vencedores - 2010

Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Mercedes-Benz – ShowBus Mercedes-Benz





Empresa: Mercedes-Benz

Case: SHOWBUS 2010



O PROBLEMA: Em 54 anos de Brasil, a Mercedes-Benz é lider no mercado interno de ônibus e a maior exportadora de veículos comerciais da América Latina, com reconhecimento mundial pela qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos e serviços. Mas para conquistar esta marca, a empresa trabalha, constantemente, pela superação diante da concorrência e das intempéries do mercado. Os transportes públicos coletivos por ônibus mostravam elevação do volume de passageiros transportados em 2007. Esse aumento foi acompanhado de outros resultados positivos e as empresas operadoras reagiram com crescimento vertiginoso da venda de ônibus novos no mercado interno, o que provocou uma redução significativa da idade média da frota em circulação. Os desembolsos do BNDES no segmento de transportes apontavam que os sistemas de ônibus regulares voltavam a ser o centro das atenções na definição dos investimentos. Esses números também indicavam investimentos em corredores exclusivos, expansão ou construção de vias asfaltadas para o transporte público ou desenvolvimento na infraestrutura relativa ao transporte urbano e rodoviário do País. Enfim, após 10 anos de queda contínua, em 2008 o setor se animava com um cenário de recuperação.


O DIAGNÓSTICO: Com base nesses dados, a Mercedes-Benz identificou a oportunidade de se aproximar ainda mais de seus clientes e parceiros. Como não existia um evento de porte no segmento, a empresa vislumbrou a criação de um acontecimento que se transformasse num marco. Algo em que pudesse apresentar seus produtos, demonstrando seus diferenciais e toda a sua qualidade. A ação deveria atingir os principais players do mercado interno e externo, especialmente América Latina, com produtos e serviços agregados. Assim nascia, em 2008, o Show Bus.


O PLANO: Reunir parceiros, fornecedores, encarroçadoras e agregados em um único local, oferecendo produtos, serviços e conteúdo sobre as principais tendências do segmento para a promoção da maior interação sobre e/para o negócio do ônibus. Além de expor sua linha de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz disporia de células de atendimento, exposição, demo drive, CenterBus, lounge e salas de reuniões. O local escolhido para abrigar o evento foi a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Campinas, com um galpão de 14 mil m2, perfeito para a criação dos espaços e das atividades previstas. Somando aos parceiros do projeto e clientes, estava na lista de presença do Show Bus o staff e rede MB, além da imprensa, que somaria para a divulgação do evento.


A EXECUÇÃO: Foi eleito o mês de maio de 2008, para a realização do Show Bus. A empresa cuidou de todo o atendimento às necessidades dos seus mais de 1000 convidados, oferecendo transporte, traslado e estadia para todos os participantes. Contando com programação dinâmica, os visitantes eram divididos em grupos durante os dois dias do evento, intercalando-se em atividades de acordo com seus perfis de negócios. A imprensa teve uma programação à parte e total infraestrutura para que pudessem realizar ali mesmo suas matérias de cobertura. Com a primeira edição do evento foi um verdadeiro sucesso, o Show Bus ratificou as apostas da Mercedes-Benz em outra edição, realizada em maio de 2010. Com base no programa federal de investimentos em transporte público para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, e nos projetos da maioria das cidades pelos sistemas BRT (Bus Rapid Transit) de ônibus urbanos, como a tecnologia mais adequada para os desafios da mobilidade das pessoas, a Mercedes-Benz configurou o Show Bus 2010, centralizando suas ações em um grande seminário. Com o título “BRT na Copa 2014: do projeto ao concreto”, o evento reuniu autoridades, operadores, gestores, consultores e especialistas, com a Mercedes-Benz explorando sua expertise mundial na implantação desse sistema. As palestras que antecederam os debates foram focadas em três pilares: gestores, operadores e fornecedores. Paralelo ao seminário, a empresa criou a Estação BRT, onde o visitante conferia uma ambientação típica dos pontos de parada de corredores exclusivos, com sinalização e acessibilidade a um ônibus articulado. O Show Bus 2010 também apresentou lançamentos de novos chassis. Além disso, seis encarroçadoras expuseram seus ônibus, e nove empresas parceiras apresentaram suas novidades para o setor. A Mercedes-Benz demonstrou ainda, suas ações para a proteção ambiental; e destacou os produtos e serviços do seu pacote de pós-venda.


OS RESULTADOS: O Show Bus se consolidou como a maior ação de relacionamento com clientes de ônibus do País e da América Latina. Mais do que uma exposição da Mercedes-Benz, tornou-se um verdadeiro show do setor, contando com o apoio e a presença das mais importantes empresas que atuam no segmento. Em 2008, a Mercedes-Benz reuniu cerca de 1000 convidados, em 2010, o evento contou com mais de 1500 pessoas e fila de espera de mais de 100. Após a edição do primeiro Show Bus, o ano de 2009 bateu as vendas totais acumuladas de ônibus da Mercedes-Benz no mercado interno, desde 1956, atingindo a marca de 385.640 unidades. Hoje, dos mais de 450.000 ônibus da frota circulante no Brasil, cerca de 70% são Mercedes-Benz. Ou seja, de cada 10 ônibus em circulação, 7 são da marca. Dentro da Mercedes-Benz, o Show Bus se transformou em referencial de excelência a ser seguido por todas as áreas da empresa e, fora dela, preencheu uma lacuna, instituindo ao segmento a sua fixação no calendário de eventos de ônibus no Brasil e América Latina.




galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by