de apresentar a nova linha de produtos, novos modelos, novas versões e os novos features, e aproveitar uma oportunidade ainda maior: treinar e resgatar o orgulho de todos os profissionais de vendas da Mercedes-Benz, cerca de 1500 profissionais entre vendedores, assessores a frotistas, gerentes e consultores de vendas, diretores e titulares de concessionárias de caminhões, ônibus e Sprinter.


O PLANO: O plano do evento foi alicerçado nas seguintes bases para garantir o seu sucesso e superar às expectativas dos convidados: renovar toda a linha de produtos de uma só vez, para atender uma expectativa do mercado e confirmar seu compromisso, entregando não somente a linha mais completa, mas a melhor linha para cada aplicação, cada cliente, cada necessidade; reunir profissionais da rede de todo o Brasil, dando-lhes o privilégio de conhecer a linha em primeira mão; foi escolhido um local que remetesse à grandiosidade e tradição da marca: a unidade Mercedes-Benz em Campinas, SP; detectou-se fundamental o uso de tecnologia para apresentar os produtos; oferecer Test-Drive completo, para todos os participantes. Além disso, toda a comunicação sobre o evento de lançamento foi elaborada com elementos visuais da logomarca desenvolvida especialmente para o evento, remetendo à tecnologia e à vanguarda da marca.


A EXECUÇÃO: O Lançamento da Linha 2012 foi realizado de 19 a 23 de setembro de 2011, sendo o dia 19 exclusivo para a imprensa. O local destinado para o lançamento envolveu dois galpões da fábrica Mercedes-Benz em Campinas, totalizando 7.000 m2 de instalações. Três espaços principais foram idealizados: o octógono, onde os convidados foram recebidos para abertura e encerramento do evento; as células, onde cada produto foi apresentado individualmente por palestrantes e o espaço para almoços e jantares, onde também foi apresentado um show durante o jantar de boas-vindas. Foi previsto ainda Test-Drive com toda a linha de produtos, para todos os convidados e destinado um espaço exclusivo para imprensa, cerca de 120 jornalistas. A tecnologia esteve presente durante todo o evento, reforçando uma das principais características da Mercedes-Benz. Na abertura do evento, os convidados foram surpreendidos ao entrar no octógono, cercado por paredes de 6,30 metros de altura, onde foram exibidas animações criadas a partir de desenhos em 3D dos novos produtos. Após a apresentação dos produtos em vídeos, as paredes foram erguidas e revelaram os veículos da nova Linha 2012. E, antes do pronunciamento dos executivos da Mercedes-Benz, os convidados puderam ver de perto os veículos. Nas células, a tecnologia também marcou presença e foi forte aliada na apresentação dos detalhes das inovações de cada produto. Recursos como projeção mapeada, holografia e vídeos em 3D entre outros, foram utilizados. Além das células dos novos produtos, os convidados visitaram as células de pós-venda, FleetBoard e Bluetec 5, onde puderam tirar dúvidas e aprimorar seus conhecimentos. E completando o treinamento, todos participaram da célula de test-drive, onde os presentes puderam dirigir e conferir pessoalmente as novidades e benefícios dos novos veículos. Para encerrar o evento, os participantes retornaram para o espaço octogonal, onde acompanharam a apresentação de um vídeo motivacional com imagens dos melhores momentos do evento, e o discurso de agradecimento do Vice-Presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil, Joachim Robert Maier, e na saída, receberam como brinde, uma camisa com o logo da Mercedes-Benz e um broadside com informações sobre todos os novos produtos, além de um pen-drive com todas as apresentações em Power Point visualizadas nas células durante os treinamentos.


OS RESULTADOS: O lançamento da Linha 2012 consolidou-se como a maior ação de relacionamento com os profissionais de vendas da rede de concessionários Mercedes-Benz, promovendo a motivação e a integração de todos os presentes. O volume de vendas de caminhões da Mercedes-Benz no mercado interno em setembro de 2011 foi o melhor volume desde novembro de 2010: 4.324 unidades. Cerca de 400 mil clientes já conheceram os novos veículos até o momento. Os números são reflexos do treinamento que preparou o time comercial para novas vendas. O Lançamento da Linha 2012 obteve cobertura de importantes veículos da imprensa, tanto de massa quanto segmentada, foram registradas 70 matérias que equivalem a R$ 800.000,00 de retorno entre mídia impressa, eletrônica, rádio e TV.




galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by