vencedores - 2007

Publicado: segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

PETROBRAS – CAMPANHA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO




PETROBRAS ABASTECIMENTO

Case: CAMPANHA DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO



PROBLEMA -
Para que a Petrobras atue de forma segura e rentável, com responsabilidade socioambiental em suas atividades no Brasil e no mundo, é preciso buscar excelência. Esse objetivo está presente na Missão e Visão da empresa. A visão da empresa para 2020 é ser uma das 5 maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos seus públicos de interesse. Sua política de gestão coloca o Abastecimento como agente central na cadeia produtiva da Petrobras, com atuação ancorada na integração de seus processos e competências, expandindo e diversificando o seu mercado, produtos e carteira de negócios, de maneira social e ambientalmente responsável – satisfazendo clientes de acordo com critérios de qualidade, segurança e eficiência máximas. A excelência em gestão no Abastecimento é, portanto, crucial para que a missão da Petrobras seja praticada diariamente - e sua visão para 2020 se materialize.

DIAGNÓSTICO -
O modelo de gestão do Abastecimento hoje é baseado nos critérios de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), no Guia Petrobras de Gestão para a Excelência, nas normas certificáveis ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA8000 e diretrizes de SMS (segurança, meio ambiente e saúde). Este modelo possui uma política de gestão alicerçada nas seguintes diretrizes: cliente e mercado; superação dos desafios; integração; atuação responsável; segurança, meio ambiente e saúde; conduta ética; valorização das pessoas; foco nos resultados. Em 25 de setembro de 2007, o Abastecimento recebe a visita da equipe de avaliadores da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que avalia a empresa como possível ganhadora do Prêmio Nacional de Qualidade. O evento é oportuno, porque a excelência em gestão é um dos focos do Abastecimento para atingir seus objetivos de liderança dentro de seu Plano Estratégico.

PLANO -
Com a missão de mobilizar toda a força de trabalho do Abastecimento (sede, unidades de negócio e regionais) no assunto e implementar as melhorias apontadas no Relatório de Avaliação do PNQ 2006, a Gerência de Comunicação Institucional do Abastecimento enxergou ali a oportunidade para não só sensibilizar em torno do tema, mas – de maneira definitiva – mostrar os critérios da Excelência em Gestão inseridos no dia-a-dia dos funcionários, incentivando a sua adesão cotidiana. Foi tomada a decisão de criar uma ampla campanha de comunicação interna com a missão de, entre 16 de abril de 2007 e setembro - mês da visita dos avaliadores do PNQ – colaborar para que os Critérios de Excelência em Gestão fossem identificados na rotina e no processo dos funcionários do Abastecimento.

EXECUÇÃO -
Decidiu-se que a ação teria forte presença na intranet dos funcionários, com alimentação eletrônica permanente, não só para evitar o desperdício de papel como buscar maior interatividade e agilidade. A tática escolhida foi divulgar, durante cinco meses consecutivos, os diferentes Critérios de Gestão determinados pela FNQ em etapas complementares e cumulativas, com o objetivo de esclarecer, incentivar a adequação das atividades do dia-a-dia e associar às práticas e processos conduzidos no Abastecimento. Depois desses cinco meses, seria realizado um reforço, contendo ações complementares para reforçar, agregar valor e esclarecer sobre cada Critério divulgado. A primeira ação foi promover uma video-conferência com todas as unidades de negócio e regionais do Abastecimento. A primeira ação foi um Teaser. Envolveu a criação de uma mensagem broadcast pop-up (que aparece na tela dos computadores de todo o Abastecimento, assim que ligados), banner na intranet, pop-up na intranet e um quebra-cabeças para ser montado virtualmente, via broadcast, com o intuito de instigar os funcionários em torno da existência da campanha. O objetivo da surpresa era preparar individualmente cada empregado para a campanha, para que ele perceba sua importância nos processos de gestão. Depois foi feita uma campanha de comunicação base, numa associação direta aos Jogos Pan-americanos. O conceito escolhido baseou-se em imagens de esportes nos quais o Brasil participou no Pan, com destaque para as equipes de handebol feminino e masculino patrocinadas pela Petrobras, relacionadas ao título “faça sua parte, forme a equipe campeã”, e no slogan “você faz parte da Excelência em Gestão”. Depois foi desenvolvida uma campanha de sustentação com diferentes selos que abordavam os 8 Critérios de Excelência vinculados às práticas e ações do Abastecimento, para que as pessoas pudessem compreender melhor sua relação com o dia-a-dia na empresa. Foi desenvolvido também um Álbum de Figurinhas, distribuído e colecionado por toda a força de trabalho; newsletter; painéis instalados nas regionais e sede da empresa; e um hot site. Na fase final da campanha foram feiats outras ações para estimular a equipe e ir até o fim com o espírito de início de campeonato.

RESULTADOS -
Média mensal de 8.166 acessos por mês ao hotsite da campanha, caracterizando a sensibilização da força de trabalho sobre a importância de perseguir a Excelência em Gestão e aplicar a gestão no dia-a-dia. Cerca de 40 emails marketing enviados, envolvendo os critérios sua associação às práticas realizadas no Abastecimento; 290 pessoas completaram o álbum de figurinhas; Integração na força de trabalho: apesar de ser basicamente uma campanha eletrônica, esta proporcionou o contato entre as pessoas. Houve 60% de manifestações positivas através de um canal aberto no hotsite da campanha: 20% de elogios e 40% de troca/compartilhamento de conteúdo da campanha. A campanha e seus resultados refletem o alcance dos objetivos estipulados: mostrar a Gestão inserida no dia-a-dia; sensibilizar todos os empregados (gerentes e força de trabalho) sobre a importância de perseguir a Excelência em Gestão; incentivar a adesão cotidiana aos Critérios de Gestão fornecidos pela FNQ, bem como a sua adequação, a fim de implementar as melhorias apontadas no Relatório de Avaliação 2006; e colaborar para que a Excelência em Gestão vire rotina e processo ao final da campanha.

vencedores 2007

todas >

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by