vencedores - 2011

Publicado: sábado, 1 de janeiro de 2011

Mídia Foods – Dinner in the Sky





Empresa: MÍDIA FOODS

Case: DINNER IN THE SKY



O PROBLEMA: A Mídia Foods, empresa especializada na comercialização de marcas em bares e restaurantes, e que pertence aos mesmos sócios da Mestiça Propaganda, estava em busca de algo que pudesse alavancar ainda mais os seus negócios. Sua atuação, até então, estava focada na criação de anúncios em páginas de cardápios de restaurantes, entre os quais, a rede Frango Assado. A oportunidade que a Mídia Foods buscava, em função de seu expertise, teria que ser no mercado de gastronomia e publicidade. Dentre os vários negócios prospectados, um em especial chamou a atenção: o Dinner in the Sky, uma promoção belga criada em meados de 2006 pelo The Fungroup, sucesso em mais de 40 países, e que contabiliza hoje mais de 2000 jantares nas alturas em cenários como Paris, Dubai, Londres e Las Vegas.


O DIAGNÓSTICO: A atração tinha tudo a ver com a expertise da empresa. Mas importar a plataforma contando apenas com recursos obtidos com a bilheteria dos jantares não seria possível. A aposta foi transformar o Dinner in the Sky em uma ferramenta de marketing e relacionamento. Era preciso conquistar patrocinadores que bancassem a importação da atração e desenvolver formatos que atendessem a todas as necessidades.


O PLANO: A grande oportunidade para a Mídia Foods trazer a estrutura Dinner in the Sky para o Brasil aconteceu em 2009. A proposta Dinner in the Sky tinha tudo a ver com o marketing idealizado pela Brastemp na ocasião, que estava alicerçado em dois pilares de sustentação. Um mais institucional, ancorado na campanha "Saia do Óbvio", e o outro de relacionamento com chefes de cozinha, arquitetos e blogueiros voltados à gastronomia. Era a iniciativa que faltava para que a Mídia Foods pudesse comprar a estrutura, bem como, todos os direitos de uso da marca e exclusividade no Brasil. Depois da Brastemp, foram formatadas ações específicas para o HSBC, Moinhos Shopping de Porto Alegre e Rossi Residencial.


A EXECUÇÃO: Com patrocínio da Brastemp, dona do naming rights, o Dinner in the Sky chegou ao Brasil. Mas antes que os eventos acontecessem, todo um trabalho de visibilidade foi feito em cima do Dinner in the Sky pela Mídia Foods. Inicialmente, foi desenvolvido um trabalho de assessoria de imprensa para atrair os veículos de comunicação de maior afinidade com o público alvo da Brastemp, para falar sobre a atração. Foi dada exclusividade de cobertura ao programa Fantástico, com entrada ao vivo. Além de jornalistas, a Mídia Foods promoveu também, jantares com formadores de opinião (atores e personalidades), para falar sobre a experiência que haviam vivenciado. A internet também foi alvo de um concurso focado em blogueiros ligados à gastronomia, onde o vencedor poderia preparar o jantar para seus 22 convidados. A Mídia Foods conseguiu ainda, comercializar cotas de apoio com as empresas Oxford Porcelanas, Webjet (transportadora oficial), cerveja Stella Artois, Freixenet Espumantes, Saeco (máquinas de café), águas Panna e São Pellegrino, da Nestlé Waters, e guindastes 3 Z. O lançamento da promoção no país, denominada Premiére Brastemp Dinner in the Sky, aconteceu primeiramente no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, no final de dezembro de 2009, somente para convidados e com cobertura exclusiva do Fantástico. Com foco na campanha "Saia do Óbvio", a empresa propiciou aos seus convidados uma experiência única: O jantar que não é óbvio. O óbvio seria um jantar à luz de velas, mas o que a Brastemp oferecia era um jantar à luz das estrelas. Com dez noites seguidas no Píer Mauá, sendo duas subidas de plataforma por noite, os jantares pilotados por um time de 40 chefs e tendo Fred Frank como chef anfitrião, aconteciam a uma altura de 50 metros, equivalente a um edifício de 15 andares. Os demais 19 jantares realizados no Rio de Janeiro, foram abertos ao público, sendo que os interessados faziam suas reservas através de um site. A novidade obteve lotação máxima todos os dias. Depois do sucesso alcançado no Rio de Janeiro, a Brastemp trouxe a programação para a capital paulista, no Jockey Club de São Paulo, a qual foi realizada de março e abril de 2010, totalizando 60 jantares realizados. Em junho de 2010, o HSBC foi quem patrocinou o evento, através de uma ação focada nas mídias sociais e destinada ao seu produto HSBC Advance. E em outubro de 2010, foi a vez do Moinhos Shopping de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, colocar sua assinatura no Dinner in the Sky; e depois a Rossi Residencial de Porto Alegre com uma ação feita sob medida pela Mídia Foods para seu produto Rossi Fiateci.


OS RESULTADOS: O Dinner in the Sky gerou um grande retorno de relacionamento e mídia espontânea para as marcas patrocinadoras, enquanto a Mídia Foods conquistou novos clientes e aumentou em mais de 50% o seu faturamento. O sucesso da atração acabou alavancando também novos negócios. Em maio de 2011, a Mídia Foods emplacou uma ação para o empreendimento imobiliário residencial FL 4300, da Incorporadora Stan, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Em junho, a Mídia Foods desenvolveu ação do Dia dos Namorados para o Boulevard Shopping de Belo Horizonte. E já tem outra ação fechada em São Paulo para o final do ano, compreendendo o período entre 30 de novembro e 23 de dezembro, com 20 cotas corporativas comercializadas. A Mídia Foods analisa agora a possibilidade de montar uma nova estrutura, que deve chegar ao Brasil para a Copa do Mundo. Dentre as opções, estão plataformas para shows, reuniões, casamentos e até "Golf in the Sky".




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