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Publicado: sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Nestlé – Reality Show Mudar Faz Bem





Empresa: Nestlé

Case: REALITY SHOW MUDAR FAZ BEM



O PROBLEMA: Em 89 anos de vida no Brasil, a Nestlé, empresa líder em Nutrição, Saúde e Bem-estar, jamais mediu esforços para incorporar os principais avanços em tecnologia de alimentos e traduzí-los em benefícios para seus consumidores. Com base nesses esforços, a preocupação em educar os seus consumidores, a fim de auxiliar e estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis na rotina diária e realizar escolhas informadas é um objetivo contínuo da companhia. Dentro desse posicionamento, a Nestlé visualizou a oportunidade de se unir ao canal Discovery Home & Health, que possui uma programação voltada à saúde e qualidade de vida, a fim de utilizar seu potencial para fortalecer sua imagem de liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, bem como de seus produtos e de suas marcas de forma inovadora para todo o Brasil. E, consequentemente, reforçar a plataforma de comunicação da Nestlé como parceira nas escolhas conscientes.


O DIAGNÓSTICO: Foi a partir dessa sinergia que surgiu o reality show: Mudar Faz Bem. Mudar Faz Bem é um reality show que reúne um grupo de especialistas (nutricionista, médico da família e fisiologista) para ajudar os membros de uma família típica brasileira a mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida. O grande prêmio para essa família é a MUDANÇA E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA!


O PLANO: O projeto é uma iniciativa inovadora que busca levar maior conhecimento e educação sobre hábitos de vida saudáveis para a população, além de ser um canal disseminador dos benefícios nutricionais e vantagens competitivas dos produtos Nestlé, reforçando a posicionamento da companhia em prestar um serviço de credibilidade e que atenda as necessidades e expectativas de seus consumidores. Para tanto, foi utilizado como mensagem: A Nestlé e a Discovery desafiam você e sua família a adotar um estilo de vida mais saudável; sssência: Fornecer as ferramentas e inspiração para que os consumidores optem por um estilo de vida mais saudável; percepção: “Os produtos/marcas Nestlé me auxiliam na adoção de uma vida mais saudável.”


A EXECUÇÃO: Para atingir a maior quantidade de consumidores possível muni-los com informações claras e objetivas em todos os pontos de contato, a empresa utilizou o cross media composto das ações: Reality show; dicas de uma vida saudável durante a programação Discovery através de comerciais educativos; um comercial sobre os rótulos Nestlé, enfatizando a plataforma de comunicação “Nestlé Nutritional Compass”; ações na internet (fóruns e divulgação de receitas com produtos Nestlé durante os episódios); Mobile TV, com episódios especialmente produzidos para o Claro Minha TV; coletiva de imprensa na semana que antecedeu a estréia, objetivando levar aos principais meios de comunicação a inovação de comunicação coorporativa e reforçar o posicionamento Nestlé; divulgação para os colaboradores internos como forma a utilizar os colaboradores Nestlé como “drivers” na disseminação do posicionamento Nestlé.


OS RESULTADOS: O projeto atingiu 15 milhões de pessoas. Segundo Corporate Equity Monitor 2009, a posição de liderança NHW Nestlé foi reforçada, melhorando os atributos que sustentam a sua reputação corporativa. O canal Móvel “Mudar Faz Bem”, produzido em parceira com a operadora Claro, foi responsável por 15% das visualizações do serviço móvel, registrando aproximadamente 10 mil usuários. Foi gerada mídia espontânea em todos os meios de comunicação.




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