vencedores - 2008

Publicado: terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Petrobras – Campanha Fórmula 1 2007





Empresa: Petrobras

Case: Campanha Fórmula 1 2007


O PROBLEMA: Para reforçar a confiabilidade de sua linha de produtos, a Petrobras lançou, no dia 20 de setembro de 2007, a campanha “Confiança”. Utilizando os meios de televisão, rádio, web e mídia impressa, a campanha focou os atributos tecnológicos da Fórmula 1 e seus combustíveis de alto desempenho. A vinculação destes atributos à Petrobras deu-se através da utilização do patrocínio da Petrobras à equipe ATT & Williams de Fórmula, patrocínio esse que já comemora 10 anos de sucessos.
O conceito da campanha foi “Gasolina Petrobras. Testada nas pistas. Aprovadas por você”. “A campanha pretendia comunicar que a Petrobras está na principal categoria do esporte motor mundial com um objetivo primordial: oferecer a cada consumidor a tecnologia de ponta testada nas condições extremas das pistas.


O DIAGNÓSTICO: Nas provas do Circuito Mundial de 2008, a equipe Williams se torna também uma vitrine do biocombustível brasileiro no mundo. Este importante marco para a Petrobras demandava um plano de comunicação capaz de repercutir o fato, assim como mostrar ao público a importância dos investimentos da Petrobras na Fórmula 1, reforçando a confiabilidade e alta tecnologia de seus produtos.


O PLANO: Neste contexto foi elaborado o projeto “Fórmula 1 – Campanha Publicitária e Promocional 2007 da Petrobras, que objetivou reforçar a ligação da Petrobras com a Fórmula 1 e salientar que os combustíveis da empresa são de alta tecnologia e confiabilidade. O slogan “Gasolina Petrobras. Testadas nas pistas. Aprovada por você” reflete este objetivo. A campanha também reforçou a ligação da empresa com a Fórmula 1 – agregando à marca da Petrobras a vitalidade e juventude inerentes ao esporte, além de mostrar que a empresa faz do desafio sua energia na busca por inovação e excelência de seus produtos.


A EXECUÇÃO: Com um investimento da ordem de R$ 7 milhões, foi criada uma campanha publicitária pela agência F/Nazca, onde os filmes e spots de rádio mostravam situações do dia a dia, nas quais enquanto os consumidores precisavam pesquisar e informar-se em detalhes na hora de comprar produtos como camisa, colchão, planta, computador, celular e TV, o mesmo não acontecia quando estavam nos postos Petrobras, por oferecerem tecnologia e produtos confiáveis. A campanha publicitária foi acompanhada de diversas ações promocionais, realizadas durante a semana do Grande Prêmio Brasil 2007 de Fórmula 1 e visavam potencializar o retorno do investimento ao patrocínio da equipe AT&T Williams, cujo investimento foi da ordem de R$ 9,5 milhões. Dentre essas ações destacam-se: ações nos aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, evento Petrobras Esporte Motor, Promoção “Você no Box da Williams, em parceria com a revista Superinteressante, sampling no Jorna Destak, Promoção Arquibancada VIP no GP Brasil, show de F1 nos céus de São Paulo através da ação “ Tático Móvel”, Promoção Quizz – Vivo Wap e hotsites, dentre outros.


OS RESULTADOS: As provas do Circuito Mundial, se tornou uma vitrine do biocombustível brasileiro no mundo. Com isso a Petrobras foi capaz de repercutir o fato, assim como mostrar ao público a importância dos investimentos da Petrobras na Fórmula 1, reforçando a confiabilidade e alta tecnologia de seus produtos.
A campanha reforçou a ligação da empresa com a Fórmula 1. Mostrou que a empresa faz das pistas laboratório no desenvolvimento de combustíveis de alta performance e confiabilidade. Agregou valor à marca Petrobras junto ao consumidor e demais público-alvo.

galeria de fotosver todas >

  • Walter Longo
  • Armando Ferrenti e Walter Longo
  • Vigor Grego
  • Nova Vigor Mix
flickr
by