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Publicado: terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Morya – Um Case de Sucesso há 60 Anos


História
A Morya é uma das primeiras agências de publicidade do Brasil. Nasceu em 1956, fundada por Otávio de Carvalho, com o nome de Publivendas. No início da década de 70, Fernando Carvalho, irmão de Otávio, assumiu a agência e foi seu presidente até 2013. Fernando faleceu no início de 2016, mas deixou vivo o seu legado e impregnou na empresa o seu DNA. "A boa propaganda é a que vende", dizia ele. A Publivendas tornou-se Morya no ano de 2014, para marcar uma nova filosofia de negócios da empresa, com base nos valores de consciência na comunicação do país, recentemente incorporado ao conglomerado global Omnicom. Ao longo dos seus 60 anos, expandiu-se para outros estados. Além da matriz em Salvador, a Morya teve suas sedes em Recife e Belo Horizonte. Hoje, sob o comando dos sócios Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, conta com duas unidades, em Salvador e Port Alegre, e é a agência escolhido pelo Grupo ABC para explorar os mercados das rgiões Nordeste e Sul.

Problema
Em 60 anos, a Morya atendeu grandes contas regionais e nacionais. Mas foi em 1973 que conquistou aquela que seria seu maior divisor de águas: a conta do Paes Mendonça, então a maior rede de supermercados da Bahia. O grupo foi cliente da Morya por mais de 40 anos. Durante esse tempo, o Paes Mendonça foi adquirido pela rede Bompreço e este por sua vez, pela holandesa Royal Ahold, que alguns anos depois, a vendeu para o grupo Walmart. Em 2014, o Walmart deixou a Morya. Além de perder o seu principal cliente, responsável pela maior parcela da sua receita, a Morya perdia a conta mais importante de toda a sua história.

Solução
Elaborar uma estratégia vencedora frente à saía do seu principal cliente foi certamente um dos maiores desafios dos 60 anos de história da Morya emarcou o momento de turnaroundda empresa.
NOVO POSICIONAMENTO:
A Morya adotou um novo posicionamento: o de uma agência com padrão de entrega nacional e forte conhecimento local, cada vez mais integrada ao digital e com acesso a todas as ferramentas de comunicação que só um Grupo como o ABC/Omnicom pode oferecer.
NOVAS SEDES:
A agência investiu em duas novas sedes. Em Salvador, mudou-se para a Bahia Marina, emfrente à Baia de Todos os Santos. Já a unidade de POrto Alegre foi para o charmosp bairro Moinho de Ventos.
DIRETORIA DE RELACIONAMENTOS:
A agência também passou a investir mais no deenvolviemnto e capacitação das pessoa e criou uma Diretoria de Relacionamento, que atua junyo aos clientes, ao Grpo ABC e a àrea de PR.
PROGRAMA DE COMPLIANCE:
Outra medida foi a implementação da Programa de Compliance. Um compromisso de responsabilidade para com os colaboradores, clientes, parceiros, comunidade e Brasil.
GRUPO ABC/OMNICOM:
A Morya também passou a utilizar, com ainda mais ênfase, o fato de ser a única agência descentralizada do Grupo ABC/Omnicom. Além de possibilitar o acesso às mais modernas ferramentas de pesquisa, informação e networking, este diferencial também colabora para o desenvolvimento de profissionais com intercâmbios.
DIGITAL:
o novo perfil estratégico foca também em uma entrega totalmente integradaao ambiente digital. 90% das contratações de 2016 e 85% das contas conquistadas vieram da área digital.
DNA FERNADO CARVALHO, POWERED BY NIZAN GUANAES:
Todo esse pacote de ações prepara a Morya para novos desafios do setor, unido a inovação e modernidade à consistência da postura e da entrega, que sempre foram marcas da agência. Para definie o novo momento, a agência adotou o slogan "Morya. DNA Fernando Carvalho, Powered by Nizan Guanaes".

Resultado
Os resultados já estão aparecendo. De 2014 para cá, a Morya conquistou contas importantes como a Água de Coco Obrigado, indústria de produtos derivados do coco; a rede de varejo de utilidades Le Biscuit com 82 lojas em 12 estados; a Mahogany, empresa especializada em cosméticos; e a Picadilly, uma das maiores marcas de claçados femininos do Brasil; entre outras. Em outubro de 2016, a agência anuciou as contas digitais de clientes que já eram atendidos pela agência como Salvador Shopping, Le Biscuit, Planeta Bebê, Federação das Indústrias dos Estados da Bahia e Mahogany. Os bons resultados geraram um incremento de 40% na receita em 2016 e uma tendência do crescimento contínuo em 2017.

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